Como saber se meu bebê tem pesadelo?

Como saber se meu bebê tem pesadelo?

Bem-vindos à parte 2 da série Terrores Noturnos e Pesadelos. Se você está lendo agora este post, poderá ficar interessado em saber mais sobre lendo a parte 1.

Pesadelos em bebê e crianças pequenas tiram nosso sono, não é mesmo? Saiba mais se o bebê tem pesadelo, o porque acontecem e qual a diferença entre Terror noturno e pesadelo.

O que são pesadelos?

São sonhos muito assustadores. Eles geralmente começam como um sonho normal e depois dão uma reviravolta. Nós não nos lembramos de todos os sonhos ou pesadelos. É só quando acordamos no final que nos lembramos deles, mesmo que apenas acordemos brevemente.

Que idade começam os pesadelos em bebês?

Não se sabe ao certo, mas podem começar com aproximadamente um ano de idade. Faz sentido que isso possa acontecer mais cedo, mas é difícil dizer o que seria um sonho para um bebê de 1 dia, um mês ou 6 meses.

Como pesadelos ocorrem durante nosso “sono ativo” (ou sono REM – rapid-eye-movement – para aqueles que querem saber um pouco mais em termos técnicos) é possível que até mesmo o seu recém-nascido possa ter um sonho e, portanto, um pesadelo. Os recém-nascidos passam boa parte do tempo nessa fase do sono.

Como um bebê de um ano não consegue falar ou se expressar tão bem, é difícil saber o quão complexos são seus sonhos. Mas aos 2 anos, quando a imaginação realmente começa a ganhar vida, os pesadelos podem se tornar muito específicos. 

Embora as crianças de 2 anos possam entender que um pesadelo é apenas um sonho e ter ideia sobre o que é um sonho, quando ela acorda pode não entender completamente que seu sonho acabou. Assim pode ficar com medo do que sonhou por alguns dias.

Como saber se meu bebê tem pesadelo?

À medida que o seu filho cresce, a compreensão entre o sonho e a realidade vai melhorar e, aos 5 anos, ela terá uma compreensão muito maior da diferença entre o sonho e a realidade

Mesmo quando o seu filho esta maior, isso não significa que os sonhos não serão assustadores. Assim eles nem sempre precisarão de você para pedir ajuda.

Todas as crianças são diferentes em seu desenvolvimento, então a idade que seu filho pode ou não precisar de você depois de um pesadelo varia.

Por que temos pesadelos?

Todo mundo tem pesadelos em um momento ou outro. Mas aqueles com mais tensão emocional durante o dia provavelmente terão mais pesadelos. Geralmente eles vêm das lutas diárias do dia. 

Isso também dependerá de quão sensível é o sonhador. Os pesadelos são uma parte muito normal do desenvolvimento do seu filho e podem estar relacionadas com as dificuldades do dia a dia de cada um.

Terrores Noturnos x Pesadelos

Como saber se meu bebê tem pesadelo?

Aprendemos no post anterior, quando descrevi os terrores noturnos , que é importante distingui-los, porque a forma como os resolvemos será muito diferente. 

Terrores noturnos ou outros eventos confusionais não farão com que seu filho fique completamente acordado depois, mas no pesadelo, ele estará e ficará claramente assustado.

Em terrores noturnos, você geralmente descobre que seu filho está tendo um no meio disso. Mas em um pesadelo, você só saberá que aconteceu quando ele terminar de sonhar e seu filho estiver acordado e com medo. 

Também é importante notar que os pesadelos geralmente ocorrem na segunda metade da noite, enquanto os terrores noturnos geralmente acontecem nas primeiras horas da noite. 

Muitas vezes é difícil acalmar uma criança tendo um terror noturno. Ela não estará totalmente acordada, mas uma vez terminado o episódio, voltará a dormir rapidamente. 

Depois de um pesadelo, seu filho vai se sentir confortado por você, mas pode ou não voltar a dormir tão facilmente, dependendo da idade dele, e quão assustador era o sonho.

Pesadelos e terrores podem ser muito assustadores e existem maneiras de tentar limitá-los: como lidar com cada um quando você está no meio do caos e como desencorajar a formação de maus hábitos. 

Se você precisar de ajuda para lidar com terrores noturnos ou pesadelos da sua criança pode entrar em contato comigo. Eu adoraria poder te ajudar!

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta