Regressão do Sono dos 4 meses : O que Fazer ?

A Regressão do Sono dos 4 meses é complicada para a maioria dos pais de primeira viagem – ela parece surgir do nada. Quando você acha que o sono do bebê está melhorando e que você vai ficar numa boa, BUM!, tudo desmorona.

Então, é fácil ver porque a Regressão do Sono dos 4 meses é um tema tão popular das minhas clientes.

Ouço de vários pais que querem saber como podem se preparar para a Regressão do Sono dos 4 meses, o que fazer nesse período e como podem se recuperar dele e pôr o sono de volta nos trilhos.

Bem, não fique mais na dúvida – vou lhe dar todas as informações (e mais) na nossa lista de verificação da Regressão do Sono dos 4 meses.

O Que Fazer Antes da Regressão do Sono dos 4 meses

  • Quando recém-nascido, os padrões de sono são muito diferentes dos padrões de sono de bebê “mais crescido”. Então temos que manter expectativas realistas. Há algumas dicas de educação de sono suaves para recém-nascidos, mas não espere DEMAIS do sono nesse período.
  • Não imagine que qualquer coisa sobre o sono no recém-nascido é permanente. Se o bebê dormir a noite toda algumas vezes, você pode imaginar que o pior já passou e que as preocupações com o sono vão desaparecer.
  • Apesar de isso poder acontecer (acontece com algumas poucas famílias felizes!), a maioria dos pais diz que os padrões de sono são muito inconsistentes nos primeiros 3-4 meses de vida – e que a regressão do sono dos quatro meses costumar a perturbar até hábitos de sono no dorminhoco mais obstinado.
  • Apesar de ser uma ótima ideia criar uma base de hábitos de sono saudáveis para o recém-nascido, você não vai querer ficar exausta buscando o sono perfeito. A grande parte do progresso que você fizer vai ser afetado pela regressão do sono dos quatro meses.

 

 

O Que Fazer Durante a Regressão do Sono dos 4 meses (ou como Sobreviver Sem Perder a Cabeça)

  • Para começar, lembre que essa é uma fase temporária. Seu bebê não vai acordar tanto durante a noite para sempre, ou cochilar tão pouco. Esses são apenas os efeitos de um salto de crescimento e desenvolvimento do bebê.
  • Se seu bebê fica numa creche, avise a cuidadora que ele está passando pelo período de regressão. Forneça detalhes de como ela deve lidar com a agitação adicional e as sonecas perdidas ou mais curtas.
  • Não gaste muita energia tentando melhorar o sono do bebê durante o período de regressão. Se você puder, geralmente é melhor não praticar a educação do sono nessa fase, já que o cérebro do bebê está ocupado demais com o imenso crescimento e desenvolvimento que está ocorrendo nesse período para aprender novos hábitos de sono.
  • Se você já trabalhou o auto-relaxamento e a colocação do bebê para dormir acordado antes da chegada da Regressão do Sono dos 4 meses, você pode continuar com sua rotina de sono habitual (se as perturbações do sono do bebê forem contornáveis). Ou você pode suspender seus esforços e voltar a pôr o bebê para dormir do jeito que puder (se o sono do bebê estiver totalmente atrapalhado devido à regressão).
  • Esteja preparada para mudanças nas sonecas e nas mamadas durante essa fase! Acordar mais a noite e menos sonecas podem levar ao excesso de cansaço. Portanto não hesite em oferecer sonecas adicionais e mais longas ou colocar o bebê para dormir mais cedo.
  • Durma mais, se puder. O bebê não é o único cujo sono está sofrendo durante essa regressão. Acordar mais a noite pode ser bastante difícil para você também.

O Que Fazer Depois da Regressão do Sono dos 4 meses: Criar Novos Hábitos de Sono Permanentes

  • Pode ser difícil saber exatamente quando a Regressão do Sono dos 4 meses terminou. Para algumas famílias, parece durar menos que uma semana, enquanto para outras dura mais que seis semanas. Como regra geral, porém, você pode esperar que ela dure de 2-3 semanas.
  • Quando a fase terminar, você pode notar que o sono do bebê melhora e volta a um estado quase normal. Entretanto, algumas famílias contam que parece que a Regressão do Sono dos 4 meses nunca termina – seus bebês ainda ficam agitados meses depois.
  • Você não precisa iniciar a educação do sono no momento em que a regressão terminar. Algumas famílias preferem esperar até os bebês completarem seis meses ( eu recomendo a partir dos 6 meses). Nessa idade o sono costuma se consolidar e as sonecas do bebê costumam ficar mais longas e previsíveis. Nesse ponto também fica mais fácil para a maioria das famílias adotar uma programação diária mais consistente.
  • Contate a Caiu No Sono para pedir ajuda. Não posso terminar sem acrescentar esse detalhe. Pôr o sono de volta nos trilhos depois dessa fase pode ser difícil, mas um Plano de Sono Personalizado pode fazer uma grande diferença.

Contato: inessa@caiunosono.com.br 

E vocês, como estão passando pela fase da Regressão do Sono dos 4 meses? Me contem!

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Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

2 thoughts on “Regressão do Sono dos 4 meses : O que Fazer ?

  1. Mayara

    Leio muito sobre o bebê hj em dia, pois mãe de primeira viagem e o q mais tenho são dúvidas kkkkkk
    Aqui estamos passando exatamente por essa fase e estava ficando maluca com td o q lia. Desde q td o q eu fizer agora ele vai aprender até a começar a treinar o sono dele agora q é a fase ideal pra isso e q não devo sair da rotina de jeito nenhum .
    Estava desesperada pensando como faria isso com um bebê todo fora do normal dele.
    Esse artigo veio como uma luz. De verdade. Salvou minha vida e me deixou mil vezes mais calma.
    Mto obrigada msm! Se eu for contratar uma consultoria de sono com ctz será essa!

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    1. caiunosono

      Ola Mayara!
      Essa fase é bem intensa, não é mesmo?
      Fico contente que meu artigo pode deixa-la mais tranquila para enfrentar mais uma fase do seu bebe!
      Qualquer duvida estou a disposição, só me enviar um email!
      Fique a vontade: inessa@caiunosono.com.br
      Abraços.

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