11 dicas de como ser uma mãe melhor

Como se uma mãe melhor | por Caiu no sono

O questionamento “como ser uma mãe melhor?” é comum entre as mulheres. Maternidade é um dos trabalhos mais difíceis que você enfrenta durante sua vida, uma missão que, ao invés de se tornar mais fácil ao longo do tempo, sempre traz novos desafios.

Vamos listar 11 dicas de como ser uma mãe melhor que servem para mães de primeira viagem e para mamães que já estão acostumadas com a profissão, mas querem aprender ainda mais!

Como ser uma mãe melhor 1. Acrescente “não” ao seu vocabulário

A imagem de que uma mãe perfeita geralmente é aquela que nunca deixa os filhos chorarem e se dedica integralmente a eles. Na verdade, a falta do “não” é um dos piores pecados que você pode cometer na criação de seu filho.

Se a criança não aprender que tem coisas que ela realmente não vai conseguir e que às vezes ela vai ficar triste e chorar, a pequena não vai aprender a superar as derrotas e ficar plenamente feliz.

Ensine-a a aceitar aquilo que não é possível, mas que ela pode superar e seguir em frente da mesma forma!

Como ser uma mãe melhor 2. Seja imparcial

No caso de famílias com mais de um filho (a) é normal para os pais a tendência de rotular e comparar as crianças com discursos do tipo “pena que você não é igual ao seu irmão”.

Por mais que você queira usar um filho como exemplo para o outro, esse tipo de comparação é prejudicial à autoestima da criança. Tente optar por reprimir, quando necessário, e reconhecer também, mas cada um com sua individualidade valorizada.

Como ser uma mãe melhor 3. Tire um tempo para você

como ser uma mãe melhor

É difícil achar uma mãe que não se sinta esgotada com o ritmo de cuidar dos filhos e, muitas vezes, do trabalho, da casa e até mesmo do marido. Mesmo que você se sinta útil e bem ao cuidar de todos, nunca se esqueça que é preciso tirar um tempo para cuidar de si.

Mesmo que você tenha a tendência a mudar quando se torna mãe, suas necessidades como uma pessoa continuam sendo as mesmas: você precisa sair com as amigas, tirar um tempo para ficar sozinha, cuidar da sua saúde, fazer algo que você gosta etc.

Lembre-se sempre que sua felicidade e bem-estar refletem na felicidade de seus filhos. Quanto mais você cuidar de si mesma, as crianças vão aprender a fazer o mesmo e essa é uma das melhores lições que você pode ensinar.

Como ser uma mãe melhor 4. Demonstre amor

Nunca se esqueça de valorizar os pequenos momentos com as crianças, um boa noite antes de dormir, uma despedida antes da escola, um “eu te amo” quando passarem muito tempo separados.

Essas pequenas demonstrações de amor constroem o laço familiar e fazer muito bem para o bem-estar dos seus filhos.

Como ser uma mãe melhor 5. Tenha coerência

Por mais que seja tentador “ameaçar” a criança sempre que ela fizer algo que você não quer como: “Se você não parar de assistir televisão agora, vai ficar sem videogame toda a semana! ”, mas esses discursos de nada adiantam se não forem cumpridos.

Não adianta colocar regras em um dia, quando é conveniente, e depois não as cumprir pelo trabalho que você sabe que vai ter. Seja consistente naquilo que afirma, isso vai criar uma autoridade que não deve ser temida, mas sim respeitada.

Como ser uma mãe melhor 6. Dê o exemplo

Como ser uma mãe melhor

Sempre que o pequeno fizer algo de errado ou algo de diferente, pense onde ele pode ter aprendido isso. Por exemplo, se a diretora da escola liga avisando que seu filho bateu em outra criança, onde ele aprendeu isso? Será que as “pequenas palmadas” para “ensinar uma lição” estão realmente funcionando ou só incentivando a violência?

Os pais são o maior exemplo para seus filhos e tudo que acontece em casa é aprendizado para ele, se a mãe ou pai apresentar determinado comportamento, ele tem a tendência a imitar, é sua forma de aprender.

Como ser uma mãe melhor 7. Deixe os aparelhos eletrônicos de lado por um tempo

Temos a tendência a reclamar que as crianças ficam muito no celular, mas às vezes não notamos o que nós mesmas estamos fazendo. Às vezes a criança quer realmente brincar de algo diferente, mas se você não incentivá-la e entrar na brincadeira, ela vai se acostumar a ficar apenas no celular.

Além disso, as conexões e os momentos com seus filhos são memórias para toda uma vida. Compare isso com alguns minutos no Instagram ou no Facebook e sabemos quem vence a disputa.

Como ser uma mãe melhor 8. Deixe as aparências de lado

É muito estressante fingir que está tudo bem o tempo todo. Em alguns momentos, não vai estar tudo bem e não tem problema. Você não precisa fingir para sua família, para seus amigos, para as professoras e professores da escola que está tudo ótimo e que você é a mãe perfeita.

Ninguém é perfeito e passamos por dificuldades mesmo, tire o peso das aparências de suas costas e você vai perceber quanta energia sobra para focar naquilo que realmente importa: ser mãe.

Como ser uma mãe melhor 9. Confie em você

Como ser uma mãe melhor

É comum aparecer alguém com um conselho que você não pediu. Todo mundo pode saber a coisa certa a fazer quando não são eles na situação.

Você é a melhor pessoa para conhecer o que seu filho precisa e confie naquilo que você acredita. Não é errado pedir ajuda, mas você não precisa pensar que todo mundo sabe o que fazer melhor do que você, porque isso provavelmente não é verdade.

Como ser uma mãe melhor 10. Saiba relevar o que escuta

Muitas mães chegam no momento em que precisam ouvir um “eu te odeio, mãe! ”. Nesse momento você precisa ficar calma. Essa é apenas uma forma da criança colocar uma insatisfação para fora.

O mais importante é lembrar que seu filho não te odeia, mas odeia ser contrariado. É extremamente difícil achar um filho que não contrarie os pais, o que ele precisa é de tempo para crescer e perceber o porquê das suas ações como mãe.

Como ser uma mãe melhor 11. Peça ajuda

Não é nenhuma fraqueza admitir que precisa de uma ajuda, todas nós precisamos de vez em quando. Além disso, ter a coragem de pedir ajuda é algo que te fortalece!

Seja seu parceiro (a), sua família ou seus amigos, não se esqueça que você tem pessoas com quem pode contar e que nenhuma mãe pode fazer tudo sozinha.

(117 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta