COMO FAZER BEBÊ DORMIR A NOITE TODA

como-fazer-bebe-dormir-noite-toda
COMO FAZER BEBÊ DORMIR A NOITE TODA

Como fazer bebê dormir a noite toda e permanecer dormindo é uma prioridade para muitos pais novos. E como fazer para conseguir fazer com que o bebe durma a noite toda?

Como você, sabe por experiência, a privação do sono pode afetar todas as áreas da sua vida, incluindo seu desempenho no trabalho, seu relacionamento com seu parceiro ou cônjuge, seu humor geral e saúde emocional e muito mais.

Mas a privação crônica do sono também pode afetar a saúde do seu filho. Com o tempo, a privação do sono pode levar a uma série de problemas físicos (incluindo maiores riscos para a obesidade), bem como questões emocionais e comportamentais.

Felizmente, existem técnicas comprovadas que podem realmente ajudar os bebês e os pais a encontrarem uma melhor noite de sono.

Aprenda agora:

Como fazer bebê dormir a noite toda e suas 6 dicas valiosas.

1. Desenvolver uma rotina de sono

Você tem uma rotina com seu filho? Você começa o dia e segue os mesmos passos a cada dia, todos os dias? Crianças encontram na rotina a previsibilidade.

Com rotinas adequadas para a soneca e a hora da cama, a criança saberá o que esperar e começará a perceber o sono como parte da programação diária. E não, você não precisa programar cada dia exatamente com as mesmas coisas todos os dias!

Isso seria muito chato! Mas fazendo isso da forma correta, a rotina de sonecas e da hora da cama podem ajudar a avisar seu filho que a hora de dormir está perto e dar-lhes previsibilidade. Seu filho certamente irá ficar sonolento antes de chegarmos à dica 2.

Uma rotina para a hora da cama pode durar de 20 a 30 minutos (possivelmente mais para crianças temperamentais) e incluir colocar fraldas e pijamas, um jogo tranquilo, amamentação / mamadeira (para bebês com menos de 2 anos), escovação de dentes, penico (se aplicável), leitura, carinhos e depois apagar as luzes. Uma rotina para sonecas é semelhante à rotina de dormir, mas geralmente mais curta, cerca de 10 minutos

COMO FAZER BEBÊ DORMIR A NOITE TODA

2. Programe um horário de dormir

Uma hora de dormir cedo é fundamental para uma boa noite de sono. Quando bebês e crianças pequenas estão cansadas, elas podem ter mais dificuldade em adormecer e permanecer dormindo, e geralmente acordam cedo demais pela manhã.

Enquanto muitos pais acham que é melhor manter uma criança acordada até tarde da noite, na verdade dormir mais cedo que a levará a um sono mais tranqüilo e a um despertar mais tarde pela manhã.

O problema de se colocar seu filho muito tarde na cama é ter uma criança exausta. Quando estamos exaustos (incluindo adultos), nossos organismos secretam hormônios para lutar contra a fadiga. Com isso, há muita dificuldade em relaxar e dormir bem. Isso é bem verdade com seu bebê. Um bebê exausto terá mais dificuldades em pegar no sono, e o mais importante, continuar dormindo.

A segunda parte do problema é que o organismo do bebê tende a ser “madrugadores” ou acordar mais cedo desde muito pequenos. O mundo é um lugar muito interessante e o primeiro sinal de luz do dia, eles querem explorar! Não se preocupe. Um dia ele se tornará um adolescente e você terá dificuldades em tirá-lo da cama.

O segredo para escolher a hora certa para ir para cama depende da hora que a última soneca terminou, e ter a certeza que ela não foi tão longa até a hora da cama para que seu filho não esteja exausto. Eu sempre recomendo a hora da cama entre 18-19h para bebês até 6 meses. E 18-20h para bebês e crianças pequenas até 18 meses.

3. Assegure-se de que o bebê tire cochilos

Quanto melhor a criança cochilar durante o dia, melhor ela dormirá à noite, porque ela está menos propensa a ficar cansada na hora de dormir.

COMO FAZER BEBÊ DORMIR A NOITE TODA

Uma boa soneca dura pelo menos uma hora (para bebês com mais de 6 meses de idade; cochilos mais curtos são normais para bebês mais novos) em um local calmo, ao invés de estar em um carrinho ou carro, o que não é tão restaurador.

Se o seu bebê estiver na creche, os pais podem precisar trabalhar com os cuidadores estabelecendo rotinas e limites para permitir que a criança cochile por mais tempo.

Sonecas são um componente importante para o “dormir a noite toda”. Parece estranho, boas sonecas durante o dia significam boas noites de sono. Quanto menos cansado seu bebê vai para a cama de noite, ele conseguirá relaxar mais facilmente e dormir melhor de noite.

Ele estará descansado e não terá tantos despertares. Muitas pessoas pensam que deveriam limitar as sonecas para que seus bebês fiquem mais cansados de noite. Isso é um mito. Ficarão tão exaustos que não irão terão um sono reparador, terão mais despertares ou poderão acordar mais cedo de manhã.

4. Evitar associações de sono

Os bebês, como todos os humanos, têm ciclos naturais de sono, que são despertares periódicos durante a noite.

Se um bebê adormece usando uma técnica calmante, como chupeta, mamadeira, amamentação ou balanço (que ele não consegue reproduzir sozinho quando acorda entre os ciclos do sono), ele provavelmente gritará para que você o ajude a voltar a dormir.

Por isso, é importante que você coloque o bebê na cama dele acordado, para que ele adormeça sozinho e possa voltar a dormir durante a noite.

5. Administrar as mamadas noturnas

COMO FAZER BEBÊ DORMIR A NOITE TODA

Nos primeiros nove meses, é considerado normal que os bebês comam uma ou duas vezes durante a noite. Alguns param muito mais cedo por vontade própria ou apenas com um pequeno empurrão da mãe.

Se um bebê está comendo com mais frequência do que isso, ou tem mais de nove meses, você pode considerar reduzir (ou cortar) as mamadas.

Todos os bebês são diferentes e os especialistas discordam sobre quando a alimentação durante a noite deve parar.

Você conhece melhor o seu bebê e será mais capaz de determinar se ele ainda precisa comer à noite, mas se seu bebê ainda estiver se alimentando várias vezes por noite depois de 5 ou 6 meses de idade, provavelmente você está lidando com uma associação alimentar.

6. Precisa de ajuda com seu bebê ou criança?

Lembre-se, a situação de todos é única e o que funciona para uma família pode não funcionar para a sua. É preciso coragem e dedicação para resolver os problemas do sono do seu bebê, mas o tempo que você passa valerá a pena.

Sem privação crônica do sono, você e seu bebê, sem dúvida, serão mais felizes e saudáveis, e isso vale todo o esforço!

Ofereço a você o suporte individual para fazer uma diferença significativa no sono do seu filho. A educação do sono pode ser uma das melhores decisões que você já tomou para si e para sua família!

Então, por que não começar hoje? Sua consultora criará um Plano de Sono Personalizado apenas para você e sua família, e te orientará em todas as etapas da implementação. Entre em contato inessa@caiunosono.com.br

Essas foram as 6 dicas de Como fazer bebê dormir a noite toda!

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

2 thoughts on “COMO FAZER BEBÊ DORMIR A NOITE TODA

  1. Pingback: Noções básicas de sono do bebê: Nascimento a 3 meses – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular

  2. Pingback: Aprenda a ajudar seu bebê a dormir – Mengão Decoração

Deixe uma resposta