Sono do Bebê Heloísa 10 meses

Sono do Bebê – Heloísa 10 meses

Depoimento Julliene Bessa | Rio Verde – GO

Sono do Bebê – Julliene me procurou sem saber como poderia ajudar sua filha a melhorar as sonecas e descansar melhor de noite.

Sono do Bebê – O Problema de Sono Descrito Pela Mãe:

“Comigo ela não tem uma rotina definida. Até a alguns dias acordava 9 da manhã. Agora a uma semana está acordando as 7. Tento manter 10h e 13:30 de soneca mas não é sempre q consigo.”

“Quando ela está em lugar diferente não dorme de jeito nenhum. Fui madrinha de um casamento há 2 semanas e ela não dormia, mamava quando vinha o sono ela fazia alguma gracinha pra não dormir. Tentamos de tudo, no final tive que voltar antes de servir a janta porque ela estava com muito sono.”

“Acho que as sonecas curtas atrapalham o desenvolvimento dela.” 

Sono do Bebê 10 Meses e Rotina: um dia muito parecido com outro. Todos os Dias.

Inicialmente Heloísa ficava muito irritada e enjoada com sono durante o dia. Você não conseguia fazer os serviços de casa e ficava bem difícil para sair de casa com ela cansada. Muitas vezes acordava de madrugada a cada meia hora e algumas noites acordava 2 vezes, precisando sempre mamar para voltar a dormir. A janela de sono para a segunda soneca passava de 3h acordada e durava menos de 40 minutos. Lutava bastante contra o sono durante dia e noite.

Higiene do Sono: Para podermos melhorar a irritação dela durante o dia e a luta contra o sono, foi necessário ajustar todos os horários de Heloísa. O dia a dia dela foi ajustado conforme horários dos pais também. Sugeri diminuição do tempo em frente a TV que era de aproximadamente 2h por dia. Substituindo por passeios fora de casa 2 vezes ao dia, sendo um de manhã e outro no final da tarde para que ela pudesse gastar energia e tomar sol. 

Ao ajustarmos a rotina dela, adequando as janelas de sono, pudemos perceber que Heloísa passou a dormir melhor sem lutar contra o sono. As sonecas melhoraram a duração, passando a ser maiores de 30 minutos, mas não mais que 1h. Observamos que ela fica bem com uma soneca entre 40 minutos a 1h de duração. Ela passou a ficar mais descansada durante o dia e você pôde se organizar para fazer seus afazeres diários. Heloísa passou a aceitar a dormir no carrinho durante o dia e fora de casa e até conseguiu alongar a soneca lá!

 

Logo de inicio foi aplicado o método noturno “cadeirinha” para ensiná-la a dormir sem muita dependência do peito. Ela respondeu bem e rapidamente sem chorar demais. Em 4-5 dias Heloísa já não acordava mais de noite para mamar.

 

Durante o dia Heloísa ainda precisa de bastante ajuda para poder adormecer. O método noturno não se ajusta a ela durante o dia, pois ela fica muito agitada e não consegue adormecer depois de se aplicar o método. Então a sugestão é de tentarmos trocar o amamentar aos poucos pelo colo e depois para o balanço, para posteriormente passarmos para o berço.

 

Depoimento de Julliene:

” A noite ela mesmo já solta o peito e quer ficar brincando na cama ai coloco ela no berço e ela dorme sem choro. Teve 2 dias q ela acordava de madrugada e chorava muito antes de voltar a dormir. Mas essa noite foi ótima. Ela acordava e sem eu fazer nada rapidinho ela voltava a dormir. Durante o dia ainda ta na mesma. Não solta o peito. Mas só se ter a rotina e saber a hora q ela vai dormir mesmo que seja mamando rsrs já está ótimo. Da pra planejar o dia de acordo com ela.”

(52 Posts)

Inessa Sato 👦🏻 mamãe do Vini 😴 consultora do sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta