Cuidados na gravidez

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Cuidados na Gravidez é um dos assuntos que mais preocupam as futuras mamães.

Gravidez é o processo no qual no qual a vida de duas pessoas transcende e encontra sua síntese em outra vida, uma criança que após nove meses de gestação finalmente conhecerá o mundo, especialmente aquelas duas pessoas que lhe deram vida: seus pais.

“Tomar a decisão de ter um filho é transcendental. É sobre decidir que seu coração sempre andará fora de seu corpo “. Elisabeth Stone

Para viver uma gravidez saudável e seu bebê nascer sem problemas, há certos cuidados que você precisa realizar antes e durante este período.

Cuidados na gravidez: A decisão

Antes de ter um filho, é recomendável que o casal converse sobre o porquê de querer ter um filho, como enfrentarão as mudanças no estilo de vida e a administração de todo o processo, os recursos econômicos que surgirão da concepção de seu bebê, bem como o comprometimento e o que isso implica; Também é importante que eles discutam como irão compartilhar as responsabilidades de cuidar, educar seus filhos, e se na família eles têm condições favoráveis e estáveis para viver essa mudança.

Cuidado antes da gravidez

Cuidar antes da gravidez é tão importante quanto o cuidado durante a gravidez, por isso, se você já tomou a decisão de engravidar, é importante que a família e especialmente você, como mãe, prepare seu corpo para viver essa nova etapa.

• Verifique o seu estado emocional e físico (nutrição, vacinas, higiene pessoal)

• Tome ácido fólico para prevenir malformações no bebê pelo menos três meses antes de engravidar e nos dois primeiros meses de gravidez.

• Aprenda a prevenir doenças sexualmente transmissíveis que possam afetar seu bebê.

Cuidado durante a gravidez

Há cuidados que é importante realizar durante toda a gravidez, já que você e seu bebê viverão muitas mudanças às quais terão que se adaptar em pouco tempo.

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Alimentação e cuidados na gravidez

Alimente-se de forma saudável, pois esta é uma maneira simples de cuidar da sua saúde e da saúde do seu filho durante a gravidez, além de evitar o excesso de peso ou desnutrição. Lembre-se, todos os alimentos que você consome neste período irá contribuir para a formação, crescimento e desenvolvimento do cérebro, visão, audição e todas as partes do corpo do bebê e para a formação adequada da placenta. Como você verá nas recomendações a seguir, a chave para uma boa nutrição está na variedade e qualidade dos alimentos:

• Coma cinco vezes ao dia, incluindo alimentos variados, suficientes e equilibrados em sua dieta, para garantir que você receba todas as vitaminas, minerais e nutrientes para você e o bebê em desenvolvimento, como:

• Frutas, legumes, legumes, cereais e grãos integrais, como aveia, arroz, milho ou pão integral devem ser incluídos na sua dieta diária.

• Leite ou queijo fresco evitará a descalcificação dos seus ossos, porque eles são ricos em cálcio.

• Espinafre, ovo, carne vermelha vai ajudar você a não se sentir cansada ou correr o risco de anemia, porque eles são ricos em ferro.

• Agrião, frutas secas, suco de laranja ou carnes contêm ácido fólico; É uma vitamina B importante, encontrada em vegetais verdes, assim como em suplementos, e é essencial para ajudar seu bebê a ter um desenvolvimento físico adequado.

• Laranja, limão, mamão, melão, maçã, tangerina ou cenoura são frutas e vegetais variados e ricos em vitamina C que permitem absorver melhor o ferro.

• Se o seu médico lhe disser, você pode tomar suplementos alimentares que contenham os minerais e vitaminas que são necessárias para este período.

• Beba bastante água, o que lhe permitirá evitar a constipação ou infecções urinárias e manter a pele hidratada.

• Não fumar ou beber bebidas alcoólicas, as substâncias tóxicas presentes nos cigarros, o álcool e outras drogas podem causar sérios danos não apenas a você, mas também ao bebê.

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Visitas ao médico e os cuidados na gravidez

• Participe de check-ups pré-natais para ver como seu bebê progride e cresce, além de receber as vacinas apropriadas. Geralmente durante uma gravidez normal, as mulheres visitam o médico pelo menos cinco vezes. Durante suas consultas, o médico fará testes para avaliar seu estado de saúde e o de seu bebê.

• Tome apenas medicamentos prescritos pelo seu médico, pois muitos medicamentos podem afetar o desenvolvimento do bebê a curto ou longo prazo.

Hábitos saudáveis

• Manter uma boa higiene em sua pessoa, seu espaço e a comida que você come para evitar doenças, preservar sua saúde e harmonia em seu corpo e em sua casa.

• Faça exercícios moderados evitando fadiga, melhorar seu humor e sua imagem irá garantir um ganho de peso adequado, irá mantê-lo relaxado, diminuir o stress, dormir melhor, aumentar a sua resistência e tônus muscular para o trabalho e ajudá-lo a recuperar mais rapidamente disso. Você pode andar, dançar, nadar ou escolher outra atividade que lhe agrade, tentando que não sejam atividades nas quais você possa se machucar.

Saúde emocional

• Evitar situações estressantes ou violentas, pois sentimentos de estresse e angústia alteram o funcionamento do seu corpo e afetam sua saúde física, mental e emocional, assim como a do bebê.

• Preste atenção a sua saúde emocional, porque, em alguns casos, junto com a gravidez, algumas pessoas podem tornar-se deprimidas e ter problemas de concentração, irritabilidade excessiva, ansiedade, alterações de humor, problemas de sono, fadiga, tristeza persistente, perda de interesse em coisas que importavam e alterações do apetite.

• Prepare-se com o seu parceiro para a chegada do bebê, faça sessões informativas, faça exercícios juntos e pratique técnicas de relaxamento e respiração. Tudo isso os ajudará a confiar em sua capacidade de responder e participar do nascimento e da criação de seus filhos.

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Sinais de alarme

Independentemente do período de gravidez em que você se encontra, há alguns sinais de que você deve ter atenção, pois eles podem indicar que há um risco para sua saúde ou para o bebê ou podem ser sinais de que o bebê nascerá prematuramente. Esses sinais incluem: sangramento, inchaço excessivo dos pés, mãos ou outras partes do corpo, febre, dores de cabeça severas e frequentes, ardor ou dor ao urinar, pouco aumento da barriga ou falta de movimento do bebê após o quarto mês, saída do líquido amniótico, endurecimento repentino e dor na barriga (contrações) antes de 37 semanas ou, em geral, se você sentir que algo não é normal.

Conteúdo:

*publicamos o que consideramos dicas e sugestões seguras, todo o conteúdo da Caiu no Sono são fornecidos “no estado em que se encontram”, sem garantias expressas ou implícitas. Esta publicação não se destina a uso como uma fonte de aconselhamento médico.

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Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

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