O Horário do Sono do bebê e as Mamadas do Recém-Nascido

O Sono do bebê Recém-nascido

O bebê é considerado um recém-nascido do nascimento até perto de três meses.

Durante os três primeiros meses de idade, os padrões de sono do seu bebê serão totalmente diferentes dos seus – o bebê vai dormir sonos breves (de 30 ou 45 minutos a 3, talvez 4 horas e, então, mamar entre o sono. Dessa forma, o recém-nascido não segue um horário comum de sono de dia ou de noite.

Seus ritmos circadianos precisam de tempo para se ajustar – na verdade, alguns recém-nascidos saem do útero com os dias e as noites totalmente confusos. Isso se chama de confusão do dia/noite e bebês que a enfrentam costumam dormir muito durante o dia e então acordam com frequência a noite.

Muitos pais descobrem que seus recém-nascidos são muito dorminhocos nas primeiras duas semanas após o nascimento – talvez você constate que tem que acordá-lo para mamar ou que seu recém-nascido muitas vezes adormece durante a mamada, antes de estar satisfeito.

Mas seu recém-nascido vai decididamente “acordar” dentro de três semanas após o nascimento – nesse momento, você vai começar a lidar com mais momentos em que ele estará acordado (na verdade, vai começar a sentir falta das primeiras semanas ao lado de um bebê superdorminhoco).

A alimentação do Recém-nascido

Recém-nascidos mamam com muita frequência, mas isso não é um problema – é algo perfeitamente natural. O estômago do seu bebê é muito pequeno, então é compreensível que ele precise se alimentar com frequência.

Recém-nascidos que tomam mamadeira precisam comer um pouco menos do que os que mamam no peito, porque seu estômago leva mais tempo para digerir e assimilar o leite em pó, o que faz com que ele fique satisfeito por mais tempo. Por outro lado, o leite materno é digerido mais depressa.

Quanto à quantidade de leite em pó ou materno de que o bebê precisa – converse com seu pediatra!

Saltos de Crescimento do Recém-nascido

Quer você acredite ou não, MUITA coisa está acontecendo com o recém-nascido. Muito crescimento e desenvolvimento está ocorrendo nesse corpinho. O seu recém-nascido provavelmente vai passar por saltos de crescimento nos seguintes momentos:

  • 7-10 dias de idade
  • 2-3 semanas de idade
  • 4-6 semanas de idade
  • 3 meses de idade

Durante os saltos de crescimento, vai parecer que o recém-nascido está mamando quase o tempo todo (e que quando não está mamando, está dormindo).

Isso é totalmente normal – amamente o recém-nascido sempre que ele precisar, pois o alimento adicional é importante durante o salto de crescimento.

Horários de Amamentação e Sono do Recém-nascido

As necessidades de acordar e dormir únicas do recém-nascido podem variar.

Lembre-se, fique atenta aos sinais de sono do bebê (esfregar os olhos, bocejar, olhar preso no vazio, etc.), e deixe que eles guiem os horários do sono.

Lembre também que, se seu bebê já está agitado, ele já está excessivamente cansado – procure deitá-lo para cochilar mais cedo na próxima vez, antes que ele fique inquieto.

E como ainda aí com vocês?

(52 Posts)

Inessa Sato 👦🏻 mamãe do Vini 😴 consultora do sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta