Como Sobreviver: Regressão do Sono aos 8, 9 ou 10 meses

É muito comum que bebês com 8, 9 ou 10 meses de idade tenham problemas de sono, não durmam à noite ou tirem sonecas curtas. Talvez os problemas de sono sejam novos depois que seu bebê passou a dormir a noite ou talvez você sinta que nunca se recuperou da regressão do sono de 4 meses. Este artigo irá discutir o que exatamente está acontecendo com o Sono do Bebê de 8, 9 ou 10 meses.

Quando Acontece a Regressão do Sono de 8 meses? E sobre a de 9 Meses ou 10 meses?

A razão pela qual eu continuo dizendo 8, 9 ou 10 meses é porque essa regressão específica do sono pode acontecer em qualquer uma dessas idades, infelizmente. Enquanto muitas pessoas tendem a notar a regressão do sono de 4 meses quase exatamente em 3 meses e meio a 4 meses, a próxima regressão do sono varia um pouco mais. Saiba mais sobre o que é normal ou não clicando aqui.

Quanto Tempo Dura a Regressão do Sono de 8 meses?

Este período agitado geralmente dura cerca de 4 semanas. Mas é bastante comum que a maioria das regressões durem de 3 a 6 semanas. É por isso que ouvimos falar de crianças de 9 e 10 meses também acordando à noite ou tirando sonecas ou ambos. Eu sei muito bem como 6 semanas podem parecer uma eternidade, quando você não está dormindo! Com a regressão do sono de 4 meses, seu bebê mudou permanentemente a forma como ele dorme. A regressão do sono de 8 meses não é uma mudança permanente na forma como seu bebê dorme.

Na maior parte, a regressão do sono de 8 meses é devida a muito desenvolvimento do cérebro . Seu bebê pode estar engatinhando, sentando, tentando se levantar e assim por diante. Seu bebê também continua absorvendo seu idioma e começando a colocar as coisas em categorias como aprender que algo é um gato, independentemente de cor ou tamanho. Além dos marcos do desenvolvimento, muitos bebês também estão obtendo seus primeiros dentes ou mais dentes.

Necessidades de Sono de 8, 9 e 10 meses de Idade

Seu bebe ainda precisará de 11 a 12 horas de sono durante a noite e de 2 a 3 horas durante o dia. Mas, como em todos os marcos do desenvolvimento, o sono noturno pode ser interrompido enquanto seu bebê está passando por este salto de desenvolvimento. Ou eles estão muito ocupados praticando suas novas habilidades (seja por escolha ou impulsivamente). Ou seu cérebro está muito ligado para se acalmar. Você já teve uma grande reunião, formatura, evento no dia seguinte e não consegue dormir? Com o bebê é a mesma coisa.

Seu bebe de 8 ou 9 meses de idade também está passando por uma transição de soneca e perder a terceira soneca (se é que a teve). Tal como acontece com a maioria das transições de soneca, isso faz com que o seu bebê se sinta exausto. Muitas vezes, mais irritado do que o habitual durante a regressão do sono. Encontrar um novo horário apropriado para bebês pode ser ainda mais desafiador durante a regressão do sono. Não apenas por causa da transição do cochilo, mas também pelo fato de que a regressão do sono pode atrapalhar os cochilos, assim como o sono noturno.

Ele não está cochilando porque você está tentando fazer cochilos na hora errada ou porque está ocupado demais praticando sua nova habilidade? As dúvidas podem aumentar durante esse período e você pode perder a confiança em sua capacidade de cuidar dos filhos. Seu bebê pode ser mais apegado e irritado porque está cansado e essas novas mudanças podem fazê-la se sentir mais insegura. Não tenha medo, provavelmente não há nada errado com seus pais ou seu bebê!

O que Fazer com a Regressão do Sono de 8 Meses que Pode Durar até 9 meses e Terminar em 10 meses?

Você não faz nada porque é uma fase? Você faz o treinamento do sono suave? Você deixa seu bebê chorar? O que você faz com o sono do seu bebê durante a regressão do sono?

Como de costume, minha resposta é muito prática. Eu não concordo em não fazer nada nem ser duro demais. Minha filosofia é que você não quer fazer ou continuar hábitos de longo prazo por uma fase de curto prazo . Existe um meio termo. Se seu bebê está acordando 3-10 vezes por noite, por exemplo, isso ainda é geralmente excessivo, mesmo durante uma regressão do sono.

Isso não é bom para você e, mais importante, não é bom para o seu bebê de 8, 9 ou 10 meses. Seu bebê não consegue dormir por duas horas à uma da madrugada devido a uma posição incontrolável no berço. Você o deixa gritar por duas horas todas as noites? Não, essa não é minha filosofia também.

Dicas Para Ajudar Você e Seu Bebê a Superar Essa Regressão do Sono

  • Não assuma que tudo é devido à regressão do sono de 8 meses . Se seu bebê teve problemas de sono aos 5, 6 ou 7 meses, é improvável que seja essa a regressão do sono a raiz dos seus problemas de sono, agora. Você provavelmente tem um problema persistente que precisa ser resolvido.
  • Não assuma que tudo está começando – veja acima.
  • Se os problemas do sono são novos para você, tenha cuidado ao fazer um novo hábito a longo prazo, como dormir junto, se não for o que você quer. Como mencionei acima, isso pode ser tão curto quanto uma fase de 3 semanas, mas novos hábitos ou rotinas podem durar meses, ou mesmo anos. Consistência ainda é importante.
  • Seja paciente. Seu bebê só passará por este salto de desenvolvimento em particular uma vez (felizmente). Então tente ajudá-lo da melhor maneira possível. Tenha em mente que nem sempre podemos remover o desconforto do nosso bebê, mas podemos estar lá para o apoio.
  • Ofereça apoio aos seus 8, 9 ou 10 meses de idade, mas tente continuar com o seu treinamento do sono, tanto quanto se sente bem para você. Isso significa oferecer apoio extra, assim como você pode ajudar seu bebê a resolver um quebra-cabeça. Mas deixe-o fazer algo por conta própria, para que ela possa continuar aprendendo.
  • Se você nunca tentou a técnica do choro controlado antes, provavelmente não é hora de tentar. Em vez disso, eu recomendo técnicas de treinamento de sono mais suaves para estabelecer as bases. E depois que a regressão terminar, seu bebê provavelmente dormirá bem. Se não, você pode querer considerar mais treinamento do sono.

Como Você Sabe Quando a Regressão do Sono de 8 Meses Acabou?

Bem, você não realmente não sabe. Se você desenvolveu alguns novos hábitos de sono dos quais não gosta, talvez seja necessário mudar esses hábitos. Tenha em mente que temos a sabedoria que seu bebê de 8 meses pode não ter. Uma coisa é a família inteira perder o sono por uma semana, mas semana após semana não é saudável para ninguém. Eu trabalho com as famílias todos os dias que iniciam o treinamento de sono durante esse período de tempo.

Espero que este post lhe dê um vislumbre do que seus 8, 9 ou 10 meses estão passando. Eu ainda acredito que um bebê pode aprender a dormir melhor durante este tempo. Mas lembre-se que pode não ser perfeito, e está tudo bem. Você ainda pode começar a estabelecer as bases, criar novas rotinas e construir confiança em suas habilidades. Obter mais sono a ajudará a lidar com as mudanças e provavelmente ajudará com qualquer complicação adicional também.

Se ele não consegue tirar uma soneca, mas está dormindo bem à noite, isso ajudará a preencher a lacuna. Ou vice-versa: se ele está tendo problemas para dormir à noite, mas cochilando melhor. Adicionar mais privação de sono normalmente só torna essa fase mais difícil para todos vocês.

Então eu nem sempre recomendo esperar, se foram meses de privação de sono que levaram a este ponto e possivelmente podem ser mais 6 semanas e além.

Eu recebo e-mails todos os dias de pais de bebês de todas as idades e alguns pais de crianças ainda estão “esperando”. Assim como nunca é um momento perfeito para ter um bebê, às vezes nunca é um momento perfeito para fazer uma mudança nos hábitos de sono.

Me escreva no email inessa@caiunosono.com.br para tirar mais dúvidas, ficarei feliz em poder te ajudar 😉

(120 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

29 thoughts on “Como Sobreviver: Regressão do Sono aos 8, 9 ou 10 meses

  1. Maria Fernanda Senedesi

    Meu filho está com 8 meses e 20 dias! Desde os 5 meses ele dorme as 20 da noite e vai mamar só perto das 5, mama e dorme mais um pouco!
    Mas tem quase 1 semana que mudou tudo! Mudou de 3 sonecas para 2 durante o dia (de 1 hora, 1 hora e pouco cada), mas daí está querendo dormir antes das 20 a noite
    E tem acordado MTASS vezes a noite, um choro desesperado!
    Vou lá ele acalma e dorme de novo! Mas são várias vezes, e tem dias que acorda as 5 e não dorme mais?
    Parece essa regressão?? Preocupada pq ele dormia tão bem :/

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Maria Fernanda!
      Certo, ele já conseguiu fazer a transição de 3 para 2 sonecas e vc precisará ajustar a hora de dormir a noite 😉
      Se ele pede para dormir mais cedo, é necessário fazer este ajuste para que ele consiga adormecer com mais facilidade, sem irritação. Dependendo de como esta o dia dele, pode influenciar o sono da noite (excesso de estímulos, falta de sono durante o dia ou sono demais, dentes para nascer, alguma mudança na rotina da família, ambiente de sono não adequado ao sono etc ) E normal nesta idade acordar 1-3x para mamar e voltar a dormir, se seu bebe esta acordando alem disso pode indicar que alguma necessidade não foi atendida. Eu precisaria te acompanhar para te aconselhar mais precisamente 😉
      Conte comigo se precisar de ajuda personalizada! inessa@caiunosono.com.br

      Reply
  2. Josiane Braga

    Meu bebê tem 8 meses e meio. Sempre teve problemas pra dormir. Durante o dia os cochilos duram uns 20 min. E por mais que eu tente ela tira esses cochilos 2 vezes no máximo. Mas sempre tento fazer ela dormir mais vezes sem sucesso. A noite é um caos, ela começa a coçar os olhos 0or volta de 21h e só dorme as 00h. E acorda umas 3 ou 4 vezes de madrugada. Não sei o que fazer

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Josiane, aos 8 meses alguns bebes ja conseguem fazer 2 sonecas ao dia, mas dormir 20′ seria pouco para idade dele. Eu sugeriria tentar fazer dormir mais tempo, pelo menos 1h em cada soneca, da forma que vc conseguir. Se precisar dormir mamando, no colo, com ninar, é melhor ajuda-lo a dormir dessa forma para que ele possa descansar bem e não ter dificuldades em adormecer de noite. Pelo seu relato, me parece que seu bebe esta bem cansado e nao consegue relaxar o suficiente para permanecer dormindo a noite. Se precisar de ajuda personalizada conte comigo! Me escreva inessa@caiunosono.com.br

      Reply
  3. Lenir

    Olá meu bebê está com quase 11 meses ,nunca dormiu a noite toda mas há pouco mais de um mês piorou acorda e não quer mais dormir às vezes quer brincar outras vezes fica de virando no berço parece que não encontra uma posição pó tá voltar a dormir ,outras vezes se mexe bastante mesmo dormindo ,será a regressão do sono?

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Lenir!
      Pode ser sim, ainda um finalzinho da regressão acontecendo. Longos despertares por 1h ou mais costumam indicar que os dentes estão vindo. Os bebes dessa idade costumam se mexer bastante no berço, é comum. Se ele não esta chorando ou pedindo ajuda, procure deixar seu bebe se mexer ate achar uma posição que goste para dormir sozinho. Ele esta tentando “se ninar”, mexendo para todos os lados. Algumas crianças até balançam a cabeça de um lado pro outro 😉

      Reply
  4. Leticia

    Bom dia! Tenho um bebê de 9 meses e meio…sempre dormiu bem dentro do sono considerado normal para os bebês…um pouco antes de completar os 7 meses ele começou com sono agitado,engatinhava e sentava dormindo…durou até os 8 meses. Ele começou a engatinha aos 5 meses e meio. Agora ele tem dormido agitado novamente, acorda várias vezes a noite e senta na cama, o primeiro dentinho dele durou e tem mais dente por furar, será esse o motivo do sono agitado? Ou ele tem algum problema com sono? Durante o dia faz de duas a 3 doenças de uma hora/uma hora e meia cada e o restante do tempo é engatinhando e explorando a casa.

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Leticia! Me parece que ele esta passando sim pela regressao de sono 8-10 meses. Dentes e acordar diversas vezes de noite tentando praticar alguma nova habilidade como vc descreveu acima é bem comum nessa idade. Que bom que ele tem dormido bem de dia, esta otimo! Procure manter a rotina e gastar bastante energia, bom sono durante o dia e esperar a fase passar! Se precisar me escrever pra tirar mais duvidas, me mande um email inessa@caiunosono.com.br 😉

      Reply
  5. Adriane matias Nunes da luz

    Bom dia eu tenho um bebê de 8 meses ele desde que nasceu nunca dormiu bem nós chochilos durante o dia só os minutos mais a noite agora ele está dormindo bem. Mais ele fica muito irritado durante o dia só que o colo o que eu faço me ajude por favor não guento mais meus braços minha família mora longe e meu marido trabalha o dia inteiro

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Adriane! Estamos nos correspondendo via email! Obrigada

      Reply
  6. Edialyda

    oi tudo bem tenho uma bebe de 8 meses e ela nunca dormiu bem mais passou a dormir de dia 1h 1h e meio por dia e agora para dormir a noite e uma tortura ela não quer dormir no berço no braço ele dorme quando coloco no berço ela acorda e faz maio escândalo tem vez que é 2h da manha e nada dela dormir não sei mais oque fazer.

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Edialyda, tudo bem? Eu precisaria entender mais como esta a rotina da sua filha para saber se seria falta de sono durante o dia ou qq outro motivo dos despertares noturnos. Pela regressão de sono, pode ser que esteja incomodada com tantas mudanças neurológicas (amadurecimento acelerado) e novos desafios para idade. Fale comigo pelo email inessa@caiunosono.com.br terei o prazer em saber mais da sua situação! Obrigada pelo contato.

      Reply
  7. Danieli

    Olá meu bebê tem 9 meses recém completados, sempre dormiu bem, só acordava a noite 1 ou 2 x para mamar no peito, faz 2 semanas que começou a acordar muito a noite e tb as sonecas da tarde estão bem curtas, e faz 2 dias que acorda de hora em hora chorando muito como se estivesse assustado, seria esse o problema? Alguma dica para melhorar isso? Quanto tempo dura essa regressão do sono?

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Olá Danieli, sim provavelmente é a regressão de sono. Mas veja: se seu bebe não consegue permanecer dormindo na primeira metade da noite (desde a hora que dorme até pelo menos meia noite) pode ser que ele esteja cansado demais para dormir mais tranquilo, isto é, pode ser que as sonecas do dia não estejam sendo restauradoras. Tente caprichar nas sonecas, tentando alonga-las, pelo menos 40-45 min de sono que é o minimo para essa idade. A regressão dos 8 meses não tem um tempo exato para passar, dependente de cada bebe. Algumas famílias notam 2 semanas outras um pouco mais.

      Reply
  8. Wendell Chaves

    Nosso bebê tem 8 meses e meio e desde muito novo quase não dorme. Nunca dormiu uma noite inteira. Ele faz as vezes 3sonecas no dia mas na maioria 2. Ele acorda de hora em hora. Só dorme a noite chupetando o peito, e mesmo chupetando acorda de hora em hora. As 5:30 da manhã acorda e eu o levo para outro compartimento e o coloco na rede para ele tentar pegar no sono balançando até umas 6:30 e dorme até às 7:30. Faço isso p minha esposa poder dormir um pouco. Saio com ele pra passear e retorno as8h ele toma café, banho e por volta de 9:45 ou 10h embalado sozinho na rede dorme ate as 11h ou 11:30 almoça, brinca, toma banho e por volta das 14 Balado na rede dorme até às 15h ou 15:30. Brinca, lancha, brinca e as 17:30 janta, toma banho e as 18h começa a luta p o sono, fica com a mãe se balando na rede e chupetando de um seio a outro e dorme por volta das 18:45 ou um 19h sozinho na rede e vai até às 21h e daí por diante acordo de 1h/1h chupeta e volta p rede ou fica na cama com a gente dormindo e acordando. Não sabemos mais oq fazer.

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Olá Wendell, tudo bem?
      Que bom saber que ele tem dormido pelo menos 2 sonecas ao dia, pelo que você me escreveu, ele faz uma soneca de mais de 1h de duração cada uma. Certo? As janelas de sono ou intervalo acordado entre as sonecas me parecem estar ok para idade dele. O que pode estar acontecendo é que ele está passando realmente pela crise dos 8 meses, que é uma fase normal do desenvolvimento dos bebês. Geralmente os bebês de 8 meses já conseguiram prolongar a primeira parte do sono noturno, que é contada do momento que ele dorme até o primeiro despertar, por volta de 5-6h direto. Se ele tem acordado com menos tempo que isso, pode ser que algum ajuste na rotina ou no ambiente de sono possa ser necessário.

      Dormir a noite inteira com 8 meses, a grande maioria dos bebês ainda nao consegue pois eles ainda sentem alguma fome no meio da noite. Não se preocupe, é normal nessa idade ainda acordar 2-3x para mamar.

      Reply
  9. Daniela silveira

    Qual o melhor horario q vc indica ?? .tenho gemeas apesar delas dar um cochilo bom de dia nao compensa o sono da noitee ..algumaa dica???

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Daniela, o melhor horário que vc diz seria para dormir de noite ou sonecas do dia? Para isso eu precisaria saber que hora suas filhas acordam para começar o dia… A partir desse horário você começa a contar quanto tempo de janela de sono elas conseguem ficar acordadas. Veja como calcular a janela de sono:

      8-10 meses – a janela de sono é de aprox. 2 a 2.5h. Se seu bebe já parou de fazer a 3a soneca: após acordar da segunda soneca, o período acordado até a hora de dormir (noite) pode ser maior, em aprox. 3 a 3,5h acordado. 

      Reply
  10. Lucas manoel

    Meu bebê tem 8 meses e meio, ele parou de dormir muito dorme pouco, tira pequenos cochilos de dia, quando dorme a noite acorda após 1 hora no máximo nos grito parece que tá morrendo de dor ou assustado, isso consome muito minhas esposa e eu, está bem difícil, mais vejo que muitas pessoas passam por isso, li sobre a regressão do sono de 8 até 10 meses fiquei um pouco mais tranquilo, isso parece ser uma fase que passa, logo ele está melhor para dormir, assim espero kkk , se tiver alguma dica que possa nos ajudar agradeço.

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Lucas! A regressão de sono dos 8 meses também marca a transição de 3 sonecas para 2 sonecas ao dia. E essa transição faz com que o sono fique “bagunçado” até que o organismo do seu bebe se adapte para 2 sonecas. Veja que seu bebe acorda chorando muito de noite, logo apos pegar no sono, isso provavelmente se deve ao fato que esta precisando dormir melhor durante o dia (sono de mais qualidade), o cansaço de não dormir bem durante o dia todo se reflete a noite (o famoso efeito vulcão). E para isso é preciso tentar melhorar as sonecas durante o dia, tentando alongá-las. Conte comigo se precisar de uma ajuda mais personalizada!

      Reply
  11. Andreia

    Meu bebê acorda duas a três vezes a noite e só dorme se chupetear o seio… Se não der o seio ele não dorme… Não tem jeito… Chora muito e se agita e então nem o seio acalma acaba ficando cansado e por fim dormindo comigo!!

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Andreia, fique tranquila, a maioria dos bebes de 8 meses ainda podem acordar de 2-3x a noite precisando se alimentar ou ter suas necessidades afetivas atendidas, principalmente nessa fase da regressão do sono. A cama compartilhada pode ser uma aliada se a família toda dormir bem nesse tipo de arranjo. E não se preocupe se criar agora um habito que você não queira a longo prazo, pois no momento que sentir que é hora do bebe dormir no berço/quarto dele, você poderá ensina-lo outros hábitos de sono. Conte comigo se precisar de uma ajuda mais personalizada!

      Reply
  12. Kellem

    Minha bebê de 8 meses e meio tbm não dorme a noite toda e pra piorar, só pega no sono novamente se “chupetar” o seio. As soneca do dia são curtas.
    Me sinto impotente e um fracasso por não conseguir q ela durma sem auxílio.

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Kellem, fique tranquila, a maioria dos bebes de 8 meses ainda acordam por volta de 2-3x a noite precisando se alimentar ou ter suas necessidades afetivas atendidas. Durante a fase de regressão de sono, observamos que as sonecas podem ficar “bagunçadas” até que se estabilizem em 2 sonecas mais longas, uma de manha e outra de tarde. Para isso você deve ajuda-la a dormir 😉 e com o tempo pode ir ensinando a dormir sem muita ajuda. O bebe precisa de contato dos cuidadores na hora do sono para se sentir seguro e dessa forma poder relaxar e dormir tranquilamente.

      Reply
  13. estudandopedagogia – Feira de Santana/BA
    Luciana

    Meu bebê de 8 meses e meio nunca dormiu uma noite inteira, mas até os 4 meses acordava apenas 1 a 2 vezes na noite. De lá pra cá acorda de hora em hora, não sei mais o que fazer, tô pensando até em pedir exames ao médico porque não aguento mais 🙁

    Reply
  14. Beatriz Feitosa

    Eu já nem sei o que fazer, meu bebê vai fazer 8 meses, nunca dormiu bem, inda acorda uma ou duas vezes à noite, quando dorme durante o dia é entre 15 a 30 minutos, o total do sono dele não passa dec10h por dia. Eu só preciso de ajuda, nem sei a quem recorrer.

    Reply
    1. caiunosono – Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br
      Caiu No Sono

      Ola Beatriz! Estou lhe respondendo pelo email! Obrigada pelo contato 😉

      Reply
  15. Nadeje Souza de Morais

    Meu bebê de 8 meses e meio, dorme bem a noite.. Em média 11 hras.
    Já de dia a única soneca não dura 1h:30min…
    Tem algo que poderia fazer para melhorar a soneca da tarde?
    Tem me consumido muito, não consigo fazer nada.

    Reply

Deixe uma resposta