regressão-do-sono

27 de fevereiro de 2019

Caiu No Sono

REGRESSÃO DO SONO TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Regressão do sono,  é provável que você não saiba que essa frase existia antes de ter um bebê. Seu bebê acorda a cada vinte minutos e você está exausta? Seu bebê está em plena campanha anti-soneca? É, provavelmente você já a conhece bem.

O que é regressão do sono?

A regressão do sono é um espaço de tempo (aproximadamente entre 1-4 semanas) em que o bebê que vem dormindo bem repentinamente começa a acordar. Seja de noite e/ou pulando sonecas (ou tirando sonecas curtas) sem motivo aparente.

Os pais geralmente afirmam ser pegos totalmente desprevenidos! Você acha que superou todos os desafios do sono de seu filhinho, mas de repente, do nada, você volta às noites insones e sonecas inexistentes.

É, no mínimo, frustrante!

Quando e porquê as regressões do sono ocorrem

Lembre-se, os bebês são diferentes e o que acontece com o filho de seus amigos pode não acontecer com o seu. Ou seja, seu bebê pode apresentar alguns sinais de regressão em alguns desses períodos, mas não outros. Assim, há alguns períodos em que a maioria dos bebês apresenta pelo menos uma leve regressão do sono:

Regressão do sono dos 4 meses

Aos 4 meses, o seu bebê deixou os padrões de sono de recém-nascido e dorme mais como um adulto. Acorda com frequência a noite (e muita agitação) e também sonecas mais curtas.

[mc4wp_form id=”1071″]

Regressão do sono dos 8 meses (às vezes, dos 9 ou até dos 10 meses)

Isso ocorre graças aos marcos de desenvolvimento que acontecem por volta dos 8, 9 e 10 meses. Nessa etapa, a maioria dos bebês está dando grandes passos no aspecto físico – aprendendo a engatinhar, a se levantar, a se deslocar, etc. Também está ocorrendo um grande desenvolvimento cerebral.

O bebê está assimilando a linguagem de modo impressionante! Finalmente, nesse período estão nascendo alguns dentes na maioria dos bebês. Juntando tudo: você vai ter um bebê que acorda mais a noite, tira sonecas mais curtas (quando as tira) e fica bastante mal humorado.

Regressão do sono dos 11 meses (ou 12 meses)

Essa regressão parece não afetar tanto como as outras regressões. Talvez ela seja menos comum. Seja como for, esta regressão tem muito a ver com sonecas. De repente, que o bebê começa a recusar a segunda soneca e tenta passar o dia com apenas uma.

Muitos pais supõem que esta é uma transição normal e que significa que seu bebê está pronto para só uma soneca diária. Entretanto, encorajo os pais a tratá-la como uma regressão. A maioria das crianças, realmente, não está pronta para tirar somente uma soneca por dia até por volta dos 15 meses.

Regressão do sono dos 18 meses

Ah, pais – essa é incrível. Por quê?

Porque agora seu bebê está crescido anda, fala (bom, pelo menos, balbucia) e faz birra. Essa regressão tem muito a ver com a recém-descoberta independência de seu filho. Ele está aprendendo que tem opiniões! E melhor ainda, pode expressá-las gritando NÃO! a plenos pulmões.

A ansiedade da separação também começa a entrar em ação! Seu bebê pode estar bem angustiado quando você o deixa na hora da soneca ou quando sai do quarto na hora de dormir.

Finalmente, a dentição ainda é um problema aos 18 meses. Muitas vezes, os molares estão nascendo (aqueles dentes enormes que provocam muita dor!) nesse período.

Regressão do sono dos 2 anos

Para falar a verdade, a Regressão Do Sono dos 2 anos costuma ser menos evidente que as outras. Isso ocorre porque há muitos fatores que podem causá-la. Para começar, o tempo em que seu filho de 2 anos fica acordado aumenta, mas enquanto ele faz essa transição, o sono pode ser perturbado.

Também é provável que seu filho de 2 anos esteja passando por grandes transições na vida. Temos como exemplo o desfralde e a transição do berço para a cama (e, talvez, até ganhar um irmãozinho!). E, por volta dos 2 anos, muitas crianças começam a ter pesadelos assustadores. Tudo isso pode provocar uma regressão muito séria e exaustiva nessa idade.

Como superar a regressão do sono?

Agora que você já sabe o quê, o porquê e o quando das Regressão Do Sono habituais.

Quando você ultrapassar o pior da Regressão Do Sono dos 4 meses, vai querer ajudar o bebê a eliminar as associações do sono e ajudá-lo a aprender a adormecer sem sua intervenção. Uma vez conseguido isso, ele está pronto para dormir a noite toda e estabelecer uma rotina mais previsível para o dia.

Quanto às outras regressões do sono, aqui estão algumas dicas para enfrentar esse desafio SEM desfazer todo o progresso na educação do sono conquistado até agora:

  • Não tenha receio de oferecer mamadas adicionais.
  • Saltos de crescimento podem ser componentes das regressões do sono, portanto não se preocupe em oferecer uma mamada adicional a noite (ou mesmo de dia) vez ou outra. Lembre-se – isso é temporário. Você vai acabar voltando aos seus horários normais.
  • Ofereça consolo quando necessário, mas evite criar maus hábitos novos (ou recuperar os velhos)
  • Definitivamente, você vai precisar oferecer ao bebê muitos beijos e abraços durante a Regressão Do Sono e não há nada de errado nisso.
  • Mas evite criar novas associações de sono – evite ninar o bebê para dormir regularmente ou dar-lhe de mamar até que durma. Evite também recuperar velhos maus hábitos – se, por exemplo, você conseguiu tirar a chupeta do bebê, não volte a oferecê-la durante a regressão do sono.

Peça ajuda, apoie-se em seu parceiro.

Regressão Do Sono duram algum tempo (até 4-6 semanas, em alguns casos). E se você estiver agindo como deve e tentando lidar com o problema sem criar novas associações de sono, certamente vai ficar cansada. Este é o momento de pedir ajuda de qualquer um que a ofereça. Peça a amigos e parentes para ajudá-la (com seu bebê ou com os cuidados com a casa).

Tente colocá-lo na cama mais cedo.

Regressão Do Sono podem provocar noites mal dormidas, o que pode provocar exaustão e pode rapidamente gerar mais noites mal dormidas. Nooossa! Assim, para evitar a exaustão, coloque o bebê para dormir mais cedo, se necessário.

Como você está lidando com as regressões do sono do seu pequeno?

[mc4wp_form id=”1071″]