Sono do bebê: Sonecas curtas é normal ?

Hoje vamos falar sobre o sono do bebê e as sonecas curtas. Nossa, como eu sofri! Meu bebe só dormia 30 minutos e logo acordava! Lembro que o colocávamos na cadeirinha vibratória e tínhamos que ficar balançando-o até ele conseguir emendar um ciclo de sono em outro, parece que perdíamos horas! E sem contar que era exaustivo não?

Então por que alguns bebês tendem a tirar sonecas curtas? Existe uma razão subjacente? E (o mais importante) – este é um problema que você pode corrigir? Essas são as perguntas que estamos abordando no artigo do blog de hoje.

Sono do bebê: Sonecas curtas é normal?

Em primeiro lugar: Uma soneca curta é aquela que tem menos de uma hora de duração. Pode ser tão curto quanto alguns minutos! Uma soneca longa é aquela que tem 60 minutos ou mais. A maioria dos pais podem esperar entre 1 – 1,5 hora para uma soneca longa, embora alguns bebês e crianças vão ter sonecas mais longas (especialmente as crianças que fizeram a transição para apenas uma soneca da tarde, que podem ser tão longas quanto 2-3 horas!)

Em segundo lugar: Sonecas curtas não são incomuns ou anormais para recém-nascidos . Lembre-se, durante a fase de recém-nascido, os bebês precisam comer a cada 2-3 horas ou menos, por isso é compreensível que os recém-nascidos tirem mini-sonecas durante todo o dia.

À medida que seu bebê cresce e à medida que seu cérebro e corpo se desenvolvem, seus pequenos cochilos devem começar a se consolidar em várias cochilos mais longos . Por sua vez esses cochilos devem gradualmente se organizar em um horário diurno semi-previsível. Até que seu bebê vire uma criança, ela estará fazendo uma longa soneca no meio do dia.

Em terceiro lugar, lembre-se que os bebês mais velhos podem fazer uma sonequinha curtinha quando estão se aproximando (ou no meio de) uma transição delas. Por exemplo, muitos bebês de 7 meses de idade fazem uma terceira sonequinha no final da tarde, que faz parte da transiçao de 3 para 2 sonecas. Esta sonequinha não é um problema, desde que os outros 2 cochilos sejam de 1 hora ou mais.

Nem todos os bebês consolidam naturalmente suas sonecas

Nem todos os bebês consolidam seus cochilos facilmente. Muito depende do crescimento exclusivo do seu bebê e padrões de desenvolvimento. O fato é que alguns bebês estão biologicamente prontos (e dispostos) a fazer cochilos mais longos do que outros bebês. Alguns bebês vão começar este processo de consolidação do cochilo muito cedo, tão cedo nas primeiras 4-6 semanas. Outros bebês farão isso muito mais tarde, aos 5 ou 6 meses.

Então, se seu bebê está passando a fase do recém-nascido, mas continua a fazer mini-sonecas, entendo que pode ser devido ao fator biológico.

Naturalmente, você não quer gastar os próximos 3 anos culpando a fisiologia do seu bebe pelas sonequinhas que ele faz! 😉 Então, isto simplesmente é uma indicação de que ele não está pronto para cochilos mais longos! Geralmente se seu bebê for menor que 6 meses, considere suas sonequinhas curtinhas normais. É um sinal que está ainda aprendendo como dormir. Após a marca dos 6 meses, no entanto, se seu bebê ainda está tendo estas sonequinhas, você pode trabalhar em como melhorar a soneca.

Por que seu bebê faz sonecas curtas?

Por que os bebês com mais de 6 meses continuam fazendo sonecas curtas? Existem várias possibilidades:

… problemas na rotina. Assegure-se de que o horário diário do cochilo do seu bebê é aquele que casa bem com suas necessidades de sono, com seu horário de dormir à noite e de despertar cedo, bem como a alimentação seja ela mamada ou comida.

…inconsistência. A imprevisibilidade na rotina diária tende a dar confusão nos horários dos cochilos, especialmente para os bebês que são sensíveis à mudança . Se o seu bebê estiver dormindo em momentos diferentes a cada dia, ou em lugares diferentes, será ainda mais difícil ajudá-lo a fazer sonecas longas e restauradoras. Se este é um problema em sua casa, trabalhe para estabelecer rotinas diárias previsíveis e se esforce para garantir que as sonecas aconteçam em casa e não em movimento ( saiba mais neste post aqui).

… muito tempo acordado entre cochilos. Sabe aquele papo que muitos dizem por ai: deixe a criança acordada e bem cansada que ela vai dormir muito bem e muito rápido? Gente, é realmente o contrário do que muitos pensam! Manter seu bebê acordado por muito tempo vai deixá-lo muito cansado e muitas vezes simplesmente ele não fará a soneca ou vai dormir muito pouco. Você saberá que seu bebê estará super cansado observando-o: se ele está esfregando os olhos, bocejando, olhando com olhos vidrados, e agitado, choroso.

… associações de sono. Esta é provavelmente a maior razão porque os bebês acima de 6 meses fazem sonecas curtas. Se seu bebê ainda depende do peito/mamadeira ou ninado para dormir ou se seu bebê precisa de você para colocar a chupeta cada vez que cai para voltar a dormir em seguida, isso são sinais que ele está com má associação de sono. E se ele não consegue adormecer sozinho, então quando acordar entre os ciclos de sono durante a soneca, ele chorará. Se as associações do sono são um problema para seu bebê, pode ser hora de considerar uma educação de sono!

(52 Posts)

Inessa Sato 👦🏻 mamãe do Vini 😴 consultora do sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta