Como engravidar de gêmeos?

Caiu no sono como engravidar de gêmeos

Como engravidar de gêmeos? Essa não é uma pergunta rara de muitos casais, que desejam ter 2 bebês de uma só vez. Realmente, poucas coisas são mais fofas que crianças gêmeas.

No entanto, não é a vontade das mamães ou dos papais que decidem como engravidar de gêmeos. Uma gestação dupla é algo que acontece naturalmente.

E não é fácil ter filhos gêmeos. Isso porque a ciência aponta que as gestações duplas ou mesmo múltiplas somam apenas 2%, em média, das gravidezes naturais.

Muitos casais têm o sonho de ter um casal de gêmeos. Mas, infelizmente, isso não depende da vontade dos pais. Saiba como é possível engravidar de 2 bebês!

Como engravidar de gêmeos: Herança genética

Como engravidar de gêmeos tem muita relação com a herança genética da mãe. Por exemplo, se você é mulher e tem, em sua família, casos de gêmeos ou trigêmeos as suas chances de engravidar de mais de um bebê aumentam, mas também não há certezas de que isso acontecerá ou não.

Ou seja, como engravidar de gêmeos é uma questão que se trata de uma predisposição genética. Alguns diriam até que é questão de “sorte” ou de “azar”, porque há mulheres que não tem histórico conhecido de gestação dupla na família e acabam engravidando de gêmeos.

Enquanto isso, outras mulheres possuem mais de um caso de gravidez natural de gêmeos e trigêmeos e não conseguem engravidar de mais de um bebê…

Já se os casos de gêmeos fazem parte do histórico familiar do progenitor (do pai) isso não interfere nas possibilidades de a mulher ter uma gestação de gêmeos. Mas, claro, isso não quer dizer que tal mulher não poderá engravidar de duas crianças.

Portanto, como engravidar de gêmeos está, por um lado, ligado ao histórico familiar da mãe. Mas, por outro lado, é como se fosse uma verdadeira incógnita e não há, ainda, como a medicina interferir nisso.

engravidar de gêmeos

Como engravidar de gêmeos: fertilização artificial

Já as chances de como engravidar de gêmeos crescem bastante, quando falamos fertilização assistida.

De acordo com pesquisadores da entidade holandesa Gynaecology Obstetrics and Reproductive Medicine, mulheres que são submetidas a fertilizações in vitro ou a outras técnicas tem muito mais chances de ter uma gestação dupla ou, até mesmo, múltipla.

Isso porque as mulheres que buscam a fertilização assistidas, em geral, possuem dificuldades de engravidar ou passaram da idade fértil. Assim, essas pacientes têm de receber doses de hormônios e medicações apropriadas, que estimulam a fabricação de óvulos pelo organismo.

Com isso, elas acabam produzindo mais de um óvulo ao mês. E ao serem fecundadas, seja por fertilização in vitro ou naturalmente pelos seus parceiros, as chances de engravidar de mais de um bebê são relativamente altas.

Esse tipo de gestação é conhecido gravidez gemelar.

Diferenças entre gêmeos idênticos ou fraternos

Além de como engravidar de gêmeos, muitas pessoas também não conhecem as diferentes entre os gêmeos idênticos ou fraternos. A diferenciação está em como ocorre a fecundação.

Os gêmeos idênticos, por exemplo, são também chamados de univitelinos. Trata-se de apenas um óvulo que foi fecundado por um espermatozoide e se dividiu. Isso resulta em duas pessoas muito semelhantes fisicamente, praticamente, idênticas, além de obrigatoriamente pertencerem ao mesmo gênero.

Já os gêmeos fraternos são conhecidos como dizigóticos. Essa gestação acontece quando dois óvulos são fecundados por dois espermatozoides diferentes. Assim, os bebês não são idênticos fisicamente, inclusive, podem ter gêneros diferentes.

Há tratamento para engravidar de gêmeos?

Não há tratamentos específicos para engravidar de gêmeos. O que pode ser feito – embora se trate de um procedimento não reconhecido pela medicina de como engravidar de gêmeos – é ministrar algumas medicações que estimulam a produção de óvulos, como o Clomifeno.

engravidar de gêmeos

No entanto, receitar esse medicamento para mulheres que não têm problemas de fertilização não é recomendado, pois além de interferir no processo natural do organismo, há riscos de gestação múltipla (3 ou mais bebês), além de outros problemas causados pela indução ovariana.

Entre esses problemas estão: futuras dificuldades para engravidar naturalmente, dores e cólicas abdominais e uterinas, inchaço dos ovários, alterações do ciclo menstrual e até surgimento de cisto nos ovários.

Ministrar tais medicamentos para estimular a produção de óvulos não deve ser, portanto, um método de como engravidar de gêmeos. Mas, sim, uma opção de tratamento para mulheres com problemas de fertilidade ou que desejam congelar os seus óvulos.

Engravidar de gêmeos: Cuidados extras

Além de saber como engravidar de gêmeos, é importante ter ciência, caso você venha a passar por isso, que a gestação de 2 bebês exige alguns cuidados extras por parte das mamães, além do trabalho que dão 2 crianças nascidas ao mesmo tempo, não é?

Por exemplo, a gestação de gêmeos é sempre mais delicada, assim, toda a consulta é imprescindível. Ainda pode ser que o médico que acompanha a mamãe que espera os dois bebês peça mais de uma visita e um ultrassom ao mês. 

Obviamente, como engravidar de gêmeos impacta também na disposição física da mulher. Essas gestantes tendem a se sentirem mais cansadas do que quem espera apenas um filho. Há necessidade de mais descanso e repouso.

Não é raro ocorrer partos um tanto pré-maturos entre as mulheres grávidas de mais de 1 bebê. Isso porque o espaço uterino é menor quando ocupado por 2 crianças.

Além disso, as chances de ter de realizar aumentam (o que decepciona mães que querem tanto ter parto normal), pois dificilmente os dois bebês tomarão a posição correta para serem estimulados a sair do útero, assim a intervenção torna-se necessária em mais de 80% das gestações de gêmeos – de acordo com especialistas.

(117 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta