Sono do Bebê: Como Sobreviver à Regressão do Sono aos 8-9-10 meses

É muito comum que bebês com 8, 9 ou 10 meses de idade tenham problemas de sono, não durmam à noite ou tirem sonecas curtas. Talvez os problemas de sono sejam novos depois que seu bebê passou a dormir a noite ou talvez você sinta que nunca se recuperou da regressão do sono de 4 meses. Este artigo irá discutir o que exatamente está acontecendo com o Sono do Bebê de 8, 9 ou 10 meses.

Sono do Bebê e Regressão do Sono

Quando Acontece a Regressão do Sono de 8 meses? E sobre a de 9 Meses ou 10 meses?

A razão pela qual eu continuo dizendo 8, 9 ou 10 meses é porque essa regressão específica do sono pode acontecer em qualquer uma dessas idades, infelizmente. Enquanto muitas pessoas tendem a notar a regressão do sono de 4 meses quase exatamente em 3 meses e meio a 4 meses, a próxima regressão do sono varia um pouco mais.

Sono do Bebê: Quanto Tempo Dura a Regressão do Sono de 8 meses?

Este período agitado geralmente dura cerca de 4 semanas. Mas é bastante comum que a maioria das regressões durem de 3 a 6 semanas. É por isso que ouvimos falar de crianças de 9 e 10 meses também acordando à noite ou tirando sonecas ou ambos. Eu sei muito bem como 6 semanas podem parecer uma eternidade, quando você não está dormindo! Com a regressão do sono de 4 meses, seu bebê mudou permanentemente a forma como ele dorme. A regressão do sono de 8 meses não é uma mudança permanente na forma como seu bebê dorme.

Sono do Bebê: Por que a Regressão do Sono de 8 meses Acontece?

Na maior parte, a regressão do sono de 8 meses é devida a muito desenvolvimento do cérebro . Seu bebê pode estar engatinhando, sentando, tentando se levantar e assim por diante. Seu bebê também continua absorvendo seu idioma e começando a colocar as coisas em categorias como aprender que algo é um gato, independentemente de cor ou tamanho. Além dos marcos do desenvolvimento, muitos bebês também estão obtendo seus primeiros dentes ou mais dentes.

Sono do Bebê: Necessidades de Sono de 8, 9 e 10 meses de Idade

Seu bebe ainda precisará de 11 a 12 horas de sono durante a noite e de 2 a 3 horas durante o dia. Mas, como em todos os marcos do desenvolvimento, o sono noturno pode ser interrompido enquanto seu bebê está passando por este salto de desenvolvimento. Ou eles estão muito ocupados praticando suas novas habilidades (seja por escolha ou impulsivamente). Ou seu cérebro está muito ligado para se acalmar. Você já teve uma grande reunião, formatura, evento no dia seguinte e não consegue dormir? Com o bebê é a mesma coisa.

Seu bebe de 8 ou 9 meses de idade também está passando por uma transição de soneca e perder a terceira soneca (se é que a teve). Tal como acontece com a maioria das transições de soneca, isso faz com que o seu bebê se sinta exausto. Muitas vezes, mais irritado do que o habitual durante a regressão do sono. Encontrar um novo horário apropriado para bebês pode ser ainda mais desafiador durante a regressão do sono. Não apenas por causa da transição do cochilo, mas também pelo fato de que a regressão do sono pode atrapalhar os cochilos, assim como o sono noturno.

Ele não está cochilando porque você está tentando fazer cochilos na hora errada ou porque está ocupado demais praticando sua nova habilidade? As dúvidas podem aumentar durante esse período e você pode perder a confiança em sua capacidade de cuidar dos filhos. Seu bebê pode ser mais apegado e irritado porque está cansado e essas novas mudanças podem fazê-la se sentir mais insegura. Não tenha medo, provavelmente não há nada errado com seus pais ou seu bebê!

Sono do Bebê: O que Fazer com a Regressão do Sono de 8 Meses que Pode Durar até 9 meses e Terminar em 10 meses?

Você não faz nada porque é uma fase? Você faz o treinamento do sono suave? Você deixa seu bebê chorar? O que você faz com o sono do seu bebê durante a regressão do sono?

Como de costume, minha resposta é muito prática. Eu não concordo em não fazer nada nem ser duro demais. Minha filosofia é que você não quer fazer ou continuar hábitos de longo prazo por uma fase de curto prazo . Existe um meio termo. Se seu bebê está acordando 3-10 vezes por noite, por exemplo, isso ainda é geralmente excessivo, mesmo durante uma regressão do sono.

Isso não é bom para você e, mais importante, não é bom para o seu bebê de 8, 9 ou 10 meses. Seu bebê não consegue dormir por duas horas à uma da madrugada devido a uma posição incontrolável no berço. Você o deixa gritar por duas horas todas as noites? Não, essa não é minha filosofia também.

Sono do Bebê: Dicas Para Ajudar Você e Seu Bebê a Superar Essa Regressão do Sono

  • Não assuma que tudo é devido à regressão do sono de 8 meses . Se seu bebê teve problemas de sono aos 5, 6 ou 7 meses, é improvável que seja essa a regressão do sono a raiz dos seus problemas de sono, agora. Você provavelmente tem um problema persistente que precisa ser resolvido.
  • Não assuma que tudo está começando – veja acima.
  • Se os problemas do sono são novos para você, tenha cuidado ao fazer um novo hábito a longo prazo, como dormir junto, se não for o que você quer. Como mencionei acima, isso pode ser tão curto quanto uma fase de 3 semanas, mas novos hábitos ou rotinas podem durar meses, ou mesmo anos. Consistência ainda é importante.
  • Seja paciente. Seu bebê só passará por este salto de desenvolvimento em particular uma vez (felizmente). Então tente ajudá-lo da melhor maneira possível. Tenha em mente que nem sempre podemos remover o desconforto do nosso bebê, mas podemos estar lá para o apoio.
  • Ofereça apoio aos seus 8, 9 ou 10 meses de idade, mas tente continuar com o seu treinamento do sono, tanto quanto se sente bem para você. Isso significa oferecer apoio extra, assim como você pode ajudar seu bebê a resolver um quebra-cabeça. Mas deixe-o fazer algo por conta própria, para que ela possa continuar aprendendo.
  • Se você nunca tentou a técnica do choro controlado antes, provavelmente não é hora de tentar. Em vez disso, eu recomendo técnicas de treinamento de sono mais suaves para estabelecer as bases. E depois que a regressão terminar, seu bebê provavelmente dormirá bem. Se não, você pode querer considerar mais treinamento do sono.

Como Você Sabe Quando a Regressão do Sono de 8 Meses Acabou?

Bem, você não realmente não sabe. Se você desenvolveu alguns novos hábitos de sono dos quais não gosta, talvez seja necessário mudar esses hábitos. Tenha em mente que temos a sabedoria que seu bebê de 8 meses pode não ter. Uma coisa é a família inteira perder o sono por uma semana, mas semana após semana não é saudável para ninguém. Eu trabalho com as famílias todos os dias que iniciam o treinamento de sono durante esse período de tempo.

Espero que este post lhe dê um vislumbre do que seus 8, 9 ou 10 meses estão passando. Eu ainda acredito que um bebê pode aprender a dormir melhor durante este tempo. Mas lembre-se que pode não ser perfeito, e está tudo bem. Você ainda pode começar a estabelecer as bases, criar novas rotinas e construir confiança em suas habilidades. Obter mais sono a ajudará a lidar com as mudanças e provavelmente ajudará com qualquer complicação adicional também.

Se ele não pode dormir bem, mas está dormindo bem à noite, isso ajudará a preencher a lacuna. O vice-versa também é verdade se ela está tendo problemas para dormir à noite, mas cochilando melhor. Adicionar mais privação de sono normalmente só torna essa fase mais difícil para todos vocês. Então eu nem sempre recomendo esperar, se foram meses de privação de sono que levaram a este ponto e possivelmente podem ser mais 6 semanas e além (sempre há alguma coisa). Eu recebo e-mails todos os dias de pais de bebês de todas as idades e alguns pais de crianças ainda estão “esperando”. Assim como nunca é um momento perfeito para ter um bebê, às vezes nunca é um momento perfeito para fazer uma mudança nos hábitos de sono.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta