Como saber se é menino ou menina?

Como_saber_se_é_menino_ou_menina
Como_saber_se_é_menino_ou_menina

A pergunta “como saber se é menino ou menina?” é muito comum entre os futuros pais, e  toda a família fica animada para saber o sexo do bebê.

Todo o processo de tentar engravidar, a confirmação da gravidez e a gestação, é período de constante ansiedade para os pais.

Primeiro, vem o nervosismo da tentativa. Os pais aprendem tudo sobre fertilidade e ovulação, para garantir que a mulher engravide em seu período fértil.

Depois, vem a ansiedade de saber se a futura mãe está grávida. Os pais vão fazer testes de gravidez, consultam médicos e até pedem dicas aos amigos mais experientes que já tiveram filhos.

Então, vem a hora de descobrir o sexo da criança. Mas primeiro, o que determina o sexo do bebê?

O que define se é menino ou menina

O sexo do bebê é determinado no momento que o óvulo é fecundado, e é papel exclusivo do espermatozóide tomar essa “decisão”.

Isso ocorre porque todas as pessoas têm 46 cromossomos (estruturas compostas de DNA que carregam o material genético), sendo que 23 deles foram doados pelo pai e 23 pela mãe.

Todas as mulheres possuem apenas o par de cromossomos XX, enquanto os homens possuem o par XY.

No momento da fecundação, o óvulo (XX) encontra o espermatozóide (XY) e, de acordo com a combinação que sair desse encontro, o bebê será menino (se o Y do homem se encontrar com o X da mulher) ou se será uma menina (se o X do homem se encontrar com o X da mulher).

Como a mulher tem pares iguais de cromossomos, apenas o pai tem o “poder” de determinar o sexo do bebê, mas essa “decisão” está fora do controle dos pais e é influenciada por fatores genéticos.

Formas caseiras de como saber se é menino ou menina

Como_saber_se_é_menino_ou_menina

É possível descobrir o sexo do bebê a partir do quarto mês de gravidez, através de exames médicos.

Mas esse momento costuma demorar muito, e vários pais e mães ficam ansiosos para saber se terão um menino ou uma menina.

Por isso, muitos se perguntam se as formas populares de adivinhar o sexo do bebê funcionam e como podem tentar.

Vamos apresentar aqui os métodos caseiros mais populares para saber se o bebê é menino ou menina (e no final, métodos científicos comprovados que mostram o sexo da criança).

Método da aliança

Nesse método, usa-se um fio de cabelo da mãe e uma aliança (pode ser também uma corrente ou um cordão, mas a versão original relata o uso de um fio de cabelo).

A aliança é amarrada no fio, fazendo um pêndulo. Então, a mulher segura o pêndulo em cima de sua barriga, não importa se estiver no início ou mais avançada na gestação.

Caso o pêndulo balance em uma linha reta, para frente e para trás, diz-se que é menino. Já se o pêndulo fizer um movimento circular, será uma menina.

Teste de aparência da barriga

Existem vários “métodos” que procuram saber se é menino ou menina de acordo com o formato da barriga da gestante.

Diz-se que, se a barriga estiver mais alta, será um menino e, se estiver mais baixa, será uma menina.

Outros dizem que, se a barriga parecer com uma bola de basquete, o bebê será uma menina, enquanto a forma de uma melancia seria um indicativo de um menino.

Repolho

Para esse teste utiliza-se um repolho roxo, uma panela, água quente, um copo transparente e o ingrediente mais importante: o xixi da mãe.

A ideia é cortar o repolho em grandes pedaços, colocar na panela com água quente e deixar esfriar por aproximadamente 10 minutos.

Como_saber_se_é_menino_ou_menina

Enquanto deixa o repolho esfriar, a gestante separa um pouco da sua urina.

O teste consiste em retirar o repolho da panela e colocar a água até a metade de um copo transparente. Após isso, o copo é completado até o final com o xixi da mulher grávida. O resultado vai ajudar a saber o sexo do bebê.

Caso o líquido final seja mais avermelhado ou rosa, o bebê será menino. Já se o resultado for um líquido roxo ou violeta, será uma menina.

O alho

Essa prova vai testar o quanto a mãe quer realmente saber se é menino ou menina.

Para fazer esse teste, a mulher grávida deve comer um dente de alho e, após sua ingestão, prestar atenção no cheiro que sai de sua pele.

Caso haja um mau odor, será um menino e, se não houver mau odor, será uma menina.

Palma das mãos

Esse teste é um dos mais fáceis de se fazer!

A ideia é outra pessoa pedir para a gestante mostrar a mão, sem dizer o porquê. Se ela mostrar a mão com a palma para cima, o bebê será um menino. Caso ela mostre a mão com a palma para baixo, o bebê será uma menina.

Bater do coração

Algumas pessoas acreditam que o bater do coração varia de acordo com o sexo do bebê.

Nesse teste, para saber se é menino ou menina, mede-se o batimento do coração e, se for mais de 140 vezes por minuto, será uma menina. Já quando o batimento tem uma velocidade menor que essa, será um menino.

Testes médicos para saber o sexo do bebê

Geralmente, os pais recorrem aos meios caseiros e a vários testes envolvendo a barriga da gestante ou alimentos porque os testes médicos só conseguem determinar com precisão o sexo do bebê a partir do quarto mês de gravidez.

Como_saber_se_é_menino_ou_menina

Existem diversos testes e os mais utilizados deles são:

Análise de sangue

Esse teste colhe uma amostra de sangue da gestante e analisa os fragmentos de DNA que pertencem ao bebê.

A partir de algumas semanas de gravidez, é possível analisar esses fragmentos e descobrir se é um menino (XY) ou uma menina (XX).

Ultrassom

É outro método bastante usado para descobrir o sexo do bebê, apesar de ter uma certa porcentagem de erro e depender da posição em que ele ou ela está no útero da mãe.

Conteúdo:

*publicamos o que consideramos dicas e sugestões seguras, todo o conteúdo da Caiu no Sono são fornecidos “no estado em que se encontram”, sem garantias expressas ou implícitas. Esta publicação não se destina a uso como uma fonte de aconselhamento médico.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta