Sangramento pós-parto 60 dias: quando é normal e quando se preocupar?

Sangramento pós-parto 60 dias: quando é normal e quando se preocupar? | por Caiu no sono
Sangramento_Pós-Parto_60_dias

O sangramento pós-parto 60 dias é chamado pela classe médica de “lóquio” e costuma iniciar alguns dias após o parto e durar cerca de 2 meses, ou seja, 60 dias. Para quem não conhece, o sangramento tem a aparência de sangue escuro e com aspecto grosso, como se fosse coágulos de sangue, que surgem no final da menstruação.

Mas muitas mulheres devem se perguntar o porquê desse sangramento pós-parto 60 dias. Isso acontece, de acordo com os médicos, devido a contração do útero, que faz movimentos para se retrair e voltar ao seu tamanho normal.

Com o passar desses 60 dias de sangramento, o normal é que a intensidade da perda de sangue vá reduzindo e a sua coloração se tornando mais clara – até que o processo seja interrompido completamente. Nesse sangue há, ainda, restos de tecido uterino e mucos, além de apresentar um odor parecido com o do sangramento menstrual. 

Apesar de ser um processo pelo qual quase todas as mulheres passam, é preciso tomar alguns cuidados durante o sangramento pós-parto 60 dias.

Recomendação para o período de sangramento pós-parto 60 dias

Isso porque o organismo da mulher em período pós-parto e em sangramento pós-parto 60 dias deve guardar as energias para se recuperar e cuidar do seu bebê.

Sangramento_Pós-Parto_60_dias
  • Higiene: nenhuma mulher quer permanecer com as roupas íntimas manchadas por sangue, não é? Isso é fácil de se resolver, usando absorventes durante o dia e versões noturnas durante à noite.

Não é recomendado o uso de absorventes internos nesse período do sangramento pós-parto 60 dias. Esse tipo de absorvente pode acumular bactérias e contaminar o canal vaginal e, até mesmo, o útero da nova mamãe.

  • Alimentar-se e hidratar-se adequadamente: a perda de sangue pode causar fraqueza em casos extremos. Assim, a mulher deve atentar-se ainda mais em se alimentar bem de forma saudável, além de se hidratar, ingerindo cerca de 2 a 3 litros de líquido ao dia.

Quando o sangramento pós-parto 60 dias pode ser um problema?

Já fora mencionado que o sangramento, como o próprio nome do processo diz, é perfeitamente normal quando dura em torno de 2 meses. No entanto, algumas situações atípicas durante esse período do sangramento pós-parto 60 dias podem ocorrer com algumas mulheres e nesse caso, é recomendado procurar o médico o quanto antes. Veja o que pode representar um problema:

  • Fluxo muito intenso: caso a mulher perceba que o seu sangramento encha um absorvente em cerca de 1 hora, algo pode estar ocorrendo de anormal. O certo é que cada absorvente, durante o sangramento pós-parto 60 dias, demore cerca de 3 a 4 horas para encher-se. 
  • Mudanças na coloração: se a mamãe perceber que o sangue desse processo começa a escurecer quando o prazo de 60 dias estiver próximo, também pode ser sinal de que algo não vai bem.
  • Após 60 dias: o médico também deve ser consultado caso o sangramento pós-parto 60 dias ultrapasse muito esse tempo. Por exemplo, se a mulher continuar sangrando após a 3º semana a contar da data que o processo iniciou.
Sangramento_Pós-Parto_60_dias
  • Coágulos muito grandes: é normal que o corpo da mulher expila coágulos de sangue, no entanto, eles devem ser parecidos com aqueles que o corpo expele em um ciclo menstrual normal. Caso a mulher perceba que os coágulos expelidos sejam grandes, como uma bola de pingue-pongue, por exemplo, isso é sinal de alerta!
  • Odor: o sangramento pós-parto 60 dias deve ter um odor característico de sangue e parecido com o da menstruação normal, ou seja, um cheiro discreto. Porém, se o odor que acompanhar esse sangramento for muito forte ou desagradável, algo de errado também pode estar ocorrendo com o processo.
  • Dores ou febre: não é nada normal sentir cólicas abdominais muito fortes (que só passam com medicações ou nem assim) e febre. Caso isso ocorra, a mulher em fase de sangramento pós-parto 60 dias deve procurar o seu médico ou mesmo um pronto-socorro. Esse quadro pode representar uma infecção.

Observação: quando a é detectado algum problema na mulher em relação ao período do sangramento pós-parto 60 dias e ele não pode ser tratado de forma ambulatorial ou com medicamentos, é indicada, geralmente, a curetagem.

A curetagem se trata de um procedimento cirúrgico para limpar a cavidade uterina. O procedimento requer anestesia e internação, mas a recuperação é quase instantânea. 

Sangramento_Pós-Parto_60_dias

Observação 2: muitas mulheres, principalmente, as mamães de “primeira viagem” têm curiosidade saber quando elas voltarão a menstruar normalmente. Em geral, a mulher volta a menstruar normalmente quando ela deixa de amamentar exclusivamente o bebê.

Enquanto ela alimentar o seu bebê apenas com o leite do peito, mesmo após o período do sangramento pós-parto 60 dias, a mãe pode ter menstruações irregulares ou menos intensas do que o normal. Mesmo assim é importante ir informando o médico como o ciclo menstrual vem de apresentando enquanto a amamentação é exclusiva.

E se a mulher continuar com a menstruação irregular ou alterada após parar de amamentar o seu bebê de forma exclusiva, o médico deve ser informado o quanto antes. Pode ser necessário um tratamento com pílula anticoncepcional para regular o ciclo menstrual ou outras alternativas que serão definidas e propostas pelo médico.

Conteúdo:

*publicamos o que consideramos dicas e sugestões seguras, todo o conteúdo da Caiu no Sono são fornecidos “no estado em que se encontram”, sem garantias expressas ou implícitas. Esta publicação não se destina a uso como uma fonte de aconselhamento médico.

(117 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta