Dúvidas sobre o Sono Do Bebê : O que fazer para ele dormir melhor

Seu bebê dorme o suficiente? Pode ser desconcertante pra você quando o bebê recém-nascido do vizinho dorme 17 horas por dia e o filho de sua amiga dorme 13 horas por dia.

Definir suas expectativas é um importante primeiro passo.

Ocasionalmente, recebo e-mails de pais que acham que seu bebê de seis meses deveria tirar três sonecas de duas horas cada todos os dias.

Embora existam alguns bebês que precisam dormir bastante, são poucos que o fazem. Ou se tiram tantas sonecas, provavelmente não estão dormindo muito a noite.

Seu bebê dorme o suficiente? De quanto sono seu bebê precisa, em média:

  • Recém-nascidos a 3 meses: 10-11 horas a noite, 4-5 horas de dia em 4-5 sonecas (sonecas curtas são comuns)
  • 4 a 5 meses: 11-12 horas a noite, 2-4 horas de dia em 3-4 sonecas (pelo menos duas com mais de uma hora)
  • 6 a 8 meses: 11-12 horas a noite, 2-3 horas por dia em 2-3 sonecas (duas de mais de uma hora e uma curta)
  • 9 a 17 meses: 11-12 horas a noite, 2-3 horas de dia em 1-2 sonecas (mais de uma hora)
  • 18 meses a 3 anos: 10-12 horas a noite, 1 soneca (1 a 3 horas)
  • 3 a 5 anos: 10-11 horas, às vezes uma soneca (geralmente de 1 a 2 horas). A maioria deixa de tirar sonecas entre 3 e 4 anos.
  • 5 anos +: 9-10 horas, nenhuma soneca

 

Lembre-se de que essas são apenas necessidades médias de sono. Naturalmente algumas vão ficar abaixo ou acima. Se seu bebê está dormindo muito mais e você está preocupada, fale com o pediatra.

Normalmente, seu bebê pode apenas precisar de muitas horas de sono. Mas como isso significa menos tempo para aprender e brincar, você vai querer ter certeza de que as necessidades de sono dele estão muito acima da média.

Se seu bebê está acordando muito a noite e tirando sonecas curtas, essas médias podem parecer muito distantes e irreais.

Quantas horas o seu bebê dorme e se ele está dormindo o suficiente vai depender de alguns fatores. O cuidado que você tem em manter a rotina do bebê, proporcionar a oportunidade e bastante sono e a personalidade/disposição dele para dormir.

Não podemos “fazer” nossos bebês dormirem, podemos apenas proporcionar a oportunidade.

Seu bebê dorme o suficiente? – 7 Dicas de como dormir suficiente

Dica 1 – Lembre-se do tempo médio de sono adequado para a idade de seu bebê.
Dica 2 – Conheça a média específica do seu bebê mantendo um registro por uma ou duas semanas.
Dica 3 – Colocar o bebê na cama mais tarde ou mantê-lo acordado mais tempo não vai proporcionar sonecas mais longas ou um sono noturno melhor ou acordar mais tarde pela manhã.
Dica 4 – O cansaço excessivo é o primeiro motivo pelo qual os bebês tiram sonecas mais curtas, acordam mais a noite e acordam mais cedo de manhã. Estranho, mas verdadeiro.
Dica 5 – Não caia na armadilha de achar que seu bebê não precisa de mais horas de sono porque está contente o tempo todo. Alguns bebês ficam mal humorados com pouco sono e outros, não. Mesmo que seu bebê esteja feliz, ele ainda pode precisar de mais sono do que você está oferecendo.
Dica 6 – Se o bebê está dormindo menos do que a média e está feliz, então não se estresse muito para obrigá-lo a dormir mais do que ele pode. Se você conhece a média, está proximo dela e está feliz, solte um suspiro de alívio.
Dica 7 – Adapte a necessidade de sono do bebê à medida que ele cresce. Na maioria do tempo, os bebês não precisam de duas horas a menos de sono a noite. Entretanto, seu bebê lentamente vai precisar de menos com o passar do tempo. Mas isso só deve diminuir devagar.

Saber de quanto sono seu bebê precisa é o primeiro passo para um sono melhor. Descobrir como fazer com que durma o suficiente é uma questão totalmente diferente. Espero que essas dicas ajudem vocês a encontrar o caminho certo.

Seu bebê dorme o suficiente? De Quanto Sono seu Bebê Precisa e Quantos Meses Tem seu Filho?

(102 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta