REFLUXO EM BEBE

refluxo-em-bebe


O diagnóstico de refluxo em bebê parece estar em ascensão. Nós conversamos com muitos pais a cada semana e um bom número deles terá bebês com refluxo. Embora pareça ser diagnosticado mais agora, os bebês com refluxo sempre existiram.

Este artigo vai falar sobre o regurgitação, refluxo infantil e como isso pode afetar o sono do seu bebê.

O que é Bebê com Refluxo?

Primeiro, o que é refluxo? O nome médico é Refluxo Gastroesofágico e alguns conhecem pelo RGE. Tudo isso significa que o conteúdo do estômago retorna ao esôfago. A definição de “refluxo” é “fluir de volta”. Quando colocado dessa forma, mostra como é comum.

Os bebês são conhecidos por regurgitar muito e tenho certeza que muitos de nós podemos lembrar com o quão fofas são as roupas de recém-nascidos! Mas elas só ficam no seu bebê por algumas horas e você está lavando roupa diariamente porque “o leite voltou” !

E por que os bebês regurgitam?

Seu bebê regurgita ou tem refluxo devido a um trato digestivo imaturo. Conforme seu bebê cresce, o trato amadurecerá e menos conteúdo estomacal será regurgitado.

O anel muscular onde o esôfago se encontra com o estômago não está maduro em um bebê e se torna mais firme à medida que seu bebê cresce. A maioria dos bebês para de regurgitar e o refluxo vai embora aos 12-18 meses de idade.

Como saber se o bebe tem refluxo? Quais Sintomas do refluxo em bebê?

O maior sintoma, é claro, é regurgitar (geralmente depois de uma mamada, mas nem sempre), mas se o seu bebê tiver “refluxo oculto”, ele pode ficar desconfortável sem regurgitar também. Seu bebê também pode estar agitado durante uma mamada e alguns até chorarem enquanto você os alimenta.

Você pode ouvir sons borbulhantes durante ou após a alimentação. Se o seu bebê chorar muito quando deitado de costas depois de uma mamada, ele pode estar sentindo desconforto por causa do leite voltando.

Se seu bebê mama pouco, mas frequentemente, recusando-se tomar mamadeiras maiores em comparação com outros bebês de sua idade, ele pode estar sofrendo de refluxo.

*Importante sempre estar em contato com seu pediatra ou qualquer outro profissional de saúde para um melhor diagnóstico.

Quais Sintomas de refluxo em recém nascido?

Não difere do que foi explicado acima. O refluxo ocorre em bebês saudáveis ​​várias vezes ao dia. Desde que seu bebê esteja saudável, satisfeito e crescendo bem, o refluxo não é motivo de preocupação.

Raramente, o refluxo infantil pode ser um sinal de um problema médico, como uma alergia, um bloqueio no sistema digestivo ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Você precisa se preocupar com a regurgitação e refluxo em bebê?

Para a maioria dos bebês, alguns são normais e não os incomodam muito. Se o seu bebê está com fralda molhada suficiente, está ganhando peso de forma adequada e feliz e contente, seu médico provavelmente não receitará qualquer remédio para o refluxo.

Alguns bebês irão se sentir desconfortáveis ​​logo após regurgitar ou se alimentar, mas, por outro lado, podem estar bem, e esses bebês também não receberão medicação.

Para casos mais severos de refluxo, seu bebê pode não comer o suficiente ou regurgitar demais, e pode ter problemas de ganho de peso. Outros são simplesmente infelizes a maior parte do dia e têm despertares noturnos mais frequentes.

Para esses bebês, seu médico pode prescrever medicação, sobre a qual começamos a ouvir mais e mais ultimamente.

Se você estiver muito preocupada e suspeitar que seu bebê tem mais de um caso severo de refluxo ou condições mais sérias, não hesite em conversar com seu pediatra.

Como tratar refluxo em bebê?

Antes de tudo é importante sempre estar em contato com seu pediatra ou qualquer outro profissional de saúde para um melhor diagnóstico.

Refluxo infantil geralmente não é motivo de preocupação. É muito incomum que o conteúdo do estômago tenha ácido suficiente para irritar a garganta ou o esôfago e causar sinais e sintomas.

Quando procurar ajuda médica:

  • Não está ganhando peso
  • Consistentemente regurgita com força, fazendo com que o conteúdo do estômago saia da boca (vômito de projétil)
  • Regurgita um fluido verde ou amarelo
  • Cospe sangue ou um material que se parece como grãos de café
  • Recusa se alimentar
  • Fezes com sangue
  • Tem dificuldade em respirar ou tosse crônica
  • Começa a regurgitar aos 6 meses ou mais
  • Fica irritável depois de comer

Alguns destes sinais podem indicar condições possivelmente sérias mas tratáveis, como a DRGE ou um bloqueio no trato digestivo.

Como o refluxo do seu bebê afeta o sono?

Os bebês com refluxo normalmente precisam se alimentar numa quantidade menor e mais frequentes. Isso evita que a barriga fique cheia demais, o que pode aumentar a probabilidade de que os alimentos voltem a subir.

Seu médico provavelmente também lhe dirá para alimentar seu bebê na posição vertical e para manter seu bebê ereto por um período de tempo depois de comer (geralmente 20-30 minutos), antes de deitá-lo de costas. Um bebê com refluxo precisará de estratégias especiais de sono.

Aqui estão algumas dicas:

  • Considere levantar um lado do colchão do berço de tal forma que o bebê esteja dormindo com uma inclinação. Claro, você deve estar ciente de que o bebê pode rolar até a outra extremidade do berço. Você pode posicioná-lo com os pés em uma das extremidades do berço para evitar rolamentos.
  • Tenha expectativas realistas sobre o sono de seu filho. Seu bebe que acorda a cada hora pode conseguir dormir direto por 12h seguidas? Talvez talvez não. Isso não significa que você não possa melhorar o sono do seu bebê e eu encorajo os pais a ensinar seus bebês dormirem melhor com métodos de sono mais tranquilos, porque chorar muito pode agravar o refluxo.
  • Para casos graves de DRGE, recomendo controlar o refluxo antes de ajudar seu bebê a aprender a dormir melhor. Se você está apenas começando a medicação, espere algum tempo para ver se a medicação está funcionando antes de começar a ensinar ao bebê novos hábitos de sono. Se você está se perguntando se o bebê está desconfortável por causa do refluxo, então isso provavelmente levará a muita inconsistência e mais frustração para todos vocês.
  • Se você está educando o sono para dormir, certifique-se de mudar a alimentação mais cedo na rotina da hora de dormir. Se você tiver que segurar seu bebê por mais 20 a 30 minutos após a mamada, isso aumentará a probabilidade de que ele adormeça sendo mantido nessa posição. Este NÃO é um problema, a menos que ele queira ser segurando dessa forma a noite toda e não é mais um recém-nascido. Aprendemos que as associações de sono são parte integrante do sono do seu bebê.
  • Você pode ter que desmamar seu bebê mais tarde do que a média ou outros bebês de sua idade. A saúde do seu bebê é a prioridade número 1 e, embora o sono também seja importante para seu crescimento e desenvolvimento, garantir que seu bebê esteja se alimentando o suficiente é uma prioridade maior.

Eu tenho muitos clientes com bebês com refluxo, e uma vez que eles têm o refluxo sob controle, seja por medicação ou mudando as rotinas, os bebês com refluxo podem se tornar bons dormidores assim como o resto de nós.

Como o refluxo do seu bebê afetou o sono? Foi muito grave?

Conteúdo:

*publicamos o que consideramos dicas e sugestões seguras, todo o conteúdo da Caiu no Sono são fornecidos “no estado em que se encontram”, sem garantias expressas ou implícitas. Esta publicação não se destina a uso como uma fonte de aconselhamento médico e encorajo a comunicação com o pediatra do seu filho, especialmente para questões médicas, como o refluxo.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

2 thoughts on “REFLUXO EM BEBE

  1. Pingback: Como fazer bebês dormirem? 6 passos para colocar seu bebê para dormir – Conexões de Ideias

  2. Pingback: REFLUXO EM BEBE – Negócios

Deixe uma resposta