Porque meu Bebê Acorda Chorando?

meu-bebe-nao-dorme-de-dia

Meu bebê não dorme! São vários motivos pro seu bebê acordar chorando!

  • Fome
  • Fralda molhada ou suja
  • Estar com frio ou superaquecido
  • Tomou vacina e esta doendo ou tendo alguma reaçãozinha..etc

Meu Bebê Não Dorme – Associações de Sono:

Muitas de nós sempre verificamos estes itens acima, não é mesmo? Mas um fato menos simples é o de que muitos bebês acordam devido às associações de sono por exemplo: a chupeta do bebê cai, ele não consegue colocar de volta na boca e chora de frustração!

Temos também outras associações do sono que são menos fáceis de identificar: se você normalmente nina ou amamenta seu bebê para dormir, ele pode chorar quando acordar, porque não está mais sendo ninado ou amamentado. Da mesma forma, se o bebê costuma dormir no colo, ele pode chorar ao acordar em seu berço e perceber que não está mais no colo.

Meu Bebê Não Dorme – Ciclo de sono? O que é?

Todos nós acordamos brevemente entre os ciclos de sono. Nossos bebês não são diferentes. Às vezes, o seu bebê pode acordar um pouco e chorar entre os ciclos do sono. Isso é muitas vezes a causa desses 2 minutinhos resmungando que às vezes você pode ouvir no meio da noite ou durante um cochilo. Você sabe o que quero dizer? Sabe aqueles momentos em que você ouve um chorinho, se levanta e vai em direção ao bebê e quando você chega ele já voltou a dormir? A causa é apenas uma breve despertar durante os ciclos de sono que passa a ser acompanhado por alguma agitação.

Meu Bebê Não Dorme – Temperamento Do Seu Bebê: 

Isto caminha lado a lado com o próximo ponto: para algumas crianças, acordar chorando é um sinal de que eles não estão realmente dormindo e precisam de mais descanso. Pode ter algo a ver com o temperamento do bebê – enquanto alguns bebês podem acordar muito cedo do sono e ficarem tranquilos, outros vão apenas ficar choramingando.

Nestes casos, às vezes é melhor esperar um minuto ou dois (quando você ouve um choro que suspeita que é apenas um acordar entre ciclos de sono), às vezes o seu bebê voltará a dormir sozinho.

Finalmente, tenha em mente que alguns bebês (e crianças pequenas) choram depois de acordar, mesmo se eles estão totalmente descansados. Alguns bebês vão acordar de um cochilo chorando ou vão acordar depois de uma longa noite de sono tranquila, apenas se lamentando. É mais provável que a criança só precisa de um pouco de tempo para acordar completamente. Nestes casos, você pode tentar simplesmente fazer um carinho no seu filho ou oferecer um lanchinho ou um brinquedo favorito, permitindo que ele acorde lentamente.

Resumindo:

Se o seu bebê acorda muitas vezes chorando, você vai querer saber as razões. Se não é algo que requer atenção imediata, como uma fralda desconfortável ou doença, em seguida avalie se é ou não uma associação de sono.

Para fazer isso, você pensará sobre como a criança adormece (em seus braços, na cadeira de balanço, mamando etc) e então comparar como seu filho está acordando (no berço, por si só). Finalmente, tenha em mente que o temperamento faz a diferença, também – pode ser apenas que o choro é uma forma que o seu filho permite que você saiba que ele não está dormindo o suficiente ou pode ser que seu filho precise acordar lentamente!

(117 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta