Explicando a Regressão de Sono do Bebê de 4 meses

Explicando a Regressão de Sono do Bebê de 4 meses (às vezes dos 3 ou 5 meses também!)

Esse artigo irá explicar o motivo de crianças com uma boa rotina de sono modificarem totalmente seus hábitos ao chegarem perto dos 4 meses de idade. (embora possa ocorrer um pouco mais cedo, aos 3 meses, ou mais tarde, aos 5 meses). Para alguns bebês, a Regressão de Sono dos 4 meses acaba sendo relativamente tranquila e bastante breve. Para outros, esta regressão é uma fase bastante difícil marcada por muito choro, além de ter duração indeterminada.

Regressão de Sono dos 4 meses: Como seu recém nascido dorme durante as primeiras semanas?

Sim, este é um artigo sobre a Regressão de Sono dos 4 meses, então deveríamos falar sobre bebês com 4 meses de idade, certo? Nós iremos logo logo – mas primeiro, precisamos retornar aos dias de recém nascido do seu bebê.

Quando uma criança recém nascida dorme, ela regula entre fases ‘’ativas’’ e fases ‘inativas’’ de sono (também conhecidas como sono REM ou não-REM). Porém ainda não possui as fases de sono distintas que obterá conforme a criança cresce e seu cérebro amadurece. Iremos evitar o uso de muitos termos técnicos (afinal, é o motivo de termos este site, para que você não tenha que aprender toda a historia do sono se não quiser. Ou se não conseguir se manter acordada no processo!).

Porém, se estiver interessada em saber mais sobre de nossos ritmos biológicos e como funciona a fisiologia do sono em mais detalhes, há diversos livros sobre o sono infantil. Recém nascidos passam uma boa parte de seu tempo em sono profundo, por isso é tão difícil acordá-los durante esse período, até mesmo para comer!

Como a Regressão de sono dos 4 meses muda as coisas: Como seu bebê de 3, 4 ou 5 meses dorme?

Nós costumamos entrar e sair do sono leve ou pesado. Como adultos, podemos trocar de posição, olhar o relógio, ou reposicionar nosso travesseiro. Até agora, você pode ter nanado seu bebê ou dado a ele uma chupeta e, só com isso, ele dormiu por horas sem acordar.

Bem, nos 3 ou 4 meses de idade, seu bebê começará a dormir de maneira mais semelhante a um adulto. Agora, quando ele dormir, não espere que ele entre em sono pesado rapidamente. E se você deitá-lo antes dele estar na fase de sono pesado, possivelmente seu bebê irá acordar e você terá de recomeçar todo o processo para que ele durma.

Os Padrões da Regressão do Sono dos 4 meses : Primeiro, seu bebê entra em sono profundo…

Inicialmente, durante a noite, seu bebê de 4 meses entrará em sono pesado relativamente rápido, geralmente em 30 minutos (isso modifica-se conforme ficamos mais velhos). Porém, como dito anteriormente, costumamos ressonar entre sono leve e pesado.

O ciclo de sono de uma criança dura em torno de 45 a 50 minutos. Dessa forma, seu bebê vai acordar brevemente após esse período de 45-50 minutos de sono. Colocando em perspectiva, se você está segurando seu bebê para colocá-lo para dormir, você teria de mantê-lo nos braços por no mínimo 30 minutos para certificar-se de que ele está em sono pesado. E então ele ainda poderá acordar 15 minutos depois! Parece familiar?

Geralmente o sono mais profundo de seu bebê encontra-se na parte mais inicial da noite. Então, após este primeiro ciclo de sono, ele poderá dormir tranquilamente por algumas horas. Dai você pensa: é só segurar seu pequeno por uma hora? Nem pensar!

Os Padrões da Regressão de Sono dos 4 meses: Seu bebê dorme pelo resto da noite…

A definição técnica de ‘’dormir durante a noite’’ consiste em 5 horas de sono contínuo (sem acordar para alimentação). Muitos bebês podem e vão fazer isso quando tiverem 2 ou 3 meses de idade. O início da noite é o período onde seu bebê estará no seu sono mais profundo. Após as primeiras cinco horas (dependendo da criança, pode ocorrer mais cedo), ele voltará a realizar um ciclo de sono leve e sono profundo. Mas este sono profundo não será tão ‘’pesado’’ quanto foi no início da noite. Esse é o problema com as associações do sono. Se seu bebê precisa da sua ajuda para dormir no início da noite, em algum momento após a meia noite ele continuará necessitando da sua ajuda para pegar no sono a cada 1 ou 2 ciclos de sono. O que significa um período de 45 a 90 minutos ou como costumo ouvir, a cada 1-2 horas.

Entre as 4 e as 6 a.m, aproximadamente, teremos o período de sono mais leve da criança. Mesmo que nunca tivesse estudado nada sobre sono infantil, poderia atestar isso apenas pelas reclamações dos pais. Nas primeiras horas da manhã (entre 30 minutos e uma hora antes de acordar) seu bebê entrará novamente em sono profundo.

Embora bebês normalmente acordem cedo, certifique-se que realmente é a hora de seu bebê acordar. E não apenas um ciclo de sono leve associado à dificuldade do pequenino em dormir. Você pode notar que seu bebê poderá querer tirar uma soneca apenas 30 ou 40 minutos após ‘’acordar’’. O que significa que ele não iniciou o dia, apenas teve um despertar noturno (do final da noite).


Regressão de sono dos 4 meses: Sintomas

Muitos pais buscam saber quais as características de uma regressão de sono dos 4 meses. Tais sintomas irão variar de bebê para bebê, porém aqui consta uma pequena lista dos sinais da regressão dos 4 meses:

  • Mudanças no apetite(seu bebê poderá comer mais ou menos)
  • Grande quantidade de despertares noturnos (isso parecerá fora do comum, especialmente se for o caso de seu pequeno que dormia muito bem)
  • Aumento da frequência de choros e agitação (comumente a agitação do bebê não irá melhorar mesmo que você tente acalmá-lo)
  • Sonecas mais curtas ou mesmo a ausência de sonecas

Explicando a Regressão de Sono dos 4 Meses:

Como explicado, todos os bebês passam por essas mudanças em seus padrões de sono. Porém, como seu bebê reage a essas mudanças vai depender de fatores particulares. Alguns bebês acabam experimentando uma semana ou duas de sono agitado e interrompido, e então voltam a dormir normalmente durante a noite e recuperam o hábito das sonecas diárias. Outros bebês, no entanto, serão muito mais afetados pela regressão de sono dos 4 meses, e passarão por semanas e semanas(por vezes , meses) acordando durante a noite e perdendo sonecas. Esses bebês( e seus pobres pais!) são bastante sintomáticos (vide lista acima) e serão muito impactados nesse período.

Portanto, se a regressão de sono dos 4 meses realmente é algo maléfico para seu bebê, como você pode lidar com ela? Geralmente nós aconselhamos os pais a tentar encontrar a raíz do problema, o motivo da regressão de sono estar causando tantos problemas. Normalmente a culpa é das associações de sono, ou seja, bebês que acostumaram-se a serem balançados ou alimentados ou mesmo segurados no colo para dormir irão continuar precisando dessas ações para dormir, o problema é que com a mudança de seu padrão de sono, eles podem vir a necessitar dessas intervenções durante a noite toda. Obviamente as mães e os pais não irão conseguir nanar ou segurar seus bebês durante a noite toda, de forma que a família ficará cada vez mais exausta. Essa geralmente é a hora que os pais solicitam um plano personalizado de sono para seus bebês

No geral, recomenda-se esperar algumas semanas para avaliar se os hábitos de sono de seu bebê melhoram. Caso contrário, talvez seja a hora de fazer algumas mudanças e diminuir as associações de sono de seu pequeno. Você também pode começar a trabalhar em uma rotina para seu bebê de 4 meses. Advogo que não é prudente esperar indefinidamente, pois não é infrequente que pais com crianças de 8 meses ou mesmo de 20 meses ainda estejam esperando seu ‘’bebê’’ corrigir seus hábitos de sono.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta