REGRESSÃO DO SONO TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

regressão-do-sono

Regressão do sono,  é provável que você não saiba que essa frase existia antes de ter um bebê. Seu bebê acorda a cada vinte minutos e você está exausta? Seu bebê está em plena campanha anti-soneca? É, provavelmente você já a conhece bem.

O que é regressão do sono?

A regressão do sono é um espaço de tempo (aproximadamente entre 1-4 semanas) em que o bebê que vem dormindo bem repentinamente começa a acordar. Seja de noite e/ou pulando sonecas (ou tirando sonecas curtas) sem motivo aparente.

Os pais geralmente afirmam ser pegos totalmente desprevenidos! Você acha que superou todos os desafios do sono de seu filhinho, mas de repente, do nada, você volta às noites insones e sonecas inexistentes.

É, no mínimo, frustrante!

Quando e porquê as regressões do sono ocorrem

Lembre-se, os bebês são diferentes e o que acontece com o filho de seus amigos pode não acontecer com o seu. Ou seja, seu bebê pode apresentar alguns sinais de regressão em alguns desses períodos, mas não outros. Assim, há alguns períodos em que a maioria dos bebês apresenta pelo menos uma leve regressão do sono:

Regressão do sono dos 4 meses

Aos 4 meses, o seu bebê deixou os padrões de sono de recém-nascido e dorme mais como um adulto. Acorda com frequência a noite (e muita agitação) e também sonecas mais curtas.

Regressão do sono dos 8 meses (às vezes, dos 9 ou até dos 10 meses)

Isso ocorre graças aos marcos de desenvolvimento que acontecem por volta dos 8, 9 e 10 meses. Nessa etapa, a maioria dos bebês está dando grandes passos no aspecto físico – aprendendo a engatinhar, a se levantar, a se deslocar, etc. Também está ocorrendo um grande desenvolvimento cerebral.

O bebê está assimilando a linguagem de modo impressionante! Finalmente, nesse período estão nascendo alguns dentes na maioria dos bebês. Juntando tudo: você vai ter um bebê que acorda mais a noite, tira sonecas mais curtas (quando as tira) e fica bastante mal humorado.

Regressão do sono dos 11 meses (ou 12 meses)

Essa regressão parece não afetar tanto como as outras regressões. Talvez ela seja menos comum. Seja como for, esta regressão tem muito a ver com sonecas. De repente, que o bebê começa a recusar a segunda soneca e tenta passar o dia com apenas uma.

Muitos pais supõem que esta é uma transição normal e que significa que seu bebê está pronto para só uma soneca diária. Entretanto, encorajo os pais a tratá-la como uma regressão. A maioria das crianças, realmente, não está pronta para tirar somente uma soneca por dia até por volta dos 15 meses.

Regressão do sono dos 18 meses

Ah, pais – essa é incrível. Por quê?

Porque agora seu bebê está crescido anda, fala (bom, pelo menos, balbucia) e faz birra. Essa regressão tem muito a ver com a recém-descoberta independência de seu filho. Ele está aprendendo que tem opiniões! E melhor ainda, pode expressá-las gritando NÃO! a plenos pulmões.

A ansiedade da separação também começa a entrar em ação! Seu bebê pode estar bem angustiado quando você o deixa na hora da soneca ou quando sai do quarto na hora de dormir.

Finalmente, a dentição ainda é um problema aos 18 meses. Muitas vezes, os molares estão nascendo (aqueles dentes enormes que provocam muita dor!) nesse período.

Regressão do sono dos 2 anos

Para falar a verdade, a Regressão Do Sono dos 2 anos costuma ser menos evidente que as outras. Isso ocorre porque há muitos fatores que podem causá-la. Para começar, o tempo em que seu filho de 2 anos fica acordado aumenta, mas enquanto ele faz essa transição, o sono pode ser perturbado.

Também é provável que seu filho de 2 anos esteja passando por grandes transições na vida. Temos como exemplo o desfralde e a transição do berço para a cama (e, talvez, até ganhar um irmãozinho!). E, por volta dos 2 anos, muitas crianças começam a ter pesadelos assustadores. Tudo isso pode provocar uma regressão muito séria e exaustiva nessa idade.

Como superar a regressão do sono?

Agora que você já sabe o quê, o porquê e o quando das Regressão Do Sono habituais.

Quando você ultrapassar o pior da Regressão Do Sono dos 4 meses, vai querer ajudar o bebê a eliminar as associações do sono e ajudá-lo a aprender a adormecer sem sua intervenção. Uma vez conseguido isso, ele está pronto para dormir a noite toda e estabelecer uma rotina mais previsível para o dia.

Quanto às outras regressões do sono, aqui estão algumas dicas para enfrentar esse desafio SEM desfazer todo o progresso na educação do sono conquistado até agora:

  • Não tenha receio de oferecer mamadas adicionais.
  • Saltos de crescimento podem ser componentes das regressões do sono, portanto não se preocupe em oferecer uma mamada adicional a noite (ou mesmo de dia) vez ou outra. Lembre-se – isso é temporário. Você vai acabar voltando aos seus horários normais.
  • Ofereça consolo quando necessário, mas evite criar maus hábitos novos (ou recuperar os velhos)
  • Definitivamente, você vai precisar oferecer ao bebê muitos beijos e abraços durante a Regressão Do Sono e não há nada de errado nisso.
  • Mas evite criar novas associações de sono – evite ninar o bebê para dormir regularmente ou dar-lhe de mamar até que durma. Evite também recuperar velhos maus hábitos – se, por exemplo, você conseguiu tirar a chupeta do bebê, não volte a oferecê-la durante a regressão do sono.

Peça ajuda, apoie-se em seu parceiro.

Regressão Do Sono duram algum tempo (até 4-6 semanas, em alguns casos). E se você estiver agindo como deve e tentando lidar com o problema sem criar novas associações de sono, certamente vai ficar cansada. Este é o momento de pedir ajuda de qualquer um que a ofereça. Peça a amigos e parentes para ajudá-la (com seu bebê ou com os cuidados com a casa).

Tente colocá-lo na cama mais cedo.

Regressão Do Sono podem provocar noites mal dormidas, o que pode provocar exaustão e pode rapidamente gerar mais noites mal dormidas. Nooossa! Assim, para evitar a exaustão, coloque o bebê para dormir mais cedo, se necessário.

Como você está lidando com as regressões do sono do seu pequeno?

(52 Posts)

Inessa Sato 👦🏻 mamãe do Vini 😴 consultora do sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

15 thoughts on “REGRESSÃO DO SONO TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

  1. Beatriz

    Olá, tudo bem? Meu nome é Beatriz tenho uma bebê de 12 meses e tenho total certeza que passei por todas as regressões. Minha bebê teve muita cólica até uns 5/6 meses e foi diagnosticada com refluxo tardiamente… nunca, até o momento, dormiu uma noite toda. Ela não me dá trabalho nenhum pra dormir (só dorme mamando) nunca consegui faze-lá dormir de outra forma) chorava copiosamente quando tentava nina-lá por exemplo. Temos rotina, faço todos os dias a mesma coisa desde a hora de levar… mas, acorda a noite é sempre… alguns dias mais outros menos. Será que consegue me ajudar?

    Reply
    1. caiunosono

      Ola Beatriz, acabei de te enviar um email! Veja se recebeu.
      Abraços, Inessa.

      Reply
    2. Desiree

      Olá meu nome é Desiree meu caso e igual o teu Beatriz. Minha filha tem 6 meses. Não sei mas o que fazer 😭

      Reply
      1. caiunosono

        Ola Desiree, tudo bem? Bebes que tiveram muito refluxo nos primeiros meses tendem a solicitar mais colo para que possam aliviar o desconforto. Se ela não tem mais cólicas ou algum sintoma de alergia como a APLV acho que podemos tentar ensina-la a dormir com menos dependência! Aos poucos inserindo uma boa rotina com atividades e alimentação, respeitando os horários de sono do dia e da noite conseguimos melhorar bastante!
        Vou te mandar um email com mais informações sobre o sono do bebe de 6 meses! Qq duvida estou a disposição!

  2. Andressa Sayuri Ortega

    Olá,tudo bem? Meu nome é Andressa e tenho uma bebê de 1 ano e 1 mês… A minha nenem não consegue dormi sozinha de jeito nenhum ja tentei de várias formas mas ela só dorme se eu estiver do lado dela,e por mais que ela ja completou 1 aninho ela ainda acorda pra mamar no peito… Será que você poderia me ajudar?

    Reply
    1. caiunosono

      Ola Andressa, tudo bem? Claro que posso te ajudar! Estou lhe enviando um email para nos falarmos melhor ok?

      Reply
  3. Juliana Layher

    A minha filha está com 18 meses. Sempre dormiu muito bem, a noite toda… e agora, faz 2 semanas que acorda 3 vezes durante a noite e só dorme se ficamos no quarto dela, junto com ela.
    Me parece muito com a regressão dos 18 meses acima relatada.. até porque, não consigo imaginar qual seria o problema… estou cansada e meu marido também. É apenas uma fase?? Ou alterou o sono dela de vez?

    Reply
    1. caiunosono

      Ola Juliana tudo bem? Se a rotina esta mantida e não houve nenhuma mudança dentro da dinâmica familiar, muito provavelmente seja a regressão e/ou um salto de crescimento. Nesses momentos, intensifique o contato durante o dia, se ela mama de mais o mamá, mas nao deixe que se instale maus hábitos de sono para que quando essa fase passar ela volte a dormir bem e sem ajuda. Se precisar de ajuda estou por aqui!

      Reply
  4. JHOVANA BITENCOURT

    Olá, minha bebê está com 10 meses e sempre e uma luta pra dormir. Chora bastante, mesmo mamando.. resolvi tirar o peito nessa hora de dormir. O que piorou mais ainda. É além de dormir chorando, acorda várias vezes da mesma maneira. Me ajude

    Reply
    1. caiunosono

      Ola Jhovana! Para poder te ajudar precisaria saber mais detalhes da rotina dela.
      Geralmente aos 10 meses estamos passando por um salto de crescimento, veja se voce nota alguma diferença nela. Já leu mais sobre regressoes de sono ? Tem um link aqui de um post do blog https://caiunosono.com.br/2017/08/07/regressoes-do-sono-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
      Observar as janelas de sono para a idade dela e colocar para dormir sempre nos mesmos horarios ajuda bastante a evitar a irritaçao.

      Reply
  5. Priscilla

    Boa noite, meu nenê tem 2 meses. E nunca dormiu mais de 2h seguidas. Ele faz cochilos de no máximo 2h durante o dia, uns 3 cochilos, mas a noite ele dorme no máximo 1h. E sempre quer o peito, eu tento acalma-lo de outra forma mas n tem jeito, procura o peito e fica irritado se eu não der. Estou implantando uma rotina, tentando seguir a mesma rotina todos os dias, mas Ainda n vi resultados. Será q p um bebê de 2 meses tem solução ou eu preciso esperar q ele cresça mais? Obrigada

    Reply
    1. caiunosono

      Ola Priscilla, Seu bebezinho é muito novinho! é natural que acorde varias vezes para poder mamar. Acho que se ele faz sonecas de aproximadamente 2h está ótimo para a idade dele! O total de horas de sono diurno fica em torno de 6h com 3 sonecas. Também muito natural ele querer o peito para dormir, ele ainda precisa de muito contato seu. O que recomendo é retirar o peito quando você sentir que ele não esta mais mamando efetivamente, quando começa a “chupetar” você retira o peito e tenta ninar um pouco. Legal também que esta tentando implantar uma rotina, isso ajuda bastante o bebe prever que é a hora de dormir. Mas dentro dessa rotina tente seguir mais atentamente as janelas de sono, para que o bebe nao passe do ponto, ou seja , passe da hora de dormir e fique muito difícil para faze-lo dormir.

      Janela de sono para bebes de 2-3 meses – Tempo acordado = Duração da última hora de sono até 60-80 minutos.
      Nessa idade se o bebê dormir menos de 45 minutos você deveria tentar esticar a soneca , se preciso embalando, segurando, ninando, etc para que a soneca dure pelo menos 45 minutos mas se não adiantar ( como a maioria das vezes acontece) apenas calcule o tempo acordado pela duraçao da última hora de sono em vez de tempo máximo.

      Reply
  6. karina

    Ola meu bebe dormia bem com 4 meses esta acordando toda hora e uma fase que passa.
    quero ensinar ele a dormir da forma certa devo esperar passar essa tempestade se passar?

    Reply
    1. caiunosono

      Ola Karina, obrigada pelo contato!
      A regressão do sono dos 4,5 meses é bem difícil não é mesmo? Eu cuidaria da higiene do sono mesmo durante essa fase intensa, respeitando os horários de soneca e sono noturno. Assim, muito provavelmente ele irá adormecer mais facilmente a noite e pode ser que diminuam os despertares noturnos. Não costumo indicar um método noturno para ensinar a dormir direto aos 4 meses, porque o bebe é muito pequeno e ainda necessita da alimentação noturna.

      Reply
  7. Pingback: MEU BEBÊ NÃO DORME A NOITE - SONO DO BEBE

Deixe uma resposta