Como Fazer Com Que Seu Bebê Faça uma Transição Suave da Cama Compartilhada (CC) Para Dormir Sozinho

FullSizeRender

A CC pode ser um tema controverso, não é mesmo? Alguns pais querem dormir com o bebê, enquanto outros não querem de jeito nenhum (por vários motivos).

Mas sabe de uma coisa? A maioria das famílias não se insere nesses dois extremos. Em vez disso, vemos famílias que nunca pretenderam dormir como bebê, mas que o fazem porque isso ajuda todos a dormir melhor. Vemos famílias que querem dormir com o bebê por uma temporada, mas não por muito tempo.

Para essas famílias, chega um momento em que a mãe e o pai estão prontos para realizar a transição e passar o bebê para um berço ou cama. Mas isso é mais facil dizer do que fazer! É muito mais fácil falar pra você “pare de dormir com o bebê” do que você pôr isso em prática.

Felizmente, estou aqui para ajudá-la nesse processo. Hoje, vamos ver como você pode realizar uma transição suave e deixar seu bebê dormir sozinho.

Como Fazer Com Que Seu Bebê Faça uma Transição Suave Para dormir Sozinho

Você pode usar esses quatro passos para fazer com que seu filho deixe de dormir com vocês de forma suave e passe a dormir em sua própria cama (e assim esperamos – dormir durante toda a noite).

  1. Prepare o terreno. Isso é mais para crianças pequenas do que para bebês. Comece explicando a transição e mostrando todas as coisas boas que envolve – cama de criança grande, lençóis novos, etc. Existem até livros feitos para o seu filhinho, para ajudá-lo a sentir-se melhor com a transição. Com bebês, acostume seu bebe com o quarto dele, brinque com ele no quarto inclusive no berço, para que se sinta à vontade.
  2. Durma junto no quarto “novo”. Considere mudar para o quarto do bebê temporariamente, para que ele se acostume com mais tranquilidade com o novo espaço para dormir. À medida que os dias passarem, coloque mais distância entre você e o bebê quando ele adormecer e quando vocês dormirem a noite toda (ou durante o dia, se tirar sonecas com o bebê).
  3. Sente-se junto do berço ou da cama enquanto a criança adormece. Quando se sentir preparada, tire seus pertences do quarto do pequeno e sente-se em uma cadeira ao lado do berço ou da cama, e fique com a criança enquanto ela adormece. Se isso for difícil para seu filhinho, reconforte-o como for preciso, mas evite entrar na cama da criança, pois isso seria um retrocesso no processo. Quando o bebê dormir, saia. O ideal é que seu bebê leve cada vez menos tempo para adormecer todas as noites, à medida que ele ficar mais à vontade com o novo arranjo.
  4. Saia do quarto antes que o bebê adormeça. É difícil dizer exatamente quando você vai estar preparada para dar esse passo, já que todos os bebês são únicos. Mas quando você sentir que o bebê está pronto, faça a sua rotina para dormir, acomode a criança na cama e saia. Quando tiver chegado a esse ponto, você pode considerar que a transição está completa, mesmo que alguma noites sejam mais fáceis que outras.

Finalmente, o recado que quero te dar é o seguinte: não há “certo” ou “errado” nos arranjos para dormir para você e seu bebê, considerando que seus arranjos para dormir sejam seguros. Dividir a cama com segurança, dividir o quarto com segurança e dormir no berço com segurança… tudo pode funcionar e o seu bebê pode dormir bem com tranquilidade em qualquer arranjo.

Estou totalmente comprometida com o respeito aos seus objetivos como pais e aos arranjos para dormir em sua família e vou trabalhar com você para melhorar o sono de seu filho, não importa quais sejam esses arranjos. Se você souber que está pront(a)o para essa transição e pôr seu filho para dormir em seu quarto – eu posso te ajudar!

(52 Posts)

Inessa Sato 👦🏻 mamãe do Vini 😴 consultora do sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta