É normal recém-nascido dormir muito?

recem-nascido
recem-nascido

Antes de ter filhos, lembro-me de observar (com base em minha experiência muito limitada com bebês!) de recém nascido dormir muito. A maioria dos recém-nascidos que eu observava estavam dormindo em seus carrinhos, no carro, em slings ou no colinho da mamãe, a qualquer hora do dia.

Quando eu tive um recém-nascido em casa, aprendi que minha observação era apenas parcialmente verdadeira. Sim, os recém-nascidos dormem muito – mas não dormem por muito tempo !!

O que é isso, afinal? Por que os recém-nascidos têm sono leve? Por que eles despertam com tanta frequência?

Por que seu bebê recém-nascido acorda com frequência?

Lendo por aí sobre o sono do recém-nascido, de fato recém nascido dormem muito. Em média, os recém-nascidos dormem entre 14 e 17 horas em um período de 24 horas – isso é muito sono!

Mas aqui está o fato: o sono acontece em curtos intervalos de 2-4 horas. Desta forma, o sono do recém-nascido é muito mais fragmentado do que o sono adulto (ou mesmo o sono do “bebê maior” e da criança pequena).

Por que o recém-nascido dorme tão picado? Bem, em parte, tem a ver com o impulso do seu recém-nascido para comer. Lembre-se, seu recém-nascido está crescendo a uma taxa fenomenal – ele vai dobrar seu peso ao nascer nos primeiros 4-5 meses de vida!

Não é de se admirar, então, que ele precise se alimentar a cada poucas horas. Sua barriga é pequena e suas necessidades calóricas são bem altas. Mas a fome não é a causa principal por trás do despertar frequente do seu recém-nascido.

recem-nascido


Os ciclos de sono do seu bebê recém-nascido explicados

A verdade é que os padrões de sono do seu recém-nascido são muito diferentes dos seus. Nós, adultos, tendemos a ter ciclos de sono mais longos – os nossos duram de 90 a 100 minutos. E a maioria dos nossos ciclos de sono são gastos em sono profundo, com apenas uma pequena porcentagem gasta em sono mais ativo, o sono REM.

Mas as coisas são muito diferentes para o seu recém-nascido. Por um lado, os ciclos de sono do seu recém-nascido são muito mais curtos – eles têm apenas 50 minutos de duração. Isso é quase metade do tempo que o seu! E não é apenas o comprimento do ciclo de sono que se difere.

Os recém-nascidos passam muito mais tempo no sono ativo do que os adultos, e muito menos no sono profundo. Na verdade, estima-se que os recém-nascidos gastem cerca de 75% do seu tempo de sono em sono ativo, em comparação com 20% para os adultos .

Ciclos curtos + muito de sono ativo = um bebê recém-nascido que acorda muito

Veja como todos esses fatos científicos se encaixam. É durante a transição de um ciclo de sono para o próximo que uma pessoa tem maior probabilidade de acordar rapidamente. Isto é verdade para crianças e adultos.

Se você pensar sobre isso, isso faz sentido: você provavelmente acorda às vezes no meio da noite, sem motivo aparente, e depois vira pro lado e volta a dormir. Isso é mais provável porque seu cérebro estava fazendo a transição de um ciclo de sono para o outro. A mesma coisa acontece com o seu recém-nascido.

Mas aqui está um fato: seu recém-nascido atravessa muito mais ciclos de sono a cada noite do que você. Enquanto nós adultos podemos ter 4 ou 5 ciclos de sono em uma determinada noite, seu recém-nascido tem até o dobro disso. Isso significa dobrar as chances de acordar entre os ciclos.

E temos que levar em conta todo esse sono ativo também. O sono ativo tende a ser um sono mais leve – quando estamos no sono ativo, o REM, estamos sonhando e tendemos a mexer e nos mover com mais frequência.

Também somos muito mais propensos a ser acordados durante o sono ativo. O mesmo acontece com seu recém-nascido: durante um sono mais leve, seu recém-nascido fica mais vulnerável a ser acordado.

Então, quando você adiciona esses dois fatos juntos: o fato de que seu recém-nascido passa por muito mais ciclos de sono a cada noite + o fato de que os recém-nascidos passam a maior parte do tempo dormindo em sono leve e ativo (e necessidade de se alimentar), é mais fácil entender por que seu recém-nascido acorda com frequência.

Por que os padrões de sono do seu bebê recém-nascido são tão diferentes?

Conhecemos o “o quê” por trás dos padrões de sono dos recém-nascidos, mas e o porquê? Por que nossos recém-nascidos têm muitos ciclos curtos de sono e por que passam tanto tempo em sono ativo?

Como se constata, os padrões de sono do seu recém-nascido são projetados para manter seu bebê saudável e seguro. O fato de que seu recém-nascido passa muito tempo em sono ativo garante que ele vai acordar para se alimentar; também pode ajudar a proteger os bebês de SMSL (Síndrome da Morte Súbita do Lactente).

Alguns pesquisadores também indicaram que a longa quantidade de tempo que os recém-nascidos passam no sono ativo é crucial para o desenvolvimento do cérebro.

recem-nascido


O que isso significa para você?

Bem, isso significa claramente que se você tem um recém-nascido sem sono em suas mãos, isso é completamente normal! Durante as primeiras 8-12 semanas de vida, os bebês realmente precisam acordar a cada poucas horas para poderem comer, e precisam ter um sono mais ativo para que seus cérebros se desenvolvam normalmente.

Mas é claro que a fase de recém-nascido é de curta duração – por volta dos 4 meses , a maioria dos bebês está pronta para começar a ter um longo período de sono à noite. E por volta dos 9 meses de idade, a maioria dos bebês já conseguem dormir a noite toda ou está apenas se alimentando 1 vez durante a noite. Ai sim, a situação melhora!

Não deixe que tudo isso que foi falado sobre despertares noturnos normais deixem você pensar que não há nada que você possa fazer para melhorar o sono noturno de seu recém-nascido.

Enquanto você não pode esperar que um recém-nascido durma a noite toda, há coisas gentis e seguras que você pode fazer para ajudar a otimizar o sono do seu recém-nascido .

O que você deve saber sobre padrões de sono para bebês recém-nascidos

Quando você compreende os padrões e hábitos de sono de seu recém-nascido, pode começar a estabelecer um pouco mais de estrutura em sua vida diária e construir um pouco mais de confiança em suas decisões e ações durante os primeiros dias do bebê.

Um bebê recém-nascido chora muito mais quando está cansado demais, sem dormir o suficiente ou com fome. Em outras palavras, colocá-lo em uma rotina (bem suave, não rigorosa) pode salvar vidas!

O horário de alimentação do seu recém-nascido deve ser adequado à idade, e você nunca deve suspender a alimentação de um recém-nascido apenas para cumprir os horários de rotina. Um horário de sono para recém-nascidos também é baseado em quanto tempo seu bebê pode ficar acordado que geralmente é um curto tempo nessa idade.

Noções básicas sobre padrões de sono recém-nascido

  • Um bebê é considerado um recém-nascido desde o nascimento até cerca de 3 meses de idade.
  • Durante este período, os padrões de sono do recém-nascido não será como o seu.
  • Seu bebê dormirá sonecas curtas – de 30 a 45 minutos a 3 ou talvez 4 horas – e depois se alimentar entre períodos de sono.
  • Em outras palavras, o típico ciclo de sono “dia e noite” não se aplica aos recém-nascidos. Alguns recém-nascidos saem do útero com seus dias e noites completamente misturados!
  • Isso é chamado de confusão dia / noite , e os bebês que lutam contra ele tendem a dormir muito durante o dia e depois acordar freqüentemente à noite.
  • Muitos recém-nascidos também parecem sonolentos na primeira ou segunda semana após o nascimento e precisam ser acordados para se alimentarem ou serem retirados do peito ou mamadeira enquanto se alimentam antes de “ficarem cheios demais”.
  • Eventualmente, porém, seu recém-nascido definitivamente “acordará” dentro de três semanas após o nascimento. É aí que você começará a lidar com mais tempo de vigília. Na verdade, você pode começar a perder as primeiras semanas de ter um recém-nascido super-sonolento!
  • Os bebês simplesmente choram com mais frequência à medida que ficam um pouco mais velhos (dependendo do temperamento), mas você aprenderá rapidamente a acalmar um bebê chorando.
recem-nascido

Picos de crescimento recém-nascido

Acredite ou não, muita coisa está acontecendo com o seu bebê recém-nascido. Muito crescimento e desenvolvimento estão acontecendo naquele corpinho! Seu recém-nascido provavelmente passará por picos de crescimento nos seguintes horários:

  • 7-10 dias
  • 2-3 semanas
  • 4-6 semanas
  • 3 meses

Durante esses picos de crescimento, vai parecer que seu recém-nascido está se alimentando quase que constantemente (e quando não está se alimentando, estará dormindo). Isso é 100% normal – alimente seu recém-nascido sempre que precisar, pois a nutrição extra é importante durante o pico de crescimento.

Seu recém-nascido dorme muito? Precisa de ajuda com o sono do seu Recém-nascido?

Ofereço a você o suporte individual para fazer uma diferença significativa no sono do seu filho. A educação do sono pode ser uma das melhores decisões que você já tomou para si e para sua família! Então, por que não começar hoje? Sua consultora criará um Plano de Sono Personalizado apenas para você e sua família, e te orientará em todas as etapas da implementação. Entre em contato inessa@caiunosono.com.br

(102 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

One thought on “É normal recém-nascido dormir muito?

  1. Pingback: É normal recém-nascido dormir muito? – Negócios

Deixe uma resposta