Regressão Do Sono Bebê De 18 meses – Que Fase!

Sono do Bebê e Regressão do Sono

Regressão Do Sono de 18 Meses é uma das mais difíceis

Sua garotinha, que dormia à noite tranquilamente por meses subitamente começou a acordar diversas vezes todas as noites, chorando alto. Seu garotinho, que conseguia tirar duas longas sonecas diariamente há um bom tempo, surpreendentemente começou a agitar-se na hora da soneca, recusando deitar-se e dormir. Parece familiar? Você pode estar experimentando a regressão do sono dos 18 meses.

Se você é pai de um pequenino, então regressão de sono é algo com o qual você está familiarizado. Afinal, você certamente experimentou as seguintes regressões de sono:

Regressão de sono dos 4 meses
Regressão de sono dos 8/9/10 meses
Regressão de sono dos 12 meses (esta, um pouco menos comum, mas seu bebê pode ter passado por ela).
E como se não bastasse, há uma regressão de sono dos 2 anos também!

Então o que uma mãe cansada deve fazer? Esse artigo vai analisar como é a regressão dos 18 meses. O porquê dela acontecer, os motivos que podem levá-la a ser uma das mais difíceis. E como agir para sobreviver a ela.]

Regressão Do Sono Dos 18 Meses: O que é uma ”regressão do sono”, afinal?

A maioria das pessoas utiliza a expressão ”regressão do sono” para referir-se a um bebê ou uma criança pequena que costuma dormir bem. E subitamente (comumente sem sinais de alerta) começa a acordar frequentemente durante a noite e/ou recusar a soneca durante o dia. Essas regressões costumam durar um período de tempo (entre 2 – 6 semanas) até o sono do bebê voltar a ter um padrão normal.

Regressão Do Sono Dos 18 Meses : Por que 18 Meses?

Toda regressão de sono pode ser ligada ao desenvolvimento neurologico, psicologico e físico de uma idade específica. O mesmo pode ser dito para a regressão dos 18 meses. Os pequenos com 18 meses de idade experimentarão alguns marcos do desenvolvimento que podem, infelizmente, impactar negativamente seu sono.

Os dentes podem ser os culpados. Em torno dos 18 meses de idade, crianças desenvolverão os 4 dentes caninos além dos primeiros molares. O desconforto causado pode levar às alterações de sono.

A ansiedade da separação ainda é um problema para os pequenos de 18 meses. A maioria dos bebês começa a sentir a chamada ansiedade da separação em torno de seus 7 ou 8 meses. Para a maioria dos bebês, esta se intensifica entre os 10 e os 18 meses. Esse fator pode levar à um padrão de sono alterado. Seu bebê pode estar evitando as sonecas por não querer ficar longe de você. Ou mesmo pode acordar à noite e ficar irritado que você não está no quarto com ele.

Bebês de 18 meses de idade estão ganhando mais independência e podem fazer mais por si mesmas. Nessa idade, os bebês estão aprendendo a alimentar-se sozinhos. Com a colher, beber do copo, construir com bloquinhos e até mesmo retirar algumas peças de roupa. Essa crescente independência pode levar a um aumento nas vontades e determinações dos pequenos. O que significa que o bebê poderá começar a agitar-se quando não quiser ir dormir ou mesmo ficar na cama.

Regressão Do Sono Dos 18 meses. Uma das Regressões de Sono Mais Difíceis.

Toda regressão de sono é, por si só, complicada e exaustiva, Mas a de 18 meses pode ser uma das mais difíceis de se lidar por uma simples razão. Existe um fator disciplinar envolvido nessa regressão que não estava presente nas anteriores. Nas regressões de sono anteriores não tinham nada a ver com a presença de comportamento desafiador da parte de seu bebê. Mas esta sim.

A privação de sono torna o ato de ser mãe mais difícil, sempre. Adicione a isso o fato de que seu bebê possivelmente está começando a desenvolver atitudes temperamentais. E a exibir uma boa dose de comportamento desafiador! Pronto, cuidar de um filho parece ter ficado impossível! O stress de lidar com o comportamento da criança irá somar-se à exaustão que você já está sentindo.

Esses dois elementos (a insônia recém descoberta de seu pequeno e o comportamento desafiador que ele vai apresentar) podem acabar influenciando um ao outro. Seu bebê pode expressar suas vontades fortemente, recusando sonecas ou mesmo gritando com toda a teimosia toda vez que acordar durante a noite. Não sendo o suficiente, a privação de sono do seu bebê (devido à regressão) pode deixá-lo rabugento. Levando a mais birras e crises de temperamento

Dicas Para Lidar Com A Regressão Do Sono Dos 18 Meses

Embora não haja maneira de ”curar” uma regressão de sono, existem algumas medidas que você pode tomar para minimizar a insônia do seu bebê (e a sua!)

Novamente, parte do desafio da regressão do sono dos 18 meses tem a ver com o fato que seu pequeno está indo para os ”terrible two” ( terriveis dois anos). E vai começar a demonstrar um comportamento bastante problemático. É o momento de começar a colocar limites para a criança, enfatizar disciplina. Não apenas essa atitude irá diminuir sua insônia. Como também vai ajudar a fazer uma boa base. Para que quando seu bebê fizer dois (e três) anos de idade, você tenha menos trabalho.

Não desista!

Se você está no meio da educação de sono de seu bebê logo nessa fase, você poderá pensar em desistir por um tempo. Nós recomendamos que você não desista! É verdade que a educação de sono não vai produzir resultados fantásticos durante essa fase. Mas lembre-se que você não quer promover hábitos ruins de sono durante um estágio que é, afinal das contas, temporário. Você não quer criar ou manter hábitos de longo prazo por causa de uma fase de curto prazo, certo?

Caso seu bebê esteja muito resistente às sonecas durante a regressão dos 18 meses, você pode sentir-se tentada a abandonar a soneca da tarde. Novamente iremos insistir que não o faça. A maioria dos pequenos irá manter seu hábito de soneca da tarde até o período entre os três/quatro anos de idade, então não desista ainda!

Aproveite para usar os velhos métodos de educação para o sono da criança se necessário. Se você conseguiu educar seu bebê a dormir melhor no passado, tente implementar os mesmos métodos para ajudar-lhe a passar dessa fase. As técnicas como a retirada gradual (deixar o bebê cada vez mais independente para pegar no sono por si só). Ou da checagem e consolo (ao sinal de stress do bebê, cheque-o rapidamente até que pare, e se afaste) podem ser úteis. Sem precisar voltar a antigos padrões de sono que o bebê possa ter tido antes do treino.

Lembre-se que a regressão do sono dos 18 meses é uma fase

Embora possa parecer durar uma eternidade quando você está enfrentando-a e deixar você ainda menos confiante como mãe, a regressão de sono não é algo que vai durar para sempre. Se seu bebê costuma dormir bem e você está confiante que a insônia recente é pela regressão dos 18 meses, então apenas seja paciente e espere que passe.

(52 Posts)

Inessa Sato 👦🏻 mamãe do Vini 😴 consultora do sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta