Os segredos de como fazer bebê parar de chorar

Os primeiros meses do bebê podem ser muito cruéis com os pais, que passam a pensar dia e noite em apenas uma coisa: como fazer bebê parar de chorar?

O choro do bebê é sua principal forma de comunicação, pois ele não consegue se expressar com palavras ou gestos. Assim, quando há algo de errado, seja fome, dor, tensão, insegurança ou qualquer outro incômodo, o bebê vai pedir ajuda através do choro.

Sabendo disso, como os pais podem atuar para parar o choro do bebê? Como entender os motivos do desconforto? Vamos explicar tudo o que os pais e mães precisam saber para lidar com o choro de seus filhos.

Motivos do choro, como fazer bebê parar de chorar

Os bebês, no geral, choram por vários motivos, sendo os principais:

Além disso, outros fatores podem gerar tensões no bebê, como situações inesperadas ou fora da rotina com a qual ele está acostumado.

Choro no final do dia

O choro do bebê pode varia de motivo em diferentes períodos do dia. O período mais conhecido é o momento do final da tarde.

Esse momento de choro no final da tarde é normal e acompanha a criança por muito tempo de seu desenvolvimento, às vezes, passando tão de repente quanto começa. Geralmente, ele só cessa depois que o bebê aprende a se expressar de outras formas, por volta dos 6 a 8 meses de idade.

Na maioria dos casos, o choro nesse horário é resultado da tensão acumulada pelo bebê ao longo do dia, já que o bebê sofre de estresse, coisa que muitos pais não sabem.

Ao contrário do que muitos pensam, os bebês ficam sim tensos com diversos aspectos: tempo longe da mãe, uma fralda suja, demorar um pouco mais de tempo para saciar a fome etc.

Por isso, os pais devem ser pacientes e esperar o bebê se expressar através do choro para aliviar suas tensões, além de ficar de olho em qualquer coisa que possa causar incômodo.

como fazer bebê parar de chorar

Como fazer bebê parar de chorar?

Existem diversas práticas que os pais podem tentar, de acordo com a situação, para fazer os bebês pararem de chorar. Vamos listar algumas delas abaixo

1. Enrolar o bebê em uma manta

Enrolar o bebê em uma manta faz com que ele se sinta mais aconchegado e protegido, como se ainda estivesse no útero de sua mãe.

Isso pode fazê-lo se sentir mais seguro após chorar por se separar de sua mãe ou ocorrer um evento inesperado: um barulho súbito, uma pessoa nova que o assusta, entre outros casos.

Além disso, após embalar a criança os pais podem tomar algumas ações para fazê-lo se sentir ainda mais seguro:

como fazer bebê parar de chorar

O movimento de vai-e-vem é muito semelhante ao que a mãe faz durante a gravidez para se locomover e ajuda o bebê a ter a sensação que está dentro do útero novamente (o local que ele considera mais seguro).

2. Incentivá-lo a sugar o dedo ou a chupeta

Esse movimento de sugar o dedo ou a chupeta é ótimo para distrair o bebê, passando uma leve sensação de bem-estar.

Pode ser usado como uma maneira para fazer o bebê se acalmar e parar de chorar, além de também ser bastante útil para fazê-lo dormir.

3. Deite o bebê de lado

Colocar o bebê deitado de lado, no colo de um dos pais enquanto segura a cabeça dele ou deitado na cama é uma forma muito utilizada para diminuir o choro, só não se esqueça de nunca deixá-lo sozinho.

Essa posição, chamada de posição fetal, também lembra ao bebê como ele estava no útero da mãe e essa sensação o acalma.

A técnica de enrolar o bebê na manta pode ser utilizada junto com esse modo de deitá-lo de lado, além de também ser possível balançá-lo um pouco para tentar acalmar o bebê quando ele continuar a chorar.

4. Use os barulhos que acalmam

Alguns barulhos são formas excelentes de acalmar os bebês, fazer bebê parar de chorar como os barulhos de secador de cabelo ou do chuveiro. Esses sons que são comuns do dia a dia se propagam na barriga da mãe e o bebê está acostumado a ouvi-los em um volume alto.

Também é fato que esses barulhos funcionam como um som de fundo que faz o bebê se concentrar naquilo que está ouvindo, facilitando a diminuição da tensão.

5. Faça sons contínuos com sua boca

como fazer bebê parar de chorar

Um dos segredos sobre como fazer bebê parar de chorar é usar sons com os quais a criança está acostumada.

A voz dos pais é muito familiar para o bebê e fazer alguns sons contínuos com a boca causa sensação de familiaridade e funciona bastante como um calmante para a criança.

O bebê se acostuma com esses sons repetitivos e, ao reconhecer a voz de quem emite o som, ele fica mais tranquilo e sua tensão diminui.

6. Procure um ambiente tranquilo

Barulho em excesso, muita luz ou a escuridão afetam o bebê e o fazem chorar com mais intensidade. Além disso, muitas pessoas perto dele e o barulho de conversas faz com que o incômodo aumente.

Quando o bebê começar a chorar, procure levá-lo a um local mais tranquilo e lá comece a aplicar as técnicas para fazê-lo parar.

Caso não seja possível sair do ambiente, tente ficar dentro do campo visual da criança, faça carinho e converse com seu filho, a sensação da mãe por perto ajuda bastante no alívio de tensões.

7. Coloque o bebê perto do seu coração

Esta é outra técnica utilizada para simular o ambiente do útero da mãe. Durante a gestação o bebê escuta bastante o barulho do bater do coração da mãe e colocá-lo perto do peito para ouvir esse som pode trazê-lo conforto.

8. Mantenha a calma

como fazer bebê parar de chorar

Por ficarem constantemente preocupados em como fazer bebê parar de chorar é comum que a mãe ou o pai se irritem e fiquem estressados. No entanto, a irritação dos pais pode ser percebida pelo bebê e isso faz com que ele chore mais ainda.

Também é comum que os pais comecem a ficar com raiva do bebê por não parar de chorar e podem acabar balançando muito a criança. Não faça isso! Se estiver muito irritado procure uma pessoa para ficar com o bebê enquanto você se acalma.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta