Sono do Bebê e Desfralde: Como Lidar Com o Sono Interrompido

Pais de crianças pequenas – este post é para vocês. Hoje, falando de Sono do Bebê e Desfralde!

Se você está para começar ou já começou o desfralde, provavelmente já sabe que todo o processo não é nada empolgante. Para todos: minha experiência com o desfralde sempre me fez perguntar por que os seres humanos não nascem sabendo como usar o banheiro.

Não estamos discutindo técnicas e métodos para desfraldar neste artigo; há muitos outros recursos na internet que podem ajudá-lo com isso. Em vez disso, vamos falar sobre como o desfralde se relaciona com nosso tema preferido: o sono! E, a condução do desfralde e a educação do sono têm alguns pontos em comum.

Então, a condução do desfralde e a educação do sono estão ligadas? Sim. Uma afeta a outra? Pode apostar. Como elas estão relacionadas? Continue a ler.

As duas Etapas Para Deixar as Fraldas

Muitos especialistas em crianças dividem o desfralde em duas etapas ou estágios: diurna e noturna. A ideia é que a criança primeiro aprende a usar o banheiro e controlar a bexiga quando está acordada. Essa é a parte “mais fácil” (embora chamar qualquer etapa dessa educação de fácil, parece loucura!)

Entretanto, seu filho provavelmente vai precisar de mais tempo (muito mais tempo, em alguns casos) para controlar a bexiga quando estiver dormindo. Algumas raras crianças completam as duas etapas ao mesmo tempo, deixando as fraldas completamente 24 horas por dia, mas elas são exceções à regra. A maioria das crianças que aprende a usar o banheiro durante o dia vai continuar a ter acidentes quando estiverem dormindo.

Portanto, anime-se – todos os acidentes noturnos que ocorrem com seu filho? São normais. Frustrantes, mas normais.

O Sono Afeta o Desfralde

Você pode se encontrar perguntando por que, se seu filho pode controlar a bexiga quando está acordado, não pode também controlá-la enquanto dorme. Nossos corpos adultos nos acordam quando é hora de ir ao banheiro no meio da noite. Por que o corpo de nossas crianças não faz o mesmo?

A resposta é que isso vai acontecer – algum dia. Lembre-se de que o corpo de seu filho ainda está crescendo e se desenvolvendo. Com o passar do tempo, seu filho vai desenvolver a ligação mente-corpo necessária para acordar durante a noite para usar o banheiro. Para algumas crianças, isso acontece depressa. Para outras (principalmente para as que têm sono pesado), pode levar mais tempo.

O Desfralde Afeta o Sono

Agora você já sabe que existem muito elementos que afetam o sono da criança – dentição, doenças, regressões do sono… Exatamente quando você entra em um período de “sono bom”, parece que outro problema aparece para estragar tudo.

Vamos acrescentar o desfralde a essa lista. Aprender a usar o banheiro pode arruinar o sono da criança! Isso ocorre em parte porque é uma nova habilidade muito importante e assim como outras habilidades importantes (andar, falar, etc.), perturbam o sono, o desfralde e como ele é conduzido pode perturbar a hora da soneca e o sono da noite.

A condução do desfralde também pode fazer com que a criança acorde mais durante as sonecas e à noite porque está lhe ensinando uma nova consciência de seu corpo. Ela está aprendendo a sensação ligada à necessidade de urinar ou fazer cocô e que essa sensação pode começar a acordá-la de manhã cedo ou no meio da noite. Ela também pode fazer com que acorde mais cedo das sonecas.

O seu filho que está aprendendo a deixar as fraldas também está ficando cada vez mais consciente da sensação provocada por uma fralda molhada ou suja. Assim, mesmo que ele não esteja acordando no meio da noite para usar o banheiro, ele pode acordar porque está molhado ou sujo e sente desconforto (mesmo que, antes dessa condução, ele continuasse a dormir a noite toda com essa sensação).

O Desfralde (provavelmente) Vai Significar Menos Sono

Saiba que durante o processo de desfralde, você provavelmente vai dormir um pouco menos que o habitual. O mesmo vai acontecer com seu filho. E isso é normal. O processo de desfralde se parece um pouco com a educação do sono – durante o processo, ninguém vai dormir muito bem, mas no final, vale a pena.

Há formas para diminuir as vezes em que seu filho acorda durante a noite, nas sonecas ou cedo demais durante esse período de treinamento. Mas lembre-se de que, nesse ponto, você vai querer dar prioridade ao desfralde. Afinal, essa é uma habilidade que você QUER que seu filho aprenda. E a falta de sono não vai durar muito.

Como Garantir que Todos Durmam o Suficiente Durante o Desfralde

Há medidas que podem ser tomadas para diminuir a falta de sono que acompanha o desfralde:

  • Limite a ingestão de comida e bebida antes de dormir. Proíba todos os líquidos uma hora e meia a duas horas antes de dormir. Isso vai ajudar a garantir que a bexiga esteja vazia na hora de ir para a cama.
  • Estimule idas ao banheiro antes de dormir. Faça uma ida ao banheiro parte da rotina de ir dormir; isso vai ajudar a esvaziar completamente a bexiga da criança.
  • Considere acordar a criança antes de você ir dormir. Isso funciona bem com alguns pais – eles acordam o filho por volta de 10, 11 horas da noite (antes dos pais irem dormir) e fazem uma última visita ao banheiro. Se seu filho tem sono profundo, porém, isso não vai funcionar, simplesmente porque você não vai conseguir acordá-lo.
  • Tente aceitar acordar a noite. Novamente, dê prioridade ao desfralde. Sim, é horrível seu filho ter acordado duas vezes na noite passada, mas isso é menos importante no momento do que o fato de que ele está aprendendo essa habilidade essencial.

Às vezes, notamos no desfralde um pouco de ansiedade quanto a ter um acidente. As crianças podem demorar mais para dormir ou acordar cedo demais pela manhã. Além disso, algumas não entendem a ideia de que está tudo bem sair da cama quando precisam ir ao banheiro, de modo que ficam deitados segurando a vontade, mas não conseguem dormir.

Finalmente, as crianças aprendem MUITO depressa e como ficamos felizes quando elas estão indo ao banheiro e, puxa vida, elas aproveitam retardando a hora de dormir indo ao banheiro cinco vezes! E, é claro, ficamos tão preocupados com a possibilidade de eles precisaram realmente ir que os levamos. Em algum momento, você tem que dizer que é a “ultima vez” e tornar o ato de dormir uma prioridade. Encontre o ponto de equilíbrio”.

Uma Observação Sobre a Enurese Crônica

A maioria das crianças já sabe usar o banheiro (de dia e de noite) quando vão para a pré-escola (por volta dos 5 ou 6 anos), ou até antes. Entretanto, algumas continuam a molhar sempre a cama (também chamada de “enurese”). Geralmente, essa condição é inofensiva, mas se seu filho tem esse problema, consulte o pediatra, já que ele pode ser um sinal de algum problema de saúde.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta