Como engravidar?

Como engravidar? por Caiu no sono

Como engravidar? A pergunta pode soar estranha, já que quase todo mundo sabe que a gestação é um processo natural do organismo feminino, desde que a mulher tenha relações sexuais e esteja em idade fértil. 

No entanto, a questão de como engravidar pode não ser tão simples como parece. Isso porque tanto mulheres como homens têm dúvidas em relação à gestação.

Muitos fatores impactam na hora de uma mulher se preparar para engravidar. Embora a gestação pareça um assunto simples, muitas ainda têm dúvidas sobre como engravidar. Confira os principais preparativos e esclareça as dúvidas mais comuns sobre como engravidar.

Como engravidar em 7 passos

1. Interromper os métodos contraceptivos

Mais uma questão que parece óbvia, no entanto, há algumas coisas a serem esclarecidas sobre o uso de métodos anticoncepcionais e a gestação. É normal, por exemplo, que muitas mulheres levem até 12 meses para atingir readquirir a sua completa capacidade reprodutiva, após a interrupção do método contraceptivo usado.

A falta dessa informação sobre como engravidar pode deixar os casais preocupados, pois muitas pessoas pensam que a mulher deve engravidar logo no mês seguinte a parada do método contraceptivo. Em alguns casos, realmente, isso pode acontecer.

Porém, se a mulher demorar até 12 meses para engravidar contando do período que parou de se prevenir, é algo considerado totalmente normal. Problemas de fertilidade só devem ser cogitados caso a mulher não engravide depois desse tempo.

Portanto, quando o casal decide ter um filho, é recomendado que o método anticoncepcional (independente de qual for) seja interrompido imediatamente.

2. Aproveite o período fértil

Com a correria diária, muitos casais não conseguem tempo para ter relações sexuais com frequência, o que pode atrapalhar na hora de a mulher engravidar. Assim, é sempre recomendado manter relações nos momentos mais propícios.

E quando é esse momento? Bem, a mulher tem muito mais chances de ter uma gestação tendo relações no seu período fértil, quando ocorre a ovulação.

Essa fase acontece apenas alguns dias de cada mês. Em geral, o ápice do período fértil feminino se dá no 11º dia após o final da menstruação anterior, se estendendo, em geral, até o 17º dia.

como engravidar

3. Lubrificação vaginal normal 

Manter a lubrificação vaginal em condições normais também impacta na facilidade de como engravidar. A secura vaginal, de acordo com um estudo feito pela a empresa Famivita, faz com que cerca de 15% das mulheres saudáveis demorarem mais do que gostariam para engravidar.

Isso acontece porque boa parte das mulheres com secreção vaginal acabam usando lubrificantes. Mas, esses produtos, mesmo naturais ou a base de água, costumam impactar na potência do espermatozoide, resultado em menores chances de concepção.

Portanto, se você está se preparando para engravidar, converse com o seu médico para solucionar o problema da secura vaginal.

4. Atenção com medicamentos

Quem quer ser mamãe também deve se atentar ao uso de medicamento. Isso porque algumas medicações também podem reduzir as suas chances de como engravidar ou mesmo comprometer o bom desenvolvimento feto.

Assim, é fundamental conversar com o seu médico para saber quais medicações podem ou não ser tomadas. Isso tanto na fase que você se prepara para a concepção quanto para quando realmente estiver gestante.

5. Adote uma alimentação saudável

A mulher pode aumentar a sua capacidade reprodutiva e ainda beneficiar o futuro feto ao manter uma alimentação saudável. A dieta deve ser equilibrada, contendo alimentos, como:

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes Frescos;
  • Líquidos;
  • Carnes Magras;
  • Ovos Cozidos;
  • Carboidratos Integrais;
  • Iogurtes; entre outros.

É importante, ainda, evitar uma alimentação com alto teor de açúcar refinado e gorduras, além de alimentos processados. Uma dieta saudável e equilibrada ajuda tanto na capacidade de fertilização da mulher quanto na boa saúde do feto que pode estar por vir.

6. Corpo saudável, em forma e peso adequado

Como engravidar ainda exige uma boa condição física. A obesidade, por exemplo, faz com que a capacidade de engravidar da mulher seja bastante reduzida.

Além disso, a gravidez exige bastante do organismo feminino. Dessa forma, é recomendado que a mulher que se prepara para ter um filho estava com o corpo saudável, em forma e dentro do peso normal.

como engravidar

7. Pare de fumar, usar drogas recreativas e álcool

O tabagismo, drogas e o consumo de álcool são proibidos durante a gestação, pois podem causar diversos problemas ao feto – desde o nascimento pré-maturo até o abortamento.

Além disso, tais hábitos também reduzem as chances de como engravidar. Portanto, esteja já grávida ou não, a mulher deve abrir mão desses vícios ou hábitos.

Como engravidar: Como o homem pode ajudar

Os futuros papais também podem contribuir quando o assunto é como engravidar. Algumas das coisas a se fazer são:

  • Parar de fumar: o tabagismo também reduz a capacidade de reprodução masculina;
  • Reduzir o consumo da cafeína e de bebidas alcoólicas: estudos mostram que tomar do mais que 3 xícaras ao dia de café puro interferem na boa fertilidade masculina. Já o álcool deve ser limitado aos finais de semana, não ultrapassando, por exemplo, 2 latas de cerveja (a cada dia do fim de semana);
  • Reforçar o organismo: como engravidar também exige boa saúde do homem. É importante passar por um médico para saber como está a saúde em geral;
  • Manter-se em boa forma física: estar obeso ou fora do peso também são fatores que dificultam o homem engravidar uma mulher. Por isso, eles também devem ficar de olho na balança.
  • Estresse: nervosismo e emoções desse tipo impactam negativamente na capacidade da reprodução dos homens.

Conteúdo:

*publicamos o que consideramos dicas e sugestões seguras, todo o conteúdo da Caiu no Sono são fornecidos “no estado em que se encontram”, sem garantias expressas ou implícitas. Esta publicação não se destina a uso como uma fonte de aconselhamento médico.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta