O Temperamento e o Sono do Bebê – Parte 1

O Temperamento do Bebê x Sono do Bebê

Essa é a parte 1 de nossa série que irá tratar sobre o Temperamento do bebê. Como ele pode afetar o Sono do Bebê e como você pode solucionar tais problemas.

Nos artigos do site, costumo mencionar temperamento do bebê frequentemente. E como ele afeta diretamente o método de educação de sono que você escolheu para ajudar seu bebê a dormir melhor. A personalidade de seu pequeno irá definir se um método mais gentil (sem choro) durará 1 hora ou três meses. Ou, se você optar por um método que envolva permitir um pouco mais de choro, o bebê irá chorar por 5 minutos ou por duas horas.

Também poderá afetar o quão difícil será desmamar seu bebê. Seja do leite materno quanto fazer a transição mamadeira-copo, além de outros fatores como as ‘’birras’’ que seu pequeno poderá fazer. Como o temperamento de uma criança pode afetar sua rotina de sono. E quais métodos podem ou não funcionar bem quando falamos em educação de sono. Que não é sinônimo de ‘’deixar a criança chorar’’!

O que é Temperamento do Bebê?

Temperamento é como seu filho reage naturalmente à situações e estímulos, seu humor, sua habilidade de acalmar-se e o quão ativo ele é.

É discutido o fato de que pesquisadores descobriram que temperamento é algo biológico. Significa que seu filho nasce desse jeito. A partir do seu primeiro dia de vida, o jeito que o SEU bebê reage a estar molhado, com fome ou cansado pode não ser da mesma forma que o bebê da sua amiga o faz.Seu pequenino pode chamar pouca atenção e não irritar-se muito, ou mesmo pode gritar e chorar bastante. Isso não significa que você é responsável pelo seu bebê não ser ‘’calmo’’.

Lembro de uma mãe relatando que seu marido cogitou que seu bebê não dormia bem por ela ter tido depressão pós parto! Não é necessário carregar este fardo tão pesado, usando meu próprio exemplo. Não tive depressão pós parto ou em nenhum momento da gravidez. Mas, apesar disso, meu bebê enfrentou problemas de sono. Não culpe-se pelo temperamento do seu bebê, se necessário culpar alguém, culpe a genética. Mesmo assim, não está claro para os pesquisadores ainda a maneira como ela influi nestes aspectos.

Você conhece o temperamento do seu filho?

No entanto, uma informação importante que as mamães devem saber é que você pode conhecer a personalidade do seu filho. Dessa forma, ser capaz de predizer como ele irá reagir a certas coisas de modo a facilitar a vida de vocês dois.

Se você sabe que seu pequeno tem dificuldade com transições, por exemplo, você será capaz de ajudá-lo nestas ocasiões. (entraremos em mais detalhes neste tópico com o avançar da série de posts). Ao descobrir o temperamento do seu filho, você pode reduzir uma parcela do stress diário de tentar descobrir o motivo dele estar agindo de determinada forma.

Mais importante, você deve saber que o fato dele ter nascido dessa forma não significa que suas atitudes não importam. Você será capaz de enfatizar os pontos fortes de seu filho. Ajudá-lo a entender o próprio temperamento e ainda auxiliá-lo a aprender como lidar com as próprias reações conforme ele cresce.

Como o livro Raising Your Spirited Child menciona:

”Adaptando a maneira como você cria seu filho para encaixar-se melhor com seu temperamento e personalidade. Ensinando as habilidades que ele precisa. Você poderá ajudá-lo a viver de maneira cooperativa com os outros e poder aproveitar todo seu potencial”. Tentar fazê-lo ignorar seus traços de personalidade não é apenas difícil, mas também pode acabar ensinando seu filho a não ser ele mesmo.

Nas próximas 10 partes dessa série, analisaremos 9 traços do temperamento do bebê. Intensidade, Persistência, Sensibilidade, Percepção, Adaptabilidade, Regularidade, Energia, Primeiras Reações e humor. Discutindo também o sono do bebê conforme avançamos pelos tópicos.

Você conhece o tipo de temperamento do seu filho?

(52 Posts)

Inessa Sato 👦🏻 mamãe do Vini 😴 consultora do sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

2 thoughts on “O Temperamento e o Sono do Bebê – Parte 1

  1. Beatriz

    A minha tem um temperamento difícil! Ela não chora, ela berra! E dorme mal pacas.

    Reply
    1. caiunosono

      Ola Beatriz! Como esta a rotina dela? Importante observar se os horarios de sono do dia estao dentro do esperado para a idade do seu bebe, alem de verificar como está o ambiente de sono, alimentação e atividades diarias!

      Reply

Deixe uma resposta