3 Fatos: Bebê não dorme pode estar arruinando seu casamento

3 Fatos: Bebê não dorme pode estar arruinando seu casamento

Como está seu casamento após seu bebe nascer?

Quando seu bebê não dorme, muitos problemas podem aparecer para você e seu bebê. Seu bebê pode ficar mais irritado durante o dia ou você pode ter menos paciência para cozinhar, limpar ou brincar com seu bebê. Ou talvez seu bebê esteja super feliz sem dormir, então você continua dessa forma por muitas semanas, meses ou até anos!

Enquanto muitos pais esperam que seu bebê “supere” seus problemas de sono, uma coisa que alguns podem ignorar é o impacto que a falta de sono de seu bebê pode ter em seu casamento.

Nos meus 5 anos como consultora de sono, algumas vezes os pais nos mandam um e-mail dizendo “obrigado por salvar meu casamento”. Esta é uma das mais recompensadoras mensagens que eu recebo! 

Vejam a seguir os 3 fatos pelos quais a falta de sono do seu bebê pode estar arruinando seu casamento.

1. O bebê não dorme significa mais argumentos conjugais

O impacto mais óbvio que a falta de sono do seu bebê pode gerar é que você pode ficar mais irritada(o). Lembre-se de que as coisas que seu parceiro(a) costumava fazer eram fofas? Agora, elas podem parecer muito irritantes e aborrecidas. Você também pode se lembrar de que não era grande coisa quando você tinha que cozinhar e lavar a louça? E, agora, isso pode enfurecê-la(o) e levar ao ressentimento/raiva.

É mais provável que você discuta com seu parceiro(a) quando estiver com privação de sono. Fora os problemas de saúde que poderíamos evitar de não dormir o suficiente, muitas vezes somos menos pacientes e mal-humorados quando precisamos de mais sono.

E, além de discutir sobre as tarefas que não foram cumpridas, é mais provável que também discutamos como resolver os problemas de sono do bebê. Por exemplo, você pode querer usar um método de sono suave enquanto seu cônjuge está pronto para “arregaçar” e deixar seu bebê chorar .

Bebê não dorme pode estar arruinando seu casamento

Algumas discussões durante os primeiros meses da vida do bebê podem não ser um grande problema. Mas, se você argumentar com frequência suficiente e por muitos meses, isso pode, infelizmente, ter efeitos a longo prazo em seu casamento. Pode causar ressentimento em seu cônjuge, especialmente se ele está dormindo muito e você acorda para acalmar seu bebê todas as noites!

2. O bebê que não dorme significa menos tempo junto

Felizmente, alguns de nós lidamos bem com a privação de sono. Podemos não ficar excessivamente irritáveis. Na verdade, onde seu bebê feliz conseguiu isso? Provavelmente de você! Mas, mesmo se você não estiver discutindo com seu par, se seu bebê não estiver dormindo, isso significa que vocês terão menos tempo juntos.

Você pode balançar o bebê para dormir por mais de uma hora, todas as noites, antes que você possa colocá-lo no berço ou cama. Ou talvez seu bebê esteja acordando a noite toda . É muito difícil ter tempo de qualidade ou assistir a um filme quando você está com o bebê a cada 30 minutos a uma hora. E, se você também tem um bebê maior ou outra criança mais velha, putz! Você poderá se ver dividindo os deveres com seu par e terá ainda menos tempo juntos.

Menos tempo juntos, especialmente tempo de qualidade , pode ser uma receita para o desastre. Posso dizer-lhe que, quando passamos menos tempo juntos, nos relacionamos menos uns com os outros. Para alguns casais, a falta de tempo juntos pode significar que eles se “desapaixonam” e isso – obviamente – não é bom!

3. O bebê que não dorme significa menos intimidade

Infelizmente, especialmente para as mulheres, quando você é privado de sono, uma das primeiras coisas que parecem ir embora é a sua libido. 

Durante o dia, você é consumida por muitas tarefas domesticas. Você limpa, cozinha, brinca de faz-de-conta, lê para o seu filho, vai ao parque, etc. Mesmo se vocês são pais que ficam em casa, ou que trabalham em casa ou que trabalham dia todo fora, não faltam coisas para fazer todos os dias.

3 Fatos: Bebê não dorme pode estar arruinando seu casamento

Depois de finalmente levar o bebê para a cama, a última coisa em sua mente é estar fazendo amor com seu amor. Isso levaria muito tempo e energia que você não tem! Você provavelmente está sentindo a pressão de ir para a cama cedo porque seu bebê provavelmente vai acordar dentro das próximas horas … possivelmente, muitas vezes.

Enquanto um parceiro pode tentar citar os benefícios do sexo para a saúde , o outro pode priorizar o sono e começar a citar os benefícios do sono para a saúde. E ambos estariam certos. 

Embora haja muitas maneiras de ser íntimo sem fazer amor, a maioria das pessoas não se casa pensando que acabará em um casamento sem sexo . A chance de se sentir sexy com 6 horas de sono “picadas” a cada noite é muito baixa, é claro. Então, quem pode culpá-lo se você não sentir vontade?

Seu bebê não está dormindo? 5 dicas para ajudar seu bebê a dormir

Não importa a idade do seu bebê, nunca é tarde demais para ajudá-lo a dormir melhor! Isto não é apenas para o seu bebê, mas também para você e seu parceiro. 

Se sua esposa está com o bebê a noite toda, você pode ajudar! Se seu marido estiver com o bebê a noite toda, você pode ajudar! Se vocês dois estiverem com o bebê, podem ajudar toda a família! Aqui estão 5 dicas para dormir mais:

1. Use o ruído branco 

Muitos bebês dormem melhor com ruído branco. Baixe um aplicativo em seu celular – Baby Shusher Apple Store ou no Google Play . 

2. Crie uma rotina para dormir 

Algumas famílias relatam que simplesmente criar uma rotina de dormir melhora o sono do bebê. Indicar para seu bebê que o sono está próximo é um dos passos mais importantes que você pode tomar para dormir mais.

3. Verifique a temperatura do quarto

Muitos pais se preocupam com o fato do frio atrapalhar o sono do seu bebê, mas o calor em excesso também pode piorar o sono (para os adultos também!). A temperatura ambiente ideal para o sono é de 20-21 graus Celsius.

4. Aprenda porque seu bebê está acordando à noite 

3 Fatos: Bebê não dorme pode estar arruinando seu casamento

Resolver a causa raiz do despertar noturno do bebê é a chave para o progresso a longo prazo. Se você está lidando com uma questão que não é o problema, ficará mais difícil para seu bebê ter noites melhores de sono.

5. Ensine seu bebê a dormir de forma independente 

Na criação dos filhos, nós nos esforçamos para ajudar nossos filhos crescerem para serem adultos de sucesso. Ensinamos-lhes muitas coisas, incluindo boas maneiras à mesa, bons hábitos de estudo, como amarrar os sapatos e, para muitos, lhes ensinamos como dormir. 

O sono não vem naturalmente para todos. Se você não sabe por onde começar, entre em contato comigo inessa@caiunosono.com.br

Não é egoista pensar em ajudar seu bebê dormir melhor!

É importante para o seu filho, para você e seu casamento. Não perca mais tempo sem tomar medidas para resolver os problemas de sono do seu bebê. Todos ao seu redor vão te agradecer! 

Esposa feliz: vida feliz. 
Marido feliz: Vida feliz. 
Bebê feliz. Família feliz.

Os despertares do seu bebê estão afetando seu casamento?

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta