Bebê com sono leve?

Bebê recém-nascido com sono leve


Seu bebê com sono leve está tendo problemas para continuar dormindo? Ele acorda toda vez que você passa pela porta de seu quarto? Ele acorda no segundo em que você o coloca no berço? Você está cansada de pessoas dizendo que ele provavelmente está com fome ?

Esta é uma das queixas mais comuns que recebo dos pais. Bebês com sono leve. Eles dizem que seus bebês são tão fáceis de acordar, e quando o fazem, é extremamente difícil voltar a dormir. Então, primeiro de tudo, deixe-me quebrar um pequeno mito.

Todos os bebês têm sono leve e todos os bebês dormem muito. Todos nós passamos de sono leve a sono profundo por várias vezes por noite.

Alguns bebês passam mais tempo em estágios de sono leve antes de mergulhar em um sono mais profundo, e alguns passam de sono leve a sono profundo em quase nenhum momento, mas todos passam por esses ciclos toda vez que fecham os olhos.

bebe_com_sono_leve

O sono verdadeiramente restaurador, o que mais nos faz bem, é o sono NREM ou “profundo” que passamos no meio dos ciclos. É por isso que algumas pessoas conseguem dormir menos do que outras, porque elas têm mais sono NREM do que aquelas que passam mais tempo em estágios de sono leve.

Então, quando alguém diz que bebe com sono leve, o que provavelmente querem dizer é que o bebê tende a passar mais tempo dormindo em sono leve do que em sono profundo, porque esse é o estágio mais fácil de se acordar. É quando sonhamos e somos mais conscientes do nosso entorno, então ruídos externos tendem a nos acordar mais facilmente.

Os bebês também têm ciclos de sono mais curtos do que os adultos e, portanto, gastam quase o dobro do tempo em estágios leves de sono do que os adultos. Então, o que você pode fazer? Como você pode ensinar um bebê a passar mais tempo em sono profundo?

Bem, você não pode realmente. Mas o que você pode fazer é ensinar seu “bebe com sono leve” a voltar a dormir sozinho quando acordar. Isso beneficiará toda a sua família nos próximos anos.

Há muitos elementos para ensinar o bebê a adormecer independentemente, mas o mais importante é a eliminação das associações do sono. Com isso, quero dizer qualquer coisa que o bebê usa para ajudá-lo a adormecer e que ele não consegue fazer por conta própria.

Chupeta, ninar, mamar no peito e mamadeira são todos bons exemplos de “adereços” de sono. Se o bebê precisar de um passeio de carro para adormecer, precisará de outro passeio de carro quando acordar novamente no final do próximo ciclo de sono.

Se eles forem embalados para dormir, eles aprendem a confiar nesse movimento como parte do processo, então, uma vez que acordam à noite, ficam “presos” assim até você entrar e ajudá-los a voltar a dormir.

Isso é muitas vezes acompanhado por um monte de choro e agitação, a fim de chamar sua atenção, o que os acorda ainda mais e requer mais conforto para que eles se acalmem.

No entanto, os bebês que as pessoas chamam de “bons dormidores” têm os mesmos ciclos de sono que os bebes com sono leve. Eles acabaram de “pegar o jeito” de adormecer sozinhos, então eles acordam, se mexem um pouco, talvez balbuciam um pouco para si mesmos e depois voltam a dormir tranquilamente.

Então, embora você não consiga impedir que o seu bebê acorde à noite, você pode absolutamente ensiná-los a voltar a dormir de forma independente e, assim que o fizer, você e o bebê podem esperar noites inteiras de sono.

bebe_com_sono_leve

Como tratar bebes com sono leve?

Pisos barulhentos, telefones tocando, uma fresta de luz passando pelas persianas, até mesmo a máquina de lavar louça funcionando longe do quarto – todas essas coisas podem significar a diferença entre um bebê bem descansado e uma família privada de sono quando você tem um bebê com sono leve em suas mãos.

Mas por que algumas crianças dormem mais profundamente do que outras?

Alguns cérebros são melhores que outros em bloquear estímulos ambientais durante o sono. Mesmo durante o sono, o cérebro recebe informações sensoriais.

Embora seja difícil deixar seu bebê menos sensível ao barulho ou à luz, há coisas que você pode fazer para ajudar seu filho a dormir – e permanecer dormindo.

1. Não incomodar

Os pais podem despertar os que dormem menos, apenas para verificar como estão. Se o bebê não está te sinalizando, então não vá para o quarto dele somente verificar. Uma babá eletrônica com monitor pode tranquilizá-lo sem incomodar o bebê.

Atenção redobrada se você possuir um cachorro em casa

2. Deixe seu bebê dormir sozinho

A Associação de Saúde Pública do Canadá recomenda o compartilhamento do quarto até que seu bebê tenha pelo menos seis meses de idade (isso ajuda a reduzir o risco de síndrome da morte súbita infantil ou SIDS) e a transição do bebê para um berço (quando ele não cabe mais num berço acoplado ou moisés).

Além disso, os moises não devem ser mais usados ​​quando os bebês forem capazes de rolar. Quando seu bebê tem pelo menos seis meses de idade, colocá- lo para dormir em seu próprio quarto pode reduzir a chance dele ser acordado pelo barulho dos pais.

3. Mantenha o quarto fresco, silencioso e escuro

Desligue o ar condicionado à noite e, se o seu bebê tolerar, feche a porta para afastar os animais de estimação e sons do resto da casa. E invista em algumas cortinas blackout ou persianas que escurecem o quarto – mesmo que elas não combinem com a decoração! rs

4. Tente o ruído branco

Um ventilador (direcionado para longe do berço) ou um rádio entre as estações para que ele “chie” pode criar um som neutro no quarto que irá mascarar outros ruídos. O truque é não ter ruído que se dissipe depois que as crianças adormecerem, porque isso pode interferir no voltar a dormir à noite se esse ruído não estiver presente.

bebe_com_sono_leve

5. Enrole seu bebê (RN ou se for um pouco maior e gostar de dormir enrolado)

Um som repentino pode assustar um bebê, fazendo-o “arremessar” os braços e as pernas e acordá-lo. Se ele está confortavelmente enrolado, o som ainda pode perturbá-lo um pouco, mas ele não acordará totalmente devido ao susto.

6. Vá passear

É verdade: a exposição ao sol quando estão acordados realmente ajuda as crianças a regular seus ritmos circadianos e os cochilos diurnos contribuem para um melhor sono noturno. Mas esteja ciente de que, se seu bebê acordar depois de 10 minutos porque um caminhão de bombeiros passou fazendo barulho, você voltará à estaca zero.

7. Monitore seu uso da babá eletrônica

Monitores eletrônicos são uma ótima maneira de manter um olho em seu pequenino. Apenas tome cuidado para não contribuir para o problema. Os bebês têm o que chamamos de sono ativo e tranquilo. O sono silencioso ocorre quando eles estão em sono profundo e não se movem ou emitem ruídos.

O sono ativo pode envolver crianças pequenas abrindo os olhos e vocalizando enquanto dormem. Só porque seu bebê está fazendo barulho ou se movimentando em seu berço não significa necessariamente que ele está acordado. Espere alguns minutos antes de “correr para o resgate”, para ver se ele consegue voltar a dormir sozinho.

8. Deixe-os auto-confortar

Crianças que se auto-confortam podem entrar em um estado de sono mais profundo mais rapidamente. Ser capaz de se acomodar e voltar a dormir sem a sua intervenção é muito importante. Crie uma rotina consistente e experimente deixar seu bebê adormecer sozinho, para que ele saiba o que esperar.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

One thought on “Bebê com sono leve?

  1. Pingback: Bebê com sono leve? – Negócios

Deixe uma resposta