Seu bebê acorda muito cedo?

Seu bebê acorda muito cedo

Aqui estão 5 dicas para ajudar!

Se seu bebê acorda muito cedo é um bebê pequenino ou uma criança grande, uma coisa é certa: acordar cedo é difícil! O momento do despertar matinal de seu bebê define o ritmo para o resto do dia, incluindo as sonecas e alimentação. Isso significa que um despertar muito cedo pode causar estragos no que poderia ser um dia perfeitamente bom.

Despertar muito cedo é um problema que precisa ser resolvido!

Seu bebê acorda muito cedo? Veja mais sobre isso aqui neste artigo!

Seu bebê acorda muito cedo? Afinal, o que é “acordar cedo demais”?

Agora, lembre-se que “cedo” é um termo relativo – para alguns pais, um horário de despertar às 5h é ideal, enquanto para outros, qualquer coisa antes das 8h30 é considerado “cedo demais!” É por isso que é uma boa ideia estabelecer um padrão objetivo de “acordar cedo demais”, contra o qual você pode julgar sua situação.

Como regra geral, se o horário de despertar do seu filho for depois das 6 da manhã e ele estiver acordando razoavelmente feliz e renovado, é provável que você não tenha o problema de acordar cedo demais. Dê uma boa olhada no horário de despertar do seu filho – é depois das 6 da manhã? 

Além disso, pense em como seu filho acorda: ele está feliz e energizado? Se o seu filho está acordando às 6 horas da manhã e parece estar descansado e pronto para enfrentar o dia, então (por mais que a incomode de ouvir isso), você provavelmente não tem um problema de levantar cedo. 

Despertar às 6:00 ou mais tarde está dentro do desenvolvimento para a maioria dos bebês e crianças pequenas, desde que estejam dormindo o que precisam de noite e de dia.

Dito isto, se o seu filho está acordando antes das 6 da manhã, e / ou parecendo irritado e cansado na primeira hora da manhã, é provável que você tenha um problema de acordar cedo demais.

Por que seu bebê está acordando cedo demais?

seu bebê acorda muito cedo

Diversos fatores podem influenciar no “acordar cedo demais“, dentre eles:

  • doença
  • dentição
  • viajando (e dormindo em um ambiente desconhecido)
  • regressões do sono
  • desfralde noturno

Se o acordar cedo demais for algo ocasional não é nada para se preocupar muito. Se você conseguir descobrir a causa para este problema, tente trabalhar com a rotina anterior o mais rápido possível.

No entanto, se seu bebê acordar cedo demais, é provável que você tenha que reavaliar a rotina do bebê/família.

Seu bebê acorda muito cedo? Duas causas comuns e o que fazer sobre isso

  1. O momento da soneca: Pode ser que o momento das sonecas do seu bebê esteja inadequado ou a duração das sonecas esteja inadequada. Se seu filho fica muito tempo acordado durante o dia, por exemplo, ele poderá ficar cansado demais para a hora de dormir (noite) e é mais provável que durma mal e acorde cedo demais. Além disso, se os cochilos de seu filho são muito curtos, isso também pode causar fadiga excessiva.
  2. Horário de dormir: Ao contrário do que você pode imaginar, manter um bebê acordado até tarde na hora de dormir não significa que ele acordará mais tarde! O sono gera sono, então um bebê que vai para a cama cedo tem mais chances de dormir bem e acordar em uma hora decente. Dito isto, porém, crianças mais velhas que ainda tiram uma soneca da tarde podem realmente se beneficiar de um horário de dormir mais tarde. Se você colocar uma criança na cama cedo, ela pode não estar cansada o suficiente para dormir e pode, em vez disso, poderá ficar “fritando” na cama por horas ou querer sair do quarto até que esteja sonolento.

Seu bebê acorda muito cedo? Veja como corrigir

Seu bebê acorda muito cedo

Então seu bebê está acordando cedo demais. Neste ponto, você provavelmente sabe o que está causando o despertar inicial … mas como melhorar? 

Primeiro, pense que os despertares da madrugada do seu bebê são despertares noturnos e não os despertares de começo da manhã. Isso significa que, enquanto não há problema em levantar-se e oferecer conforto e tranquilidade ao seu bebê, tente não começar o dia (muito cedo). Se você fizer isso, estará reforçando que essa vigília (tempo acordado) matinal é boa e normal e parte da rotina regular. Faça isso por uma semana ou mais, e seu problema pode se resolver sozinho.

Se, mesmo trabalhando por 1 semana os despertares conforme explicado acima, o seu bebê ainda estiver acordando cedo demais, comece a fazer ajustes na rotina. Reveja:

  • Você precisa trabalhar em uma soneca extra durante o dia? 
  • Precisa mudar a hora de qualquer soneca, para que seu filho tenha menos tempo acordado durante o dia? 
  • Você precisa mudar a hora da cama para mais cedo ou mais tarde ? 
  • Oferecer mais mamadas para perto de dormir?
  • Oferecer um lanche na hora de dormir? 

Gradualmente, faça esses ajustes de horário, enquanto ainda tratar qualquer despertar precoce como despertar noturno.

Geralmente, seguir estas etapas resolverá a maioria dos problemas iniciais. Se você ainda está lutando com isso, no entanto, você pode precisar de uma abordagem mais especializada para resolver seu problema.

Seu bebê acorda muito cedo? Mais ajuda para você

Um Bebê acordando muito cedo pode ser um hábito difícil de quebrar. Felizmente, posso te ajudar! Ofereço a você o suporte individual para fazer uma diferença significativa no sono do seu filho. A educação do sono pode ser uma das melhores decisões que você já tomou para si e para sua família! Então, por que não começar hoje? Sua consultora criará um Plano de Sono Personalizado apenas para você e sua família, e te orientará em todas as etapas da implementação. Entre em contato inessa@caiunosono.com.br 

(117 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta