Educação do Sono do Bebê Como e Quando Começar

meu-bebe-nao-dorme-a-noite

unnamed

Quando falamos sobre educação do sono, estamos falando sobre o sono em geral – das sonecas e do sono noturno.

Hoje vamos falar dos dois separadamente. Vamos comparar a educação para a soneca e para o sono da noite e vamos analisar quando é melhor iniciar a educação da soneca.

A Educação Para a Soneca é Diferente da Educação do Sono Noturno

Por quê? Porque o sono de uma soneca é diferente do sono noturno. Lembre-se, segundo o dr. Weissbluth, o sono da soneca e do sono noturno são realmente controlados por partes diferentes do cérebro.

Algumas famílias acham que as sonecas são mais fáceis, mas muitas famílias com que trabalho afirmam justamente o oposto: sonecas são DIFÍCEIS. E isso é compreensível. Sonecas costumam ser menos previsíveis e rotineiras do que o sono noturno. Isso ocorre especialmente se você é uma mãe atarefada que não passa muito tempo em casa. E, claro, o ambiente da soneca de seu bebê é muito diferente do ambiente de seu sono noturno. As noites costumam ser escuras e silenciosas – os dias, nem tanto.

Mais um detalhe a considerar: o sono da soneca precisa de mais mudanças do que o sono noturno. A soneca do bebê vai passar por várias transições nos primeiros anos de vida porque, à medida que cresce, ele precisa cada vez menos de sono diurno.

Assim, o que isso significa para seus planos de educação do sono? Significa que educar seu filho para sonecas pode apresentar desafios diferentes do que os encontrados na educação do sono da noite. Portanto, não se surpreenda se certas técnicas de educação de sono funcionarem bem à noite e não para a soneca (e vice-versa).

Isso também significa que talvez você precise ser mais persistente na educação da soneca. É claro que isso não se aplica a todas as famílias, mas pode acontecer na sua. Não se surpreenda se seu bebê se der bem com o sono noturno, mas tiver dificuldades com as sonecas.

De Certa Forma, a Educação do Sono Noturno e da Soneca É Muito Parecida

Educar o bebê para tirar uma boa soneca pode ser um pouco mais desafiador do que educá-lo para dormir bem a noite. E você pode descobrir que precisa usar métodos de educação de sono diferentes para a soenca.

Em geral, a educação da soneca e do sono noturno seguem os mesmos princípios básicos e eles se baseiam na mesma premissa. Lembre-se: a educação do sono é simplesmente a prática de ajudar o bebê a superar seus maus hábitos de sono e aprender outros novos. Isso se aplica às sonecas e ao sono noturno.

Um dos principais objetivos da educação do sono é ajudar o bebê a superar associações de sono. As associações de sono geralmente se aplicam a sonecas e ao sono noturno. Por exemplo, um bebê que precisa ser ninado para dormir à noite provavelmente vai insistir em ser ninado para tirar uma soneca. Uma criança que precisa da mãe no quarto a fim de adormecer a noite provavelmente vai precisar dela na hora do soneca. Dessa forma, a educação para as sonecas e para o sono noturno é semelhante.

Outro objetivo geral da educação do sono é criar alguma previsibilidade e rotina nos horários do bebê. É claro que o grau de planejamento depende da família; alguns pais querem horários precisos e rígidos, enquanto outros simplesmente querem determinar alguns horários genéricos para as refeições e o sono. Porém, independentemente do tipo de planejamento desejado, o aspecto da “previsibilidade e rotina” afeta as sonecas e o sono noturno. Você vai precisar determinar um horário para sonecas e o sono da noite e vai precisar criar algumas rotinas que vão ajudar seu bebê a se adaptar às sonecas e ao sono da noite. Desta forma, a educação das sonecas e do sono da noite costuma ser a mesma.

Quando a Educação do Sono Deve Começar?

Temos três opções:

1.Faça a educação do sono para as sonecas e para a noite ao mesmo tempo: algumas famílias optam por tratar dos dois juntos e por iniciar a educação de ambos ao mesmo tempo. Isso é mais ou menos como “arrancar o band-aid de uma só vez” – pode ser doloroso no momento, mas a dor passa rapidamente. Alguns pais também preferem esse método, porque sentem que ele ajuda a manter a consistência e eliminar confusão. Se você está amamentando seu bebe para dormir as sonecas, mas não à noite, seu bebê pode ficar confuso e isso pode provocar contratempos.

2. Eduque as sonecas primeiro: outras famílias preferem lidar com as sonecas primeiro e deixar a educação do sono noturno para depois. Para alguns pais é menos estressante lidar com o choro e a agitação durante o dia, em vez de lidar com eles às 03:00hs. Pais que adotam esse método às vezes relatam que quando o bebê começa a tirar sonecas regularmente, isso realmente ajuda no sono noturno, visto que eles não estão se cansando em excesso durante o dia. Esse método pode fazer mais sentido para bebês cujas noites são boas, mas as sonecas são terríveis.

3. Faça a educação noturna primeiro: Naturalmente, alguns bebês cochilam bem, mas passam a noite acordados. Nesses casos, pode fazer mais sentido focar na educação de sono noturno primeiro. Algumas famílias preferem esse método, porque sentem que, se conseguirem o descanso de que precisam a noite, estarão em melhores condições de lidar com qualquer conflito que possa acontecer durante o dia.

Nota:

Todas as famílias são um pouco diferentes. Se você ainda não iniciou a educação de sonecas e o seu bebê agora está maior, nunca é tarde demais. Naturalmente, quanto mais perto ele estiver da idade de abandonar as sonecas (3-4 anos de idade), mais difícil será (sem mencionar o quanto a persistência só aumenta).

Geralmente começamos com as noites e passamos às sonecas logo depois, mas as necessidades de cada família são um pouco diferentes, de modo que mantemos a mente aberta. Não adotamos uma atitude do tipo “um modelo serve para todos” para as sonecas depende de você e depender vários fatores únicos (suas preferências, os horários de sua família, o temperamento do bebê, etc.).

Enquanto você cria um plano de ação, lembre-se disso: suas metas na educação das sonecas provavelmente vão ser as mesmas da educação do sono noturno. Mas a educação em si pode parecer um pouco diferente, ou progredir de um modo diverso, já que a soneca é diferente do sono noturno.

Para maiores dúvidas procure um profissional!

(102 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta