Saiba tudo sobre as músicas para acalmar o bebê

Música para acalmar bebê recém-nascido | por Caiu no sono

Músicas para acalmar são verdadeiros clássicos há temos. Não é de hoje que muitas mães se interessam por esse assunto. Isso porque é até comprovado cientificamente que os bebês se acalmam com alguns tipos de música, não só quando pequenos, mas também quando ainda estão na fase de gestação.

É claro, não é todo o tipo de som que tem esse poder de manter o bebê relaxado. Com músicas para acalmar o bebê ideais é possível não só colocar o pequeno para dormir, como prolongar o seu sono.

Em geral, as melhores músicas para acalmar o bebê são as famosas “canções de ninar”. São cantigas com batidas sonoras leves, harmoniosas e sutis. 

Elas proporcionam a liberação de dopamina na criança, que se trata de um neurotransmissor.

Essa substância tem a sua produção estimulada naturalmente pelas músicas para acalmar o bebê e proporcionam a regulação dos batimentos cardíacos, uma respiração mais tranquila e o controle do diafragma. Com isso, o sono se torna muito mais relaxado, profundo e tranquilo.

Há pesquisas que ainda concluem que, esse tipo de música, quando escutada durante a gestação pode até mesmo ajudar a criar laços afetivos entre a mãe e o bebê que ainda está na barriga da gestante. Incrível, não é mesmo?

E, como já mencionado, não é de hoje que as músicas para acalmar o bebê são famosas para relaxarem e proporcionarem o bem-estar dos pequenos. Desde muitos anos, é comum que, ao pegarmos a criança no colo para embalarmos, quase que naturalmente cantarolamos músicas serenas – o que realmente funciona, fazendo os bebês dormirem mais rapidamente.

Outro motivo que faz com que as músicas para acalmar o bebê funcionem é que o ritmo e o som, de acordo com psicólogos e pediatras, criam uma linguagem que também passam segurança.

E é exatamente disso que os pequenos necessitam para dormir ou simplesmente se manterem mais relaxados, parando de chorar, por exemplo.

músicas para acalmar o bebê

A música relaxante ainda tem a capacidade de ligar o bebê ao seu inconsciente – o que estimula a sua imaginação, tornando o sono mais fácil. As músicas para acalmar o bebê, sem dúvidas, são realmente, uma das melhores ferramentas para manter os pequenos calmos ou dormindo mais profunda e serenamente.

Outra explicação esta no fato de que a audição é o sentido que se desenvolve mais rápido no bebê. As crianças já conseguem ouvir sons externos dentro do útero e com apenas 1 mês de vida, a audição já está praticamente 100% formada.

Tecnologia a favor do relaxamento do bebê

É importante que os pais embalem o bebê cantando com a própria voz – para que o pequeno reconheça mais facilmente os seus cuidadores e os laços afetivos sejam estreitados. No entanto, em muitos casos, é possível aproveitar da tecnologia que temos hoje.

Aplicativos de musica no celular ou tablet são eficientes para tocar as músicas para acalmar o bebê.

Músicas para acalmar o bebê

A seguir, confira as músicas para acalmar o bebê que podem ser encontradas na internet, com facilidade, em sites de gratuitos de músicas.

Com a seleção, as gestantes podem acalmar e relaxar os pequenos ainda dentro da barriga, ou então, as mamães ajudarão os bebês a ficarem mais serenos e tranquilos, além de prolongar o sono e melhorar a qualidade dele.

Veja abaixo:

  • Boi da Cara Preta;
  • Nana Neném;
  • Carneirinho, Carneirão;
  • Sapo Cururu;
  • Se esta rua fosse minha;
  • Tutu Marambá;
  • Dorme Menina;
  • Brilha, Brilha Estrelinha;
  • Frère Jacques;
  • Peixinho do Mar; entre outras.
músicas para acalmar o bebê

Confira as coleções de músicas para acalmar o bebê, que você pode deixar tocando para o pequeno ir relaxando e ter um sono profundo e renovador!

  • Lullabies of the World: CD internacional com cantigas de ninar de 23 países diferentes. Um relaxante e rico encontro com culturas variadas do mundo todo. Imperdível para você e o seu bebê!
  • Ô, Bela Alice: mais um CD repleto de músicas relaxantes, com letras tradicionais para crianças, do sertão da Bahia. Junto com o disco, vem um livro colorido e ilustrado com as letras das canções do CD, para crianças maiores brincarem.
  • Cantigas de Ninar – Músicas Suaves: CD com músicas para acalmar o bebê. Uma coletânea de canções com quais será impossível o pequeno não dormir.
  • Cantigas de Roda: canções tradicionais de roda gravadas em som sereno e especialmente para bebês. Arranjos semelhantes aos de caixinhas de música.
músicas para acalmar o bebê
  • Coleção Baby Music / Cantigas De Bach: produzido especialmente para crianças de 0 a 3 anos, tem como inspiração as canções de Bach, com arranjos relaxantes. São 32 minutos de músicas para acalmar o bebê e a mamãe!
  • Borboletês: projeto composto por diversos CD’s com músicas infantis, incluindo músicas para bebês e gestantes, para relaxar e chamar o soninho.
  • Hora de Dormir: coletânea de músicas dedicadas ao sono dos pequenos. Músicas para acalmar o bebê e frases serenas prometem colocar as crianças para dormir mesmo!

(117 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta