Como lidar: Sono do Bebê e dentição

A dentição do bebê pode se iniciar com poucos meses de idade, mas pode levar algum tempo até que os dentes realmente apareçam. Alguns bebês nunca mostram muitos sinais de dentição além de salivar intensamente e morder qualquer coisa, outros ficam agitados e mal humorados enquanto o dente rompe a gengiva. Alguns bebês dormem o tempo todo, enquanto outros acordam várias vezes durante a noite. Alguns especialistas dizem que a dentição não perturba o sono, mas eu discordo com veemência. Como todos nós adultos, os bebês são diferentes uns dos outros e todos toleram a dor de modo diverso. Eu sei que meu filho parecia incomodado e como nenhum de nós pode voltar e saber como é essa sensação, acho que é nosso dever, como pais, sermos solidários, ao mesmo tempo em que garantimos que eles durmam o suficiente.

Aqui estão algumas dicas para lidar com a dentição e o sono do bebê:

  • Se o bebê ficar muito agitado durante o dia enquanto está acordado (isto é, ele não está agitado por que está com sono), certifique-se de deixá-lo bem confortável na hora de dormir com alguma medicação que seu pediatra sugerir.

Mordedores podem ser outro ótimo modo de aliviar a dor provocada pela dentição (além de não se tratar de uma medicação).

  • Considerando que a dentição do bebê dura uns dois anos, você precisa se preparar para lidar com ela, pois não se pode aceitar muita privação de sono por causa dos dentes nascendo. Você pode achar que isso é um problema, mas na verdade é um problema de sono.

Tenho algumas clientes que eram a favor dos remedinhos para parar com a dor dos dentinhos nascendo, quando seus bebes ficavam muito agitados durante o dia. Então elas faziam assim: se o bebe acordava cerca de seis horas (uma hora a mais ou a menos) após a ingestão do remédio, elas davam mais uma dose e então ficavam com ele uns 30 minutos até fazer efeito e depois o deitava no berço. Geralmente, eram apenas cerca de 2 a 4 dias de momentos de grande agitação em que ele precisava de um relaxante adicional até o dente nascer.

  • Se você estiver amamentando, espere que ele o faça com mais freqüência, pois provoca uma sensação agradável nas gengivas. Como sempre, talvez você tenha que estabelecer limites e ter cuidado para que ele não associe a mamada com o sono.

Preciso parar a educação do sono durante a dentição?

Em geral, minha resposta é não. Se você esperar que todos os dentes do bebê nasçam antes de iniciar a educação do sono, talvez você tenha que esperar mais que dois anos! Alguns bebês têm os primeiros dentes com alguns meses de idade, mas em outros só surgem depois de um ano! Já que você não tem como saber, faça o melhor que puder e certifique-se de priorizar o sono do bebê. Assim, talvez você tenha que mudar um pouco seus planos (como sugeri acima) durante os poucos dias em que os dentes vão romper a gengiva (você vai senti-los sob a superfície das gengivas e que seu bebê está especialmente agitado). Do contrário, ajude-o a ficar confortável, mas continue a ser firme e ajude-o a aprender a dormir melhor.

(102 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta