5 Técnicas mais comuns da Educação do Sono

Os 5 Métodos de Educação do Sono Explicados

Um equívoco comum em relação à educação do sono é que existe somente um jeito de fazê-lo. Mas isso é um grande engano. Na verdade, há várias coisas que os pais podem fazer para ajudar os bebês a desenvolver hábitos de sono saudáveis. Alguns envolvem choro, outros envolvem um mínimo (ou nenhuma) de lágrimas e são muito suaves.

Qual dos métodos você deve experimentar com seu bebê? Para ajudá-la a responder a esta pergunta, escrevo abaixo sobre educação do sono, com uma lista completa das técnicas mais comuns e explicações de como funcionam.

OBS: Na minha consultoria não usamos o metodo do “deixar chorar“, apenas deixei aqui este método aqui explicadinho para quem quer apenas conhecer como funciona.

5 Técnicas mais Comuns Para Educação/Orientação do Sono

O Método de Pantley – “com colinho”

Este é um método de educação do sono muito suave, sem ou com muito pouco choro. Com o método de Pantley, você continua a ajudar o bebê a adormecer (embalando ou amamentando até que durma, por exemplo), mas com o passar do tempo, você realiza cada vez menos esse ‘trabalho’ de fazer seu filho dormir e ele vai se acostumando aos poucos a dormir sem ajuda. Por exemplo, se normalmente você embala seu filho até dormir, você pode diminuir o tempo em que o mantém no colo todas as noites até que o embale apenas alguns minutos. Este método requer muita paciência dos pais, mas é ótimo para famílias que querem reduzir o choro o máximo possível.

O Método de Pegar e Deitar ( pick up put down )

Esta é outra técnica delicada. O método PED funciona exatamente assim: quando é hora de dormir e seu bebê está agitado no berço, você o pega no colo, reconforta até ele estar calmo e sonolento. Então, você o coloca de volta no berço para dormir, repetindo esse ciclo até que ele finalmente durma. O PED é outro método que exige muita paciência e não funciona com todos os bebês; alguns acham o fato de serem erguidos e deitados com tanta frequência muito estimulante e ficam cada vez mais alertas, ao invés de relaxar.

O Método da Cadeirinha

Este método envolve mais lágrimas do que os dois anteriores; contudo, você não deixa o bebê sozinho no quarto. Veja como funciona o método da cadeira: comece fazendo a rotina normal da hora de dormir. Depois, coloque uma cadeira bem perto do berço e sente-se nela enquanto o bebê adormece. O objetivo não é ajudar o bebê a dormir, nem acalmá-lo. Em geral, não se espera que você dê atenção ao seu filho. Você fica na cadeira apenas para tranquilizá-lo e mostrar que está ali. Você vai afastar a cadeira do berço todas as noites até sair pela porta e, por fim, não precisar mais dela.

Como você pode imaginar, dependendo do temperamento do bebê, esse método pode ser muito difícil, e pode levar muitos dias ou semanas. Pode ser difícil evitar interagir com seu filho e provavelmente ele vai ficar um pouco confuso (especialmente se for muito novo) quando você não o fizer. Entretanto, com tempo e consistência, essa pode ser uma boa opção para pais que não querem deixar o filho sozinho chorando, mas não tiveram sucesso com outros métodos.

O Método do Chororô do Bem ( Ferberização )

Este é considerado um método de educação do sono com ‘choro’. Esta técnica exige que se deixe o bebê chorar enquanto se checa de vez em quando para ver se tudo está bem. O objetivo aqui é garantir a ele que você está por perto e mostrar a você que ele está bem. Quando você for checar o bebê, não deve pegá-lo no colo nem interagir muito com ele, mas simplesmente acalmá-lo com sua voz e alguns carinhos durante 2-3 minutos no máximo (fique de olho no relógio). O objetivo deste método NÃO é ajudar o bebê a adormecer – isso é o que ele está aprendendo a fazer sozinho. Em vez disso, a ideia é que ele adormeça sozinho no mesmo ‘ambiente’ em que vai acordar periodicamente durante a noite. Saber como adormecer sem ajuda quando é posto na cama vai abrir o caminho para que ele VOLTE a dormir toda a noite. Com o passar do tempo, aos poucos você aumenta os intervalos de suas ‘visitas’. Na primeira noite, você pode checar o bebê a cada dez minutos; na noite seguinte, pode fazê-lo a cada 15 minutos. Continue a aumentar os intervalos em 5 minutos todas as noites.

O Método da Extinção ( deixar chorar )

Esta técnica envolve muito choro. Ela funciona de um jeito simples – você faz sua rotina para a hora de dormir, coloca o bebê na cama acordado e então sai do quarto sem voltar para checar. Se o bebê chorar, você não vai vê-lo; em vez disso, você o deixa “parar de chorar” sozinho. A ideia aqui é a seguinte: se você deixar que ele chore durante algum tempo e então o “resgata”, vai conseguir que ele chore pelo mesmo espaço de tempo na noite seguinte, esperando ser resgatado de novo.

>>>Lembretes Sobre a Educação do Sono

Não há um método certo ou errado para a educação do sono; tudo depende de seu bebê (um ser único) e de seu estilo único de criação. O que funciona bem para alguns bebês não funciona bem para outros; portanto não se surpreenda se as técnicas que seus amigos ou parentes recomendam não funcionam do mesmo jeito com seu bebê. Escolha uma técnica com a qual você se sinta confortável e que você acha que vai funcionar bem com o temperamento de seu bebê.

 

NOTA 1:

“Qualquer método de educação do sono apresenta diversas variações”. Por exemplo, você pode fazer uma combinação do Método da Cadeira e o PED com muito sucesso e menos lágrimas. Também há meios de dividir cada método em etapas menores, o que recomendamos com frequência. Encontre o que for mais tolerável (porque, francamente, ninguém curte ter que fazer essa educação), mais confortável e o que parecer mais suave, mas eficaz, com seu bebê, dependendo do temperamento e personalidade dele.

Não importa o método que escolher, lembre-se de que você precisa aplicá-lo pelo menos durante uma semana (duas, de preferência) antes de decidir que não está funcionando e desistir. Alguns bebês levam algum tempo para se ajustar a um novo jeito de dormir. Lembre-se de que, com QUALQUER método de educação do sono, o segredo está na consistência.



NOTA 2: Isto não é uma descrição exaustiva de cada uma das técnicas de educação do sono. Para mais detalhes sobre cada uma dessas técnicas ou para ajuda personalizada para implementar qualquer um desses métodos em casa, me contacte!

Quais desses métodos de educação do sono você experimentou? Quais funcionaram e não funcionaram para você?

(102 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

2 thoughts on “5 Técnicas mais comuns da Educação do Sono

  1. Cinthia Barbosa de Oliveira

    Olá, meu bebê tem 6 meses e meio e comecei a ensina-lo a dormir, optei pelo PED, mas foi muito sofrido, ele chorou muito, ele mostrou que consegue, chegou a dormir , depois que eu coloquei e tirei por várias vezes, mas depois acordou e não parou mais de chorar, nem o colo resolveu, ficou muito bravo. Nós dizemos que ele é um menino de opinião, a introdução alimentar também foi difícil, ele não aceita que ninguém lhe dê a comida na boca, depois de três semanas tentando dar papinha e fruta raspada na colher mudei a abordagem e tentei o BLW e deu certo, agora ele está comendo bem. Penso que talvez o método de ensino do sono seja algo parecido, vou ter que encontrar um jeito que se encaixe com sua personalidade. Ele associou mamar àpersonali ser ninado também, ele até dorme bem a noite, 4 a 6 horas direto, depois acorda de 2 em 2, mas de dia é muito difícil faze-lo dormir, tem dia que não dorme, a não ser que eu fique horas ninando, já fiquei 2 horas tentando faze-lo tirar a soneca, e a soneca dura 1 hora só. Se puder ajudar ficarei grata! Obrigada
    Cinthia

    Reply
    1. caiunosono

      Ola Cinthia, tudo bem? A técnica do PED pode funcionar com alguns bebes, mas depende muito mesmo do temperamento! Como você diz, pode ser que o temperamento do seu filho não seja adaptável ao PED. Aos 6 meses com a introdução alimentar, podem ocorrer mais despertares mesmo, devido ao novo aprendizado que é o ” comer”, a introdução de novos alimentos que não seja o leite. Isso é um grande avanço pro seu bebe! Que bom que ele se adaptou ao BLW, é uma boa forma de se introduzir a alimentação, se a mãe se adapta a ele também. Legal que ele dorme direto por 6 horas. Isso é perfeitamente normal e voce tem sorte também! Dormir 6h seguidas significa dormir a noite toda para um bebe de 6 meses. Com relação as sonecas, um bebe de 6 meses precisa em media de 3,5h-4h de sono diurno, divididas em 3 sonecas, sendo a ultima soneca do dia mais curtinha e proxima das 16h.

      Reply

Deixe uma resposta