Músicas para acalmar bebê chorando

Música para acalmar bebê chorando | Caiu no Sono

Usar músicas para acalmar bebê chorando é uma das melhores formas para tranquilizar os pequenos. E olha que os bebês realmente choram bastante. Até os 6º meses de vida, a maioria das crianças chora, aproximadamente 3 horas por dia.

Mas antes de conhecer mais sobre as músicas para acalmar bebê chorando, confira porque os pequeninos choram tanto.

11 razões pelas quais os bebês choram

1. Fome

Esse é um dos motivos principais pelos quais os bebês com poucos meses choram. O aparelho digestivo deles é pequeno e não aguentam uma quantidade grande de leite, assim, a necessidade de se alimentar de novo, aparece logo.

E eles não pensam 2 vezes. Como o choro é uma das principais formas de os bebês se comunicarem, quando estão com fome, eles logo choram.

Além do choro, há outros sinais de fome. Entre eles, colocar a mão na boca e ficarem inquietos.

2. Limpeza

A maioria dos bebês também não suporta se sentirem sujos, pois a pele começa a se ficar irritada e coçando. Assim, para evitar que os pequenos chorem, procure mantê-los sempre limpos e com as fraldas trocadas.

3. Sono

Mais um motivo pelo qual os bebês costumam chorar. Caso eles não se sintam confortáveis para dormir, como estar em um ambiente claro e em posição desconfortável, o berreiro entra em cena novamente.

Os pequenos ficam bastante irritados e a música de ninar é uma boa forma de tranquiliza-los. Ainda, para evitar que eles sofram com isso, reconheça os sinais do sono: olhos caídos, esfregar os olhos e as orelhas, irritação.

Músicas para acalmar bebê chorando

4. Necessidade de arrotar

Depois de mamar, em especial, se o bebê estiver deitado, ele sente uma extrema necessidade de arrotar e se algo impedir isso, ele irá chorar. Isso porque ele pode sentir um entalo na garganta se não arrotar.

Dessa forma, evite que a criança passe por essa sensação tão desagradável. Levante o bebê, logo depois que ele mama, em posição ereta para facilitar que ele arrote. Caso for preciso, dê leves tapinhas nas costas do pequeno – isso estimula que ele arrote.

5. Cólicas

O aparelho digestório dos bebês estão se acostumando com a alimentação nos primeiros meses de vida, assim, é normal que eles sintam dores em razão da formação de gases e prisão de ventre. E o choro é inevitável, nesses casos.

Para aliviar o problema, além de canção de ninar, ofereça chás que estimulem a eliminação de gases e o funcionamento do intestino, como de erva-doce e camomila.

Outra forma é fazer massagens leves na barriguinha do pequeno, no sentido horário e flexionar as suas perninhas em direção ao abdômen.

6. Colo

Outro causa dos choros dos bebês. Eles precisam de colo realmente para se sentirem acolhidos.

Em especial os recém-nascidos, podem sentir-se muito inseguros se ficarem soltos. Por outro lado, para não acostumar que os pequenos fiquem no colo o tempo todo, vá deixando-os enroladinhos em um mantas e em locais estreitos (mas sem apertá-los ou que impeçam os seus movimentos).

7. Temperatura: calor ou frio

Na hora do banho, por exemplo, os bebês costumam sentir frio ao ficarem nu e acabam chorando. Também, quando se sentem muito agasalhados, em ambientes quentes, ficam incomodados.

Uma dica para sentir qual é a temperatura do bebê e vesti-lo adequadamente é conferir a sua barriga. Caso ela esteja um pouco gelada, é preciso agasalhar mais a criança. Mas, se ela estiver transpirando e quente, o bebê pode estar com calor, assim, retire um pouco dos agasalhos. Isso costuma ajudar ele parar de chorar.

Músicas para acalmar bebê chorando

8. Incômodos

Facilmente os pequenos se sentem incomodados. Um pequeno desconforto com vestimentas, barulhos ou iluminação podem fazer com que o choro venha.

A melhor forma, além das cantigas de ninar, é sempre se atentar ao conforto e bem-estar dos pequenos. Cuide do ambiente em que eles ficam.

9. Dentes nascendo

Aqui o bebê está maior (a partir do 4º mês) e o nascimento dos dentes incomoda bastante. Isso porque os dentes que nascem causam dor, coceira e deixam a gengiva bem irritada.

Oferecer acessórios específicos para que eles aliviem o desconforto do dente nascendo ou uma cenoura geladinha e limpa são opções de evitar que os bebês chorem. Há pomadas anestésicas específicas para aliviar esses incômodos, mas sempre as use com autorização do pediatra.

10. Confusão de emoções

É normal que os bebês estejam rindo e de repente tenham um ataque de choro. Isso porque as emoções ainda não podem ser totalmente controladas pelos pequenos e se misturam.

Além disso, os pequenos podem abrir o berreiro porque a interação com as outras pessoas são exageradas para ele. Com isso, eles se assustam ou ficam irritados. Então, não se exceda nas brincadeiras, sendo mais sutil e passando calma e segurança à criança.

11. Sem motivos aparentes

Caso o pequeno chore e não se tranquilize nem com música de bebê pode ser que ele esteja com algum outro tipo de dor. Assim, se os choros demorarem mais de 2 horas seguidas, por exemplo, e venham acompanhado por gritos, é preciso consultar um médico.

É comum que os bebês contraiam vírus e bactérias, pois o sistema imunológico deles ainda está se fortalecendo.

 

Músicas para acalmar bebê chorando

Melhores músicas para bebê dormir

Obviamente, não são todos os tipos de música de ninar para bebê. Pelo contrário, sons colocados muito altos ou com batidas pesadas podem fazer com que os pequenos chorem ainda mais.

Além disso, é preciso providenciar um ambiente confortável para que as música de bebê funcionem. Coloque a criança em um local aconchegante, reduza a luz do ambiente, afaste outros barulhos e mantenha-a limpa e bem alimentada.

As cantigas para acalmar bebê chorando mais indicadas são:

  • Música de ninar com sons de natureza;
  • Canção de ninar clássicas serenas;
  • Cantigas infantis lentas;
  • Músicas instrumentais “leves”; entre outras canções, sempre calmas.

*publicamos o que consideramos dicas e sugestões seguras, todo o conteúdo da Caiu no Sono são fornecidos “no estado em que se encontram”, sem garantias expressas ou implícitas. Esta publicação não se destina a uso como uma fonte de aconselhamento médico.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta