Como se preparar para maternidade?

Como se preparar para maternidade? Não existe um meio totalmente certo para saber absolutamente tudo sobre o que é a maternidade e como ser uma mãe perfeita.

No entanto, com a quantidade de informações que existem hoje: estudos, livros, pesquisas, canais no youtube e sites sobre ser mãe e criação dos filhos, é normal que as mães procurem cada vez mais como se preparar para maternidade.

Por isso, reunimos 7 formas de como se preparar para maternidade para ajudar mulheres que pensam em ser mães ou que já estão gerando uma nova vida e vão facilitar a sua vida na preparação para esse desafio.

1. Busque informações confiáveis

Não é porque você consegue pesquisar os mais diversos assuntos na internet que você deve confiar em tudo o que vê. Assim como não se deve fazer um diagnóstico de nenhuma doença apenas pela internet, o “Dr. Google” também não é a melhor indicação para ser a fonte mais confiável de informações.

Sempre procure balancear a busca de informações por pesquisas na internet com conversas com profissionais e especialistas. Você pode usar pesquisas no Google para entender mais sobre os assuntos e levantar dúvidas e questionamentos para levar ao médico(a), mas não tome nada como totalmente verdade antes de estar segura das informações.

Além disso, procure visitar sites, blogs e canais do youtube confiáveis e que são recomendados por várias pessoas (às vezes até por especialistas no assunto) para evitar que você se preocupe com algo sem necessidade ou que use algum método que ainda não foi comprovado.

Aproveite para procurar relatos de outras mães que já passaram por tudo o que você vai passar, isso vai te ajudar a entender um pouco mais sobre a experiência da gravidez e da criação de filhos. Só ressaltamos que é importante lembrar: cada pessoa é única e tem experiências individuais.

Como se preparar para maternidade

2. Aprenda a sobreviver mesmo sem dormir muito

Dormir é extremamente importante para descansar e recuperar as energias para encarar um novo dia. No entanto, desde a gravidez você vai notar que algumas coisas vão começar a atrapalhar seu sono: enjoos, medo do parto, ansiedade, faltas de ar, idas ao banheiro para fazer xixi, incômodo com a barriga etc. Essa situação já é um treino para a maternidade, na qual você provavelmente vai precisar passar algumas noites em claro cuidando do seu bebê.

Por isso, assim que você começar a pensar em engravidar e ser mãe, já tenha em mente que seus horários de sono e descanso vão precisar passar por adaptações.

3. Tenha uma rede de apoio

Mais uma dica de ouro para se preparar para maternidade.

Criar um filho é uma tarefa quase impossível para apenas uma pessoa ou apenas um casal. Ainda na gravidez, você vai descobrir que precisa bastante da ajuda dos outros em momentos que suas limitações vão impedir que você faça normalmente aquilo que sempre fez sozinha (amarrar os sapatos, por exemplo).

Portanto, desde que ser mãe está apenas no pensamento, é importante que você converse com as pessoas à sua volta e busque uma rede de apoio para ajudar a criar seu filho.

Conte com sua família e seus amigos para estarem juntos nos momentos em que você mais precisa e aproveite para que a criança cresça cercada de amor por todos os lados.

4. Como se preparar para maternidade: Descanse

Aproveitando sua rede de apoio, use todo o momento possível para descansar. Como falamos anteriormente, suas horas de sono serão diminuídas, então você vai precisar da ajuda das pessoas à sua volta para tirar aquele cochilo e se recuperar.

E seu descanso não é só para você: seu bebê também se beneficia de uma mãe descansada. A produção de leite depende de uma mãe com saúde e com energia, e uma mãe que consegue ser alegre perto de seu filho faz a criança crescer mais feliz.

Caso você não consiga descansar sozinha, aproveite para pedir a companhia de outras pessoas (irmãos, mães, sogras, pais, amigos) para estarem com você enquanto cuida da criança. Dessa forma, mesmo que não seja possível um descanso total, você vai ter um apoio para ao menos te ajudar nas tarefas do dia a dia.

Como se preparar para maternidade

5. Aproveite para se conectar consigo mesma

Durante a gestação, costumamos ter muito cuidado com nossos corpos enquanto pensamos no bebê, mas por que não continuar com isso quando a criança nasce?

Não é por ser mãe que você deve se descuidar da sua saúde. Muitas mulheres deixam de olhar para si quando têm filhos e passam a se colocar sempre por último.

Prestar atenção na alimentação, fazer exercícios de forma regular e tirar um tempo para si vão te fazer uma mãe melhor do que você imagina!

6. Aproveite a companhia das pessoas à sua volta

Quando passamos a ser mães podemos ficar muito tempo sem ter contato com outros adultos que não sejam nossos parceiros(as). No entanto, é importante que você possa sair com seus amigos e sua família para aproveitar o tempo que tem com eles.

Antes de começar a maternidade converse com seus amigos e amigas para que eles entendam a nova situação, mas não deixe que essas amizades se percam.

7. Praticidade: deixe tudo o possível à mão

Um dos segredos sobre como se preparar para maternidade deve ser desvendado antes de chegar perto do nascimento do bebê. Se acostume a realizar todas as atividades que fazia antes agora com apenas um pequeno detalhe: você só poderá usar uma mão.

No quarto e no banheiro organize tudo o que você precisa para trocar a fralda do bebê e dar o banho, deixe as coisas o mais próximo possível uma das outras. Você pode optar por um porta-treco em cima do trocador ou utilizar gavetas e cestas ao lado do trocador para ter tudo o que precisa à mão.

Lembre-se de organizar o quarto antes do parto e sempre deixar o bebê em segurança! Itens como as fraldas devem ser colocadas em vários locais importantes: quarto, banheiro, carro etc.

Como se preparar para maternidade

Sempre prepare uma bolsa para sair com o bebê. Dentro dela coloque tudo o que você pode precisar para emergências e situações inesperadas e não esqueça de checá-la antes de sair.

Fraldas extras nunca são demais, além de itens de higiene e comidinhas (quando o bebê tiver idade) para não faltar nada no seu passeio.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta