Música para acalmar bebê na barriga

Será que música para acalmar bebê na barriga realmente fazem o efeito desejado? Você já deve ter ouvido falar nesse assunto, não é?

O tema é bastante pesquisado, em especial, por gestantes que se preocupam que os seus bebês sejam mais tranquilos e serenos desde a gravidez. Acredita-se que um bebê calmo se sente muito melhor e crescerá em harmonia e mais feliz.

Música para acalmar bebê na barriga: o que dizem os estudos

No entanto, a ciência ainda não comprova totalmente que música para acalmar bebê na barriga funcionam… de acordo com alguns estudiosos no assunto, as música para acalmar bebê na barriga têm os seus benefícios, apesar de não haver resultados conclusivos de estudos sobre as mulheres escutarem músicas durante a gestação. 

Alguns pesquisadores, por exemplo, acreditam que as música para acalmar bebê na barriga, além de relaxar a mãe e a criança, trazem outros benefícios, como o aumento das habilidades de cognição e sensorial da criança, depois que ela nasce. Essas vantagens, no entanto, não têm comprovação devido a alguns motivos.

Um deles é que o som realmente chega ao útero, porém, pode ser escutada pelo bebê de forma abafada e/ou distorcida. Além disso, o feto teria – de acordo com especialistas – mais percepção da vibração do que dos sons especificamente.

Por outro lado, aqueles que acreditam nos benefícios das música para acalmar bebê na barriga se baseiam em um fator já comprovado pela ciência de que os bebês conseguem escutar a voz da mãe a partir do 5º ou 6º mês de gestação, inclusive, já nascem reconhecendo esse som.

Aqueles que acreditam nessa “teoria” ainda explicam que assim como a voz da mãe fica gravada na memória do feto desde o período gestacional, as músicas também podem ser absorvidas pelo bebê e guardadas em suas mentes.

Música para acalmar bebê na barriga

Como a criança, já fora do útero, se acalma ao escutar a voz de sua mãe, ele se tranquiliza também ao escutar novamente as música para acalmar bebê na barriga, que foram ouvidas durante a gestação. É como se as músicas escutadas pelo bebê em sua vida intrauterina lhe remetessem a um estado de segurança e tranquilidade, como a voz materna.

Mas é preciso que as música para acalmar bebê na barriga sejam escutadas pela gestante com frequência. Isso porque, os bebês dormem bastante quando ainda não vieram ao mundo e, assim, fica difícil saber quando ele está acordado e escutando a esses sons.

De qualquer forma, música para acalmar bebê na barriga ajudam muito a gestante a relaxar. Com isso, ela passa toda essa sensação de serenidade ao feto, além de lhe preparar para nascimento da criança – que sempre deixa todas as mamães naturalmente ansiosas.

Além disso, é preciso se atentar aos tipos de canções que as gestantes irão usar como música para acalmar bebê na barriga. Músicas com sonoridade muito grave ou escutadas muito alto, por exemplo, podem fazer o efeito contrário: deixar a mamãe e o bebê com tensão.

O ideal são as músicas clássicas e instrumentais ou cantadas por vozes serenas e melódicas. Aquelas com sons de natureza também proporcionam tranquilidade e reduzem a ansiedade natural da fase gestacional.

Ainda, é fundamental se atentar ao volume das música para acalmar bebê na barriga. Elas devem ser ouvidas em um tom médio: não tão alto para não fazer o efeito contrário, mas não tão baixo de forma que se tornem ineficazes para a mãe e, em especial, para a criança – que, obviamente, tem mais dificuldade de captar os sons que vem de fora do ambiente uterino.

Música para acalmar bebê na barriga

Resumindo, apesar de as música para acalmar bebê na barriga não terem total comprovação cientifica e consenso entre os estudiosos, elas, de alguma forma, fazem bem à gestação.

Os recém-nascidos, por exemplo, costumam dar sinais de relaxamento e de já reconhecerem as músicas escutadas pela mãe durante a gravidez – além das vantagens já mencionadas para as gestantes.

As melhores músicas para acalmar bebê na barriga

Com comprovação ou não da ciência, as música para acalmar bebê na barriga, pelo menos para a gestante, têm benefícios comprovados. Além de tudo o que já foi citado, esses tipos de música estimulam a produção de importantes neurotransmissores, que proporcionam a sensação de bem-estar e espantam a tensão e a ansiedade, como a dopamina e a serotonina.

A seguir, você confere uma espécie de playlist com compositores e música para acalmar bebê na barriga para serem escutadas durante a gravidez. Confira:

  • Clássica: Mozart, Vivaldi, Bach, Chopin.
  • Jazz: Kevin Mcleod, Miles Davis, Erroll Garner, Herbie Hancock.
  • MPB: Marisa Monte, Chico Buarque, Caetano Veloso, Oswaldo Monte Negro.
  • Infantil (trailers): Palavra Cantada, O Rei Leão, Aladim, A Bela e a Fera. 

Observação: as música para acalmar bebê na barriga, como foi dito, ainda não oferecem benefícios 100% comprovados ao feto. Então, o que a ciência comprova que os bebês escutam dentro do útero da mãe?

De acordo com a ciência, já é comprovado que os fetos conseguem ouvir, a partir do 5º mês de gestação:

  • A circulação de seu cordão umbilical;
  • A movimentação de seu esqueleto;
  • Os batimentos cardíacos da mãe;
  • Os passos dados pela mãe;
  • A respiração da mãe;
  • Os movimentos da sua própria digestão e da digestão da mãe;
  • A voz da mãe;
  • Sons externos em geral, incluindo músicas (ainda não se sabe se de maneira exata à sonoridade emitida ou com distorções).

(117 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta