5 Erros na Hora de Dormir

Provavelmente agora você já sabe que um jeito de ajudar a melhorar o sono da sua cria é criar uma rotina de sono previsível. Rotinas ajudam as crianças a saber o que vai acontecer, de modo que uma rotina para a hora de dormir indica ao bebê ou filho pequeno que é hora de sossegar e ficar com sono. Isso pode ser muito útil para fazer seu filhinho adormecer rapidamente.

Entretanto, nem todas as rotinas são criadas da mesma forma. E, se houver problemas na sua rotina para a hora de dormir, ela pode não ajudar seu filho a dormir bem; na verdade, ela pode atrapalhar o sono e piorá-lo.

Você Está Cometendo Esses Cinco Erros na Rotina da Hora de Dormir?

  1. A sua ‘rotina’ da hora de dormir não é uma rotina! Lembre-se: o segredo de uma rotina para a hora de dormir é seguir o mesmo padrão de acontecimentos previsíveis antes de ir para a cama. É isso que coloca ‘rotina’ na rotina de dormir! Mas se cada dia a hora de dormir é diferente, então sua rotina não é rotina coisa nenhuma, e você está perdendo os benefícios que uma rotina sólida pode oferecer. Concentre-se em criar um padrão de atividades que precedam a hora de dormir e siga-o todas as noites.
  2. Sua rotina da hora de dormir começa muito tarde. Embora muitos pais compreendam que a rotina da hora de dormir deve conter padrões de acontecimento previsíveis, alguns esquecem um elemento essencial: a rotina da hora de dormir deve acontecer mais ou menos na mesma hora todas as noites em relação a última soneca do bebê. Entretanto, muitas famílias começam o processo muito tarde, adiando muito a hora de dormir. Lembre-se, seu bebê deve adormecer em cerca de 10 minutos, portanto você deve deitá-lo com antecedência. Fazer o bebê ir para a cama sem estar excessivamente cansado é essencial para criar um sono saudável.
  3. Acontecem coisas demais na sua rotina da hora de dormir. Se você quiser encaixar oito atividades diferentes na rotina para a hora de dormir, talvez esteja se excedendo. Lembre-se, bebês e crianças pequenas ficam superestimulados muito depressa. Se sua rotina é cheia de ação e se é preciso passar por diversas atividades diferentes, seu filho pode acabar ficando agitado em vez de se acalmar e relaxar. Em vez disso, escolha algumas atividades simples antes da hora de dormir.
  4. A sua rotina para a hora de dormir é muito longa. Bebês e crianças pequenas ficam superestimulados muito depressa; eles costumam ficar excessivamente cansados com facilidade. Então, se a sua rotina para a hora de dormir for muito longa, você pode perder o momento de sono ideal de seu filho, o que significa que, no final da rotina, o seu bebê vai estar mal humorado e agitado, em vez de sonolento e relaxado. Tente manter as atividades feitas antes de dormir (ler, cantar cantigas de ninar, carinhos, etc.) relativamente breves, e fique atento aos sinais de sono do bebê.
  5. A sua rotina para a hora de dormir é muito estimulante. Lutas, cócegas, embora divertidas, não devem fazer parte da rotina para a hora de dormir de seu filho. O mesmo se aplica a outras atividades estimulantes do tipo “vamos fazer bagunça”. As atividades que fazem parte da rotina para a hora de dormir do seu filho devem ser lentas, calmas e relaxantes para estimular o sono.

E como é ai com vocês? Comente aqui como é a rotina na hora de dormir!

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Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

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