Sobreviver ou prosperar: o que você procura?

“Flex! Flexione! Flexione!” as crianças gritavam sem parar. Eles desceram do ônibus todos animados porque Rosanna estava lá para pegar o neto no ponto de ônibus. Todas as crianças queriam ver Rosanna flexionar os músculos do braço. Rosanna é um dínamo de 67 anos. Claramente, ela tem sido um assunto de conversa entre as crianças.

Há pouco menos de uma década, Rosanna começou a buscar ativamente saúde e bem-estar. Ela não tinha nenhum hábito vitalício ou padrão de condicionamento físico já estabelecido, então ela não é uma pessoa atípica que teve o condicionamento físico como prioridade máxima durante toda a vida. Ela está entusiasmada com a forma como seus esforços de tênis e exercícios a fazem se sentir e com a experiência gratificante de se ver melhorando dia após dia, semana após semana.

E é nisso que a vida se resume: uma série de pequenas oportunidades para fazer uma escolha a cada dia que o aproxime ou afaste da saúde.

Você pode prosperar ou simplesmente sobreviver. Você está apenas passando ou melhorando? Espero que você aproveite ao máximo seus dias, em vez de apenas passar por eles.

Essas pequenas escolhas diárias irão afetá-lo em todas as idades e fases da vida, mas quanto mais você envelhece, as consequências das escolhas que você fez são ampliadas.

Não é tão grande quanto parece

O condicionamento físico pode parecer longo, complicado, tedioso e, para alguns, aparentemente impossível de alcançar. O condicionamento físico – e a falta dele, é o resultado de várias pequenas escolhas diárias feitas ao longo do tempo. Cada escolha é uma chance de dar um passo mais perto de prosperar. Fitness é o ideal, então muitas pessoas focam na saúde, que é mais uma forma de bem-estar geral e pode parecer mais fácil de alcançar. Mas a saúde é uma coisa engraçada, quando somos jovens e saudáveis, não percebemos nem pensamos muito nela.  

No entanto, a saúde traz uma liberdade que poucas pessoas percebem até que não a tenham mais. Li uma citação em algum lugar que é mais ou menos assim: “Uma pessoa saudável tem 1.000 sonhos. A pessoa doente tem um.” Há muita sabedoria nisso. Se você é saudável, tem uma infinidade de coisas que está fazendo e planejando fazer. Quando você fala com uma pessoa doente, na maioria das vezes você ouve apenas sobre o que há de errado com a saúde dela.

A falta de vitalidade tem um efeito de estreitamento em sua perspectiva. Faz a vida parecer menos esperançosa e menos cheia de oportunidades para experimentar as coisas que valorizamos.

Desacelerando o Relógio Envelhecido

Imagine que você é um homem ou mulher das cavernas em uma tribo de 20 pessoas. Os recursos são escassos às vezes e a sobrevivência é a maior prioridade. Como tal, é importante que mais recursos sejam destinados a crianças e adultos em idade reprodutiva. Com o tempo, esse cenário foi construído em nosso DNA em um nível profundo. Existem gatilhos em nossos corpos que iniciam o processo de desaceleração no final da vida. Você pode, no entanto, enganar um pouco esse sistema.

Se você permanecer fisicamente ativo, ainda estará contribuindo para os recursos da tribo (através da construção de abrigos, caça, coleta etc.). Seu corpo não sabe que você vive nos tempos modernos. Se você está se movendo muito e de maneiras desafiadoras o suficiente, ainda está fazendo sua parte para contribuir, para que seu corpo se mantenha de forma mais eficaz e por mais tempo.

Como enfraquecemos com a idade

A fraqueza com o envelhecimento vem da deterioração da mielina ao redor do músculo e um número menor de nervos motores, mas exercícios vigorosos neutralizam esse processo. A mielina é como um isolamento em torno de fios elétricos, e seus nervos motores são esses fios elétricos. Os sinais enviados por esses fios são como seu cérebro faz seus músculos se moverem e aplica a quantidade certa de força para fazer o que você está pedindo.

Para o próprio cérebro, a atividade física reativa e coordenada faz muito mais para promover a saúde do cérebro do que o exercício “tradicional”, que é controlado, movimentos discretos como pedalar em uma bicicleta ergométrica. Todo exercício melhora a saúde do cérebro, mas o tipo certo de exercício protege o cérebro de danos futuros e melhora sua função agora. Correr ao ar livre, pegar uma bola, exercícios interativos com parceiros, praticar um esporte, mesmo em um ritmo lento, são todos mais reativos e imprevisíveis, o que aumenta os benefícios cerebrais da atividade física.

Olho do Tigre… ou Gato de Rua

Aqui está a melhor parte: você pode mudar para prosperar em vez de apenas sobreviver hoje – agora. Seu corpo e cérebro mudam com base no que você faz, grande e pequeno, momento a momento, e isso resulta em mudanças significativas ao longo do tempo.

Direcione o “olho do tigre” para suas escolhas de saúde e você prosperará. Use o “olho do gato do beco” e você sobreviverá. Mantenha seu “olho de tigre” vivo fazendo pequenas escolhas todos os dias relacionadas à sua nutrição e atividade física que o aproximam da saúde e do condicionamento físico. Você pode acabar com um grupo de alunos cantando “Flex! Flexione! Flexione!” para você quando tiver 67 anos.

Melhore ou apenas sobreviva. Sobreviver ou prosperar. A próxima oportunidade de escolha está chegando.

Related Posts

Dor de Dente e Exercício Físico: Como Conciliar Saúde Bucal e Atividade Física

A prática regular de exercícios físicos é fundamental para manter uma vida saudável, mas muitas vezes, a experiência de dor de dente pode suscitar dúvidas sobre a…

Exercícios para iniciantes na academia

I. Exercícios para iniciantes na academia Se você é novo na academia, pode se sentir um pouco perdido em relação aos melhores exercícios para começar. Mas não…

Estratégias de Marketing voltadas para o mundo fitness

Estratégias de Marketing voltadas para o mundo fitness

O setor de fitness tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar. Para aproveitar…

Três razões para ficar para o resfriamento

Três razões para ficar para o resfriamento

As aulas de condicionamento físico geralmente terminam com três a cinco minutos de atividade programada de relaxamento. Na maioria das vezes, os desaquecimentos incluem movimentos de menor…

Alergias, Sensibilidades e Intolerâncias Alimentares: Qual a Diferença?

Alergias, Sensibilidades e Intolerâncias Alimentares: Qual a Diferença?

Enxaquecas. Eczema. Problemas de sinusite. Diarréia. Constipação. Dor muscular. O que esses sintomas têm em comum? São todas formas de inflamação e a maioria são reações a…

7 Exercícios de Estabilidade Central

7 Exercícios de Estabilidade Central

Desenvolver a força do core é essencial para a saúde e o bem-estar diários, pois um core forte protege a coluna, reduz dores nas costas, melhora os…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *