Dicas de Maternidade

Dicas-de-Maternidade
Dicas-de-Maternidade

Dicas de maternidade: A maternidade é algo simplesmente incrível. É quando a mulher deixa de se preocupar apenas consigo mesma e passa a ser responsável pelo desenvolvimento de outra vida.

A sensação de saber que, dentro de você, um ser humano está crescendo e que, depois de nove meses, será sua responsabilidade ajudar a moldar essa pequena pessoa, por si só assusta.

O medo de errar, de não saber como resolver pequenos dilemas paralisa muitas mães, principalmente as de primeira viagem, que não sabem como lidar com os desafios do dia a dia.

Por isso, preparamos um texto com algumas dicas de maternidade que vão lhe ajudar a vivenciar esse momento de forma muito mais intensa, mas sem neuroses ou preocupações que tirariam o brilho do momento. Confira.

Dicas de maternidade: Esqueça a perfeição

Toda mãe, principalmente aquelas que estão vivenciando a experiência pela primeira vez, querem que os momentos ao lado de seus filhos sejam perfeitos.

Aliás, no mundo ideal tudo acontece como sonhamos. As crianças comem sem problemas, dormem a noite toda, não ficam doentes e nos obedecem. Infelizmente, isso acontece apenas em nossa imaginação.

Existem dias em que as crianças, principalmente os bebês, em que a hora da comida será um verdadeiro paraíso, enquanto em outros minutos de puro desespero.

A hora de dormir será outro episódio à parte, com alguns dias sem resmungos e outros passados praticamente em claro, com a criança elétrica e sem o menor sinal de que dormirá tão cedo.

Toda essa montanha russa vai afetar você, isso é um fato. As mães são humanas, logo imperfeitas, e é isso que você precisa ter em mente. Um dia, você se sentirá uma supermãe, capaz de enfrentar e vencer todo e qualquer desafio, enquanto no outro não irá querer sair da cama.

Isso é perfeitamente normal. Aliás, uma das melhores dicas de maternidade é aprender com a convivência com os filhos todos os dias. Quando as coisas parecerem que vão sair do controle, peça ajuda.

Dicas-de-Maternidade

Se nem os super-heróis mais poderosos conseguem fazer tudo sozinhos, porque você assumiria tamanha responsabilidade, quando pode contar com a ajuda de familiares, não é mesmo?

Dicas de maternidade: Aprecie os pequenos momentos

Na maternidade, assim como na vida, não existem apenas momentos coloridos. Existem dias em que tudo parece estar cinza, quando nada dá certo e a vontade é de, literalmente, sair correndo.

Então, a dica para vivenciar a maternidade em toda a sua plenitude é aproveitar os pequenos momentos. Por exemplo, uma tarde com os pequenos, um passeio até a praça, alguns momentos juntos antes de ir ao trabalhão.

Com essa percepção, vivenciando os momentos positivos diários, mesmo que curtos, a maternidade se tornará algo mais leve, e seus dias terão um toque de felicidade bem maior do que você tem percebido.

Dicas de maternidade: Deixe as paranoias de lado

Para uma mulher que está vivenciando, pela primeira vez, a experiência de criar uma criança, formando essa pessoa para a vida, a maternidade é um grande desafio.

São inúmeras dúvidas e muitas inseguranças que passam pela cabeça todos os dias. A sensação, muitas vezes, é de não estar pronta para tamanho desafio.

E essa sensação só ganha força quando a mãe se depara com uma avalanche de perguntas que tem como única função avaliar a forma como a criança está sendo criada, normalmente comparando com outra de mesma idade e sexo.

Esse comportamento, comum a muitas pessoas, sejam amigas ou familiares, é péssimo, pois cria inseguranças que não tem razão de existir. Assim como nós, adultos, temos personalidades e hábitos distintos, as crianças também tem.

Aliás, cada uma delas tem um ritmo de desenvolvimento diferente. Enquanto alguns executam tarefas complexas com poucos meses, outros demoram mais tempo para fazer isso, mas não significa que exista um problema de saúde.

Dicas-de-Maternidade

Muitas vezes, é apenas o ritmo de desenvolvimento. Por isso, o ideal para as mães é deixar as paranoias de lado causadas por esses comentários. A melhor forma para isso é ignorando muitas coisas ditas e que não tem valor algum.

Aproveitar apenas os comentários construtivos, que podem lhe ajudar a vivenciar e tirar o melhor da maternidade vão permitir que você se torne uma mãe incrível.

Dicas de Maternidade: Curta os seus filhos

A infância ou mesmo a fase de bebê é um período que passa muito rápido. Em um dia, nossos bebês não capazes de dar um passo sozinhos, enquanto no outro já estão construindo sua própria família.

Então, para não ficar com aquela sensação de que perdeu os melhores momentos da criança, aproveite a companhia dela. Vivencie cada minuto, e garanta que o bebê saiba o quanto é amado.

O toque e as palavras confortantes da mãe ajudam a criar uma criança mais forte e aproxima ainda mais vocês dois.

Dicas de Maternidade: Guarde um tempo para você

Sabe aquela história de que toda mãe deixa de pensar em si mesma no momento em que a criança nasce? Pois é. Esta é uma história verdadeira, tanto que é comum ver muitas mães abrindo mão do cuidado consigo mesmas pelos filhos.

Por isso, é importante que você consiga um tempo para cuidar de você. Dê atenção, por exemplo, ao seu corpo ou seus cabelos, naquele dia de beleza que você tanto gostava.

Saia com amigos, converse, se divirta, aproveite um tempo livre se concentrando em você. Se não quiser sair, pode colocar a leitura em dia ou assistir um filme ou série.

O importante é entender que a maternidade não anula sua existência como pessoa. Você precisa cuidar dos filhos, mas deve cuidar de você também.

(96 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta