Bebê de 11 meses com refluxo intenso não dormia

Depoimento Vanessa Mello | São Paulo – SP

Sono do Bebê – Vanessa me procurou sem saber como poderia ajudar seu filho a descansar melhor de noite. Thomas sofria com um refluxo muito intenso, precisando usar medicamentos para aliviar suas dores. A rotina precisava de muitos ajustes para que o sono de Thomas pudesse ser de melhor qualidade.

Havia alguma TV durante o dia, quase não saia durante a semana para passear durante o dia, as acordadas a noite não seguiam um padrão. Ia dormir tarde levando-se em conta a hora que acordava de manhã. Segurava a hora de dormir antes do almoço para banho e hora de comer, assim a janela de sono ficava um pouco longa para a primeira soneca da manhã.

Dormia por menos de 1h para ser acordado e almoçar. O sono da tarde costumava ser de até 1h. A hora de dormir era as 21h e muitas vezes Thomas estava cansado demais para pegar no sono.

Havia sempre TV ligada antes de dormir. Demorava aproximadamente 40 min para adormecer e muitas vezes estava agitado, precisando estar no colo da mãe andando para relaxar e dormir. Acordava aproximadamente 5 vezes toda noite. Precisa sempre do colo e da mão da mamãe para poder adormecer. Algumas vezes a chupeta também. 

Sono do Bebê – O Problema de Sono Descrito Pela Mãe Vanessa:

“Estou exausta. Sei que é uma fase e vai passar, mas é muito frustrante até porque é o segundo filho e minha filha foi muito fácil. Sei o quanto ele sofre ou sofreu com o refluxo e isso me chateia bastante. Não gosto de vê-lo com dor. Acorda várias vezes durante a noite. Algumas vezes só senta no berço e o deito novamente, outras chora, raramente tiro ele do berço ou ele pede para sair. Ele só pede colo quando está com cólica ou gases.”

Sono do Bebê 11 Meses e Rotina: um dia muito parecido com outro. Todos os Dias

Ajustamos bastante detalhes na rotina de Thomas :

Higiene do Sono: Ajuste das janelas de sono, prolongar as sonecas curtas com menos de 40 minutos se ele acordasse chorando ou irritado.

Tiramos a TV da rotina e colocamos atividades e passeios durante o dia para tomar sol.

Com o estabelecimento da nova rotina respeitando os horários de sono diurno e noturno (janelas de sono e hora da cama) Thomas adaptou-se rapidamente. Seu sono durante o dia melhorou bastante passando a dormir em torno de 1:30 em cada soneca. Algumas vezes precisou alongar a soneca para que pudesse descansar mais.

O adormecer durante a noite passou a ser mais rápido e tranquilo, a agitação antes de dormir passou a não existir mais ( a não ser nas fases de cólicas e refluxos).

Passamos por alguns períodos de crises de cólicas e refluxos, dentes nascendo que naturalmente atrapalharam o sono dele, mas com paciência, consistência e persistência esperamos passar e voltamos a situação tranquila anterior.

Algumas noites passou a dormir a noite toda, as vezes acordava 1x e logo voltava a dormir. Outras noites resmungava e voltava a dormir sozinho.
Alcançamos o objetivo: organizar uma rotina de soneca, banho e sono noturno!

Lembrando que acordar 1 ou 2x de noite é normal até aos 3 anos. Até lá bebês e crianças pequenas estão se desenvolvendo neurologicamente e fisicamente tão rápido que algumas vezes venham a despertar.

Depoimento de Vanessa:

“Querida, o que falar de você? Sou mãe de segunda viagem e fui pega de surpresa pelo refluxo. Meu filho acordava 5 e às vezes 12 vezes por noite e mesmo no colo se retorcia de olhinho fechado e não dormia. Após ser medicado, conseguimos controlar o refluxo aos 6 meses mesmo ainda tendo episódios de cólica e gases.

Sou mãe de segunda viagem e fui pega de surpresa pelo refluxo. Meu filho acordava 5 e às vezes 12 vezes por noite e mesmo no colo se retorcia de olhinho fechado e não dormia. Após ser medicado, conseguimos controlar o refluxo aos 6 meses mesmo ainda tendo episódios de cólica e gases.

Depois disso veio o mau hábito criado. Dormia no colo, na cama comigo,  era ninado em pé e tudo o que se possa imaginar. Não caberia espaço no texto rsrs

Quando uma amiga me mandou seu e-mail e umas dicas, pronto, percebi que precisava ouvir o óbvio que acabamos esquecendo com o tempo e até mesmo no desespero da noite e com a privação de sono.

Após um longo papo pelo telefone e depois de explicar cada detalhe da rotina do dele, comecei a fazer a higiene do sono, o que de cara funcionou maravilhosamente e depois daí fui seguindo o caminho e a rotina que passamos a seguir com o plano de sono e muitas trocas de e-mail e WhatsApp. Hoje meu filho está com 1 ano e 2 meses e dorme muito bem. Aprendeu a rotina e estamos todos bem!

Você foi incrível e muitas vezes minha melhor ouvinte. Muito obrigada!”

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta