COMO FAZER BEBÊ DORMIR SOZINHO

como-fazer-bebe-dormir-sozinho
como-fazer-bebe-dormir-sozinho

Vamos entender como fazer bebê dormir sozinho, ele poderá atingir sozinho este marco de desenvolvimento, em breve. Ou pode precisar de um pouco de sua ajuda para aprender a adormecer.

Todos os humanos têm ciclos de sono que nos levam a estados levemente acordados durante a noite, e todos nós precisamos aprender a habilidade de cair de volta em um sono do bebe mais profundo.

Vamos aprender como fazer bebê dormir sozinho? Veja mais:

Como colocar bebê para dormir e ele durma a noite toda?

Você ficará interessado em saber que a maioria dos bebes em todo o mundo não adormece sem ser segurado ou não dorme a noite toda em seu próprio berço. Simplesmente não é uma coisa “normal” para humanos pequenos, biologicamente falando.

De fato, todos os humanos acordam um pouco muitas vezes durante a noite, enquanto fazem a transição durante os ciclos do sono. Portanto, a chave é que os bebes aprendam a voltar a dormir quando acordam, sem a sua ajuda. E isso pode ser feito sem traumatizá-los.

Você pode ensinar como fazer bebê dormir sozinho usando de balanço ou sucção, e sem deixá-los chorar. Este não é um processo resolvido em uma só noite, pode levar meses, mas funciona para colocar bebê para dormir e ele durma a noite toda.

E uma vez que eles saibam adormecer sozinhos (ou seja, sem que você lhes dê peito, mamadeira, chupeta ou braços para balançá-los), é mais provável que eles consigam voltar a dormir quando acordam um pouco à noite, em vez de pedir sua ajuda.

Se você gostaria de começar a desenvolver bons hábitos de sono cedo, você deve começar ajudando seu bebê a voltar a dormir. Mas você precisa fazer isso em pequenos passos. Veja como.

COMO FAZER BEBÊ DORMIR SOZINHO

6 dicas de como fazer bebê dormir sozinho

  1. Considere as opções de transição:Ele está pronto para sair de sua cama? Se não, veja um caminho intermediário, fazendo a transição para um berço portátil ao lado da sua cama.
  2. Coloque seu bebê para dormir enquanto ele ainda estiver acordado:Para dormir a noite toda, seu bebê deve aprender a adormecer sozinho. Isso vai levar um pouco de prática, então seja paciente. Tente colocá-lo no berço (ou caminha) antes de dormir profundamente.
  3. Desenvolva uma rotina de dormir:Uma rotina consistente que permita que seu filho se sinta amado e seguro pode ajudá-lo a relaxar e a aceitar deitar-se e adormecer em seu próprio espaço.
  4. Ajuste suas expectativas:Reconheça que fazer dormir direto no berço é um processo. Ajuste suas expectativas com base no estágio de desenvolvimento de seu filho: seu filho ainda pode precisar de confiança se acordar à noite, o que muitas crianças fazem. Se o seu filho sabe que você vai responder às suas necessidades, isso aumenta sua confiança e segurança.
  5. Estabeleça limites razoáveis:Seu filho pode entender e aceitar regras simples como “fique na sua cama até o sol nascer” ou “você pode me chamar se precisar”. Essas orientações podem ser reconfortantes durante os despertares noturnos.
  6. Suavizando o caminho para a transição de quartos:Durante os primeiros meses, muitos pais mantêm seus bebês em sua cama à noite – um arranjo de dormir conhecido como compartilhamento de cama.

Quando realizada com segurança, a partilha de cama pode facilitar a amamentação noturna, prolongar a duração da amamentação e contribuir para a saúde e o bem-estar infantil e materno.

Outros pais mantêm seus bebês em sua própria cama no mesmo quarto, conhecido como compartilhamento de quartos.

Alguns pais continuam compartilhando cama e dividindo o quarto a longo prazo e esperam que seus filhos se afastem deles.

Outros pais decidem que gostariam de levar seu filho para seu próprio berço ou quarto quando acharem que estão prontos para isso.

COMO FAZER BEBÊ DORMIR SOZINHO

Para quem faz Cama compartilhada ou Quarto compartilhado, considere estas dicas quando você estiver pronto para fazer a transição do seu filho para o seu próprio quarto:

7. Faça do quarto de seu filho um lugar acolhedor:Para ajudar seu filho a se preparar para seu novo local de dormir, prepare seu quarto para que ele se sinta confortável e familiar. Antes de fazer a mudança, passe algum tempo no quarto dele brincando, lendo historinhas e para trocar as fraldas.

8. Certifique-se de que ele está se sentindo bem quando você fizer a mudança:Como nós, os bebês associam desconforto ao se mudar para uma nova situação. Então faça a mudança quando seu bebê estiver saudável e não estiver passando por dentição.

9. Considere uma cama de criança:Algumas crianças mais velhas que nunca dormiram em um berço podem se animar em mudar diretamente para uma “caminha” e podem ficar ansiosas para dormir em seu próprio espaço. Não se surpreenda, porém, se seu filho pedir para voltar para sua cama depois de uma noite ou duas.

10. Considere as opções de transição:Ela está pronta para sair de sua cama? Se não, você consegue colocar um berço portátil, o próprio berço do bebê, um berço acoplado ao lado da sua cama?

As decisões sobre os arranjos do sono de sua família não precisam ser rígidas. Encontrar o arranjo perfeito para todos é um processo de tentativa e erro. Seja flexível e, o mais importante, responda às necessidades de mudança do seu filho.

(102 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

2 thoughts on “COMO FAZER BEBÊ DORMIR SOZINHO

  1. Pingback: Como colocar um bebê para dormir - Cidan Dicas

  2. Pingback: Guia do sono do bebê – o que saber para obter seu bebê para a cama | Beleza Pura

Deixe uma resposta