Um bebê de 6 meses deve fazer 2, 3 ou 4 sonecas?

Um bebê de 6 meses deve fazer 2, 3 ou 4 sonecas? A resposta é simples: ‘’depende do bebê’’.

Esse artigo entrará em mais detalhes sobre o sono do seu pequeno, e o quanto ele realmente precisa para desenvolver-se da maneira correta.

Caso de uma família com bebe de 6 meses:

Durante uma recente consulta com uma família, fui contactada por uma mãe de um bebê de 6 meses de idade que estava dando ao seu bebê apenas duas sonecas por dia.

Quando perguntei a ela o motivo, ela me contou que outros sites advogavam que o bebê não precisava de mais de duas sonecas por dia. Ela estava tentando alongar a duração das sonecas para compensar a 3a soneca.

Imediatamente recomendei que ela voltasse ao esquema de 3 cochilos pois, pelo relato, o bebê aparentava cansaço acumulado. Então, assim que o pequeno conseguisse ‘’colocar o sono em dia’’, aquela mãe deveria arrumar a rotina para aumentar o tempo das sonecas.

Decidi checar o que aconteceu com a mãe após o aconselhamento, e ela me disse:

“Oi!

Obrigada pela mensagem. Minha filha está dormindo bem melhor. Mesmo que em alguns dias ela tenha dificuldade em cochilar, isso tornou-se mais e mais raro, e no geral ela consegue dormir uma hora e meia pela manhã e pela tarde. Agora que ela está um pouquinho mais velha, sinto que precisa de apenas 2 sonecas diárias, embora em alguns dias ela cochile 3 vezes. Além disso, o sono noturno dela melhorou muito! Ela costumava acordar 2 a 3 vezes toda noite, mas agora acorda apenas uma vez entre as 2 e 3 da manhã, ao passo que após acalmá-la, ela volta a dormir rapidamente até o horário de despertar, entre as 6:30 e 7 da manhã! Obrigado pelas sugestões, elas foram realmente úteis!”
– Cássia

Cada bebê de 6 meses é único

Algo para se ter em mente é o fato de que cada bebê é diferente. Enquanto alguns precisam de duas sonecas aos 5 meses de idade, outros precisarão de 4 (mais curtas). Alguns necessitam de dois cochilos quando aproximam-se dos seis meses de idade, enquanto alguns bebês com 12 meses de idade dormirão três vezes durante o dia! A regra principal é que não há regra.

De acordo com o pediatra americano dr. Weissbluth, apenas 17% dos bebês precisarão de uma terceira soneca após ultrapassarem os cinco meses de idade. Imagino que isso possa ser uma das fontes usadas pelos outros sites no relato acima.

Embora eu tenha aprendido muito e recomende o livro de Weissbluth, você deve ter em mente que diversos estudos são realizados em grupos pequenos de pessoas, enquanto, para título de comparação, 12 mil bebês nascem todo dia apenas nos EUA.

Na minha experiência lidando com incontáveis bebês, noto que mais de 17% das crianças com 5 ou 6 meses precisam de três ou quatro sonecas. Na verdade, parece-me ser mais raro encontrar um bebê que precise de menos do que três cochilos diurnos!

Tenha em mente que minha amostra pode ser afetada pelo fato de eu lidar exclusivamente com crianças que tem problemas para dormir, e não aquelas que conseguem fazer a transição para duas sonecas aos 6 meses, dormindo duas horas por soneca.

Não consigo contar quantas vezes ouvi falar de uma mãe ou pai que decidiram pular a terceira soneca do dia para que o bebê ”esteja cansado o bastante na hora de dormir”, mas garanto-lhe que isso acaba trazendo mais desvantagens do que vantagens.

Excesso de cansaço na hora de dormir acaba sabotando os esforços para obtenção de um sono de qualidade durante a noite. A maioria dos bebês de 6 meses podem tirar sonecas curtas às 16:30 , com duração de 30 minutos e ainda assim serão capazes de irem para a cama às  19 ou 19:30h e dormirem por 11/12 horas seguidas.

Manter seu bebê, com tão pouca idade, acordado das 14:00 até as 19:00 equivale você acordando as 4 da manhã e só fosse para a cama apenas às 23h – sem nenhuma soneca nesse intervalo! Acredite, é um looongo dia.

Manter um sono mais frequente (se o bebê mostrar sinais de que precisa) é melhor para o desenvolvimento do seu pequeno, impedindo que ele torne-se rabugento e choroso.

Como saber se meu bebê de 6 meses precisa de 2 ou 3 sonecas?

Primeiro, analise o comportamento de seu filho.

Agitação ou irritação podem ser sinais claros de cansaço. Eles não irão brincar ou mesmo conseguir comer direito. Embora alguns possam parecer felizes (o que dificulta diagnosticar cansaço), se o seu bebê não está cochilando no mínimo 2 horas durante o dia, é o sinal de que precisa de mais tempo de sono.

Alongue sonecas

Você precisa, primeiramente, encorajar seu pequeno a dormir por mais tempo, pois um bebê que tira sonecas curtas irá precisar de uma maior quantidade delas diariamente. Logo, se o seu pequeno está conseguindo ao menos uma hora de sono por cochilo nos primeiros dois cochilos do dia, será mais fácil diminuir a quantidade de 3 para 2 sonecas quando a hora chegar.

Estar com cansaço acumulado pode levar o bebê a dormir por menos tempo durante o dia, pois será mais difícil para ele atravessar o primeiro ciclo do sono.

Fase da transição de sonecas

Com isso em mente, saiba que seu bebê pode não tirar sonecas mais longas até que ele tenha feito a transição para duas sonecas diárias. Isso acontece pelo fato do bebê ter um limite de horas por dia de sono, então é necessário que você use seu ‘’radar de mamãe’’ para detectar algum problema de sono com seu bebê.

Não se preocupe se o bebê da vizinha dorme três horas durante o dia e o seu pequenino dorme apenas duas, o importante é a obtenção das horas de sono necessárias! Quando seu bebê tinha 4 meses ele passou por um período de desenvolvimento cerebral que afetou sua rotina de sono, e isso se repetirá agora aos 6 meses, fazendo com que as sonecas se ‘’estiquem’’.

Seu bebê de 6 meses consegue se manter acordado de 3 a 4 horas até a hora de dormir? Ou você terá de colocá-lo para descansar um pouco lá pelas 17:00 ?

Você está ‘’lutando’’ durante uma hora para que seu bebê durma durante apenas 20 minutos no final da tarde? Se o esforço para que seu bebê tire uma terceira (ou quarta) soneca tornou-se muito grande, talvez seja um esforço que não valha mais a pena fazer: é hora de mudar para menos sonecas diárias.

Poupe seu bebê (e a si mesma) da frustração. Ou, talvez, a hora de dormir acabou ficando em um horário considerado tarde (20:00 costuma ser um exemplo de ‘’tarde’’ para os bebês), de forma que você precisará modificar a rotina para compensar a falta desse sono. Perder uma soneca um dia é aquela coisa, mas o cansaço crônico pela falta de sono acumulada poderá ser um pesadelo com o passar das semanas.

Pela minha experiência pessoal, meu filho ainda tirava 4 sonecas diárias quando tinha um pouco mais de 7 meses, já que ao menor sinal de cansaço , ele acabava reagindo com muita agitação e choros altíssimos. Porém, ele logo acabou fazendo a transição para três sonecas com o passar o sétimo mês, e, aos 8 meses e meio, atingiu a marca de duas sonecas diárias.

Aos 12 meses começou a dormir apenas uma vez durante o período do dia (ao invés de passar por essa modificação aos 15 ou 18 meses como geralmente acontece), e por fim abandonou as sonecas aos 2 anos e meio (a maioria das crianças o faz com 3 ou 4 anos).

Então mesmo que pareça que você está presa em casa com seu bebê tirando sonecas durante o dia inteiro, as coisas irão modificar-se rapidamente nos primeiros dois anos de vida do seu filho. Aproveite agora , pois logo você terá um verdadeiro furacão de energia em casa, e aí sim, vai sentir falta das sonecas!

(120 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

8 thoughts on “Um bebê de 6 meses deve fazer 2, 3 ou 4 sonecas?

  1. Eduarda Moreira

    Obrigada pela ajuda, eu tento estabelecer rotinas principalmente à noite, e tem noites em que ele custa menos, mas nunca é aquele sono sossegado porque ele contorse muito e tem desconforto ao eliminar os gases, mais o refluxo… Faz com que haja noites a acordar de 4em 4 horas e outras de 2 em 2…
    Durante o dia entre as mamadas, o manter elevado, a medicação para o refluxo, os exercícios tummy time para reforçar o pescoço porque também tem torci colo, acho que são muitos estímulos e ele não consegue descansar bem… Tem dias que para ele realmente dormir a sesta deixo ficar no colo para não acordar e conseguir descansar…
    Vou aguardar um pouco mais a ver se os desconfortos passam… Mas toda a gente diz que eu o habituo ao colo e a mama, mas o que realmente importa é que ele descanse…
    Obrigado uma vez mais pela ajuda

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ele ainda é muito pequenino, esta deixando de ser recém nascido e ainda precisa da sua ajuda para poder dormir, se alimentar (mamadas), arrotar, etc. Nao se preocupe com os comentários das outras pessoas, filtre as informações do que você acha ideal para sua família. E mais pra frente quando achar que é o momento certo, ensine ao seu bebe a adormecer sem muita ajuda.:) Qq duvida me contate no email inessa@caiunosono.com.br

      Reply
      1. Eduarda Moreira

        Nem imagina como é reconfortante comentários assertivos sem exigências nem prazos… Obrigado

      2. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
        Caiu No Sono

        😉

  2. Eduarda Moreira

    Oi o meu bebé tem 3 meses de muita cólica e refluxo oculto com esofagite,que está fazendo tratamento… Coloco ele para o primeiro sono da noite 20e30/21h,da banho e mama no peito, demora imenso a arrotar e devido a ter que ficar elevado adormece no colo… Coloco no berço e 10 min acorda e não adormece sem ir a mama e ao colo novamente… Durante o dia luta contra o sono e volta adormecer ao colo após mamar… Ainda é cedo para ter uma rotina de sono bem implementada? Ou ele já devia adormecer sozinho? Como é possível se tenho que o manter elevado devido ao refluxo e ele acaba por adormecer?

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Eduarda, tudo bem? Essa é uma duvida frequente de famílias com bebes pequenos com refluxo. Como ele esta com um problema de saúde (refluxo e esofagite) isso provavelmente esta interferindo no sono, eu aconselharia nesse momento ajuda-lo a dormir.
      Não aconselho ainda tentar fazer dormir sozinho, pq para isso seu bebe deve estar sem nenhum incomodo de saúde (as cólicas também atrapalham bastante…e o bebe acaba procurando ajuda de seus cuidadores mais próximos)

      Quanto a luta para dormir durante o dia, veja se você não tem ultrapassado a janela de sono para idade dele, que é de aprox. 60-80min. O “lutar contra o sono” nos sinaliza que o bebe esta com muita dificuldade para relaxar e adormecer e ainda não sabe fazer isso sozinho.

      A rotina pode ser iniciada desde que o bebe nasce e ela vai se modificando de acordo com a idade do bebe. Nao precisa ser nada rígido (com horários super fixos), apenas ter a preocupação de seguir os mesmos passos todos os dias e assim seu bebe saberá que esta chegando a hora do sono, banho, alimentação etc.

      Reply
  3. Rafael

    Estamos numa situação bem difícil. Minha bebê te 6 meses e tem uma dificuldade imensa de tirar sonecas . O sono noturno é bem ruim desde que nasceu . Mantemos a rotina , fazemos rituais mas nada é suficiente. Ela é muito agitada , e reluta demais contra o sono. Já tentamos de tudo mas não foi suficiente. Ela dorme no máximo 3 horas seguidas a noite . Então acorda mais de 3x na madrugada . Não sabemos mais o que fazer . 6 meses de privação de sono

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Rafael, obrigada pelo contato. Sinto pelo que tem passado… Como esta a saúde dela? O que o pediatra diz e orienta? Se estiver tudo certinho com a saúde dela, podemos pensar em algo comportamental. Os 6 meses marcam um salto de desenvolvimento que é o aprender a comer, o experimentar (sentir pelo tato e paladar) o alimento diferente do leite é um novo marco para ela. Outra coisa que pode interferir no sono, é o nascimento dos primeiros dentinhos. Não consigo te dizer ao certo o que poderia estar prejudicando um bom sono para sua filha, mas alguns itens como:
      – falta de sono de qualidade de dia
      – excesso de sono de dia
      – luto familiar, escolinha começando, pais voltando ao trabalho, nova baba, bebe por vir etc
      – algo pontual na rotina que pode interferir no sono noturno
      – ambiente de sono (quarto) não adequado
      Eu precisaria conhecer mais como é a rotina da família antes de te indicar algo mais preciso. Se você se interessar, podemos fazer um primeiro contato sem custo. VEja mais aqui neste link https://caiunosono.com.br/assessoria-do-sono-infantil/

      Reply

Deixe uma resposta