Músicas para acalmar recém-nascido

Músicas para acalmar recém-nascido… com certeza você logo pensa nas cantigas no tipo “canções de ninar”, não é mesmo? No entanto, há outro tipo de música que promete colocar os bebês recém-nascidos para relaxarem, dormirem mais rápido e terem um sono profundo e, realmente, renovador.

Trata-se das músicas clássicas. Mas, esse estilo de música realmente acalma os bebês que acabaram de vir ao mundo? Bem, uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia (Estados Unidos), no ano de 1990, revela que sim.

O estudo envolveu 36 crianças, que foram divididas em grupos. Para um grupo foram tocadas canções do Mozart e para o outro grupo, músicas calmas, mas de não no estilo clássico.

Depois de escutarem as músicas, todas as crianças passaram por um teste e aquelas que foram submetidas a escutarem as canções do compositor clássico se mostraram muito mais calmas e relaxadas do que as outras. E mais: as crianças que escutaram a música clássica se saíram melhor em testes cognitivos.

Com isso, os pesquisadores concluíram que o estilo clássico usado não apenas relaxou as crianças, mas também teria ajudado no desenvolvimento cerebral delas. Na ocasião, os resultados da pesquisa ficaram conhecidos como “efeito Mozart”.

A pesquisa fez tanto sucesso que, no ano de 1998, o então governador do estado da Geórgia (Estados Unidos) assinou uma proposta indicando que o estilo clássico fosse usado como músicas para acalmar bebês recém-nascidos. Com isso, todos os bebês que nasciam no estado recebiam uma fita ou um CD com músicas clássicas gravadas, sempre que saiam da maternidade com os pais.

O projeto tinha o objetivo de fazer com que os pequeninos não só relaxassem, mas também se desenvolvessem melhor intelectualmente, através do estilo clássico usado como músicas para acalmar recém-nascido. Foi, então, que a música clássica também se tornou conhecida como canções para os bebês pegarem mais facilmente no sono.

Músicas para acalmar recém-nascido

Outras Pesquisas e estudos sobre a música clássica para recém-nascidos e crianças em geral

Uma outra pesquisa comprovou a eficácia do estilo clássico como músicas para acalmar recém-nascido. O psicólogo norte-americano, Laszlo Harmat, no ano de 2008, analisou o comportamento de 94 adolescentes e crianças e chegou à conclusão de que aqueles que ouviam o estilo musical por alguns minutos antes de se deitarem, realmente dormiam melhor e mais profundamente.

Um outro estudo mais recente (2017) foi realizado na Universidade do Arizona (Estados Unidos). Os pesquisadores que conduziram a pesquisa concluíram que a música clássica pode ir além de músicas para acalmar recém-nascido, representando, até mesmo, uma forma de estreitar os laços dos pequenos com os seus familiares, como os pais, irmãos e avós.

A pesquisa se baseou no conceito de que quando a criança é acostumada desde o nascimento a escutar músicas tranquilizantes, como as do estilo clássico, ela se relaciona melhor. Primeiramente, tais crianças desenvolveriam laços de afetos mais profundos com aqueles com quem convive. Já na fase adulta, se tornariam pessoas mais afetuosas, tolerantes e serenas, ao escutarem músicas para acalmar recém-nascido.

Também o músico e pesquisador, Don Campbell, concluiu uma investigação com o objetivo de estimular o desenvolvimento de bebês com a música clássica desde a gestação. Campbell baseava a sua teoria no fato de que a audição dos pequenos já está quase 100% formada desde o 5º ou 6º mês da gravidez.

Assim, a mãe, ao colocar músicas clássicas em um volume que o bebê em gestação consiga escutar, o seu sistema cognitivo se desenvolve melhor, além de acalmá-lo e tranquilizar a gestante também. Ainda de acordo com Campbell, essas músicas para acalmar recém-nascido melhoram muito o estado físico e emocional dos pequenos e das mães. O vínculo afetivo entre mãe e filho ainda se torna mais estreito.

Músicas para acalmar recém-nascido

As pesquisas que usam a música clássica como músicas para acalmar recém-nascido, no entanto, ainda não têm 100% de aprovação no meio científico.

Muitos pesquisadores e médicos dizem que cada pessoa, principalmente, os bebês, reagem de um jeito ao estilo clássico, não sendo correto afirmar, então, que o estilo musical funciona como uma forma de induzir o sono dos recém-nascidos em geral.

Conheça diversas músicas para acalmar recém-nascido

Mesmo que os estudos e as pesquisas norte-americanas ainda não contem com um consenso, os pais podem experimentar diversas músicas clássicas como músicas para acalmar recém-nascido, quando a criança estiver agitada ou com dificuldade de pegar no sono. Afinal, não custa tentar, não é mesmo?

Mas vale ressaltar que, de acordo com psicólogos e pediatras, não basta colocar as músicas para acalmar recém-nascido para tocar, sem preparar adequadamente o ambiente.

É preciso, por exemplo, que o recém-nascido esteja bem alimentado e limpo, além de reduzir a luz do local, colocar o pequeno em um lugar aconchegante e confortável e deixar as músicas em um volume baixo (não coloque o som muito alto, pois o efeito relaxante pode ser o contrário).

Veja, agora dicas de canções clássicas usados como músicas para acalmar recém-nascido:

  • Classical Baby Style – Beethoven, Mozart, Vivaldi: 3 álbuns com canções dos três compositores da música clássica para os bebês relaxarem e dormirem a noite toda.
  • Mozart Para Bebês: músicas para acalmar recém-nascido de Mozart.   
  • Músicas Para Bebês – Mozart Para O Meu Bebê: mais uma coletânea com clássicos do compositor Mozart para os pequenos.
  • Música Clássica para Crianças: coleção com canções de grandes compositores da escola clássica de música.
  • Beethoven Música de Ninar Instrumental: músicas para acalmar recém-nascido do mestre Beethoven prometem relaxar totalmente os pequeninos.  
Músicas para acalmar recém-nascido

Além disso, você encontra músicas clássicas para recém-nascidos relaxarem e pegarem no sono em sites de som e vídeos da internet. A maioria das reproduções das canções é gratuita.

(117 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta