Cuidados com bebê

cuidado-com-bebe

Você passou pela gravidez, pelo parto e agora está pronta para ir para casa e começar a vida com seu bebê! Uma vez em casa, você pode não ter ideia do que fazer…Como cuidar do meu bebê?

Essas dicas podem ajudar até mesmo os pais mais ansiosos de primeira viagem a se sentirem confiantes em cuidar de um recém-nascido:

Cuidados com bebê após o nascimento

Procure ter uma rede de apoio nos primeiros meses. Se estiver no hospital, converse com os especialistas ao seu redor.

Muitos hospitais têm especialistas em alimentação ou consultores de lactação que podem ajudá-la nos primeiros dias. Enfermeiros também são um grande apoio para mostrar-lhe como segurar, arrotar, mudar e cuidar de seu bebê.

Parentes e amigos geralmente querem ajudar também. Mesmo que você discorde de certas coisas, não descarte a experiência deles.

Mas se você não se sente bem em receber convidados ou se tiver outras preocupações, não se sinta culpada por impor restrições aos visitantes.

Como lidar com um recém-nascido

A fragilidade deles pode ser intimidante. Aqui estão alguns princípios básicos para lembrar:

  • Lave as mãos (ou use um desinfetante para as mãos) antes de manusear o bebê. Os recém-nascidos ainda não têm um sistema imunológico forte, por isso correm risco de infecção. Certifique-se de que todos que lidam com seu bebê tenham mãos limpas.
  • Apoie a cabeça e pescoço do seu bebê. Apoie a cabeça ao carregar o bebê, ao carregar o bebê na posição vertical ou ao deitar o bebê.
  • Nunca agite seu recém-nascido, seja uma brincadeira ou frustração. Agitar ou balançar com força pode causar alguma lesão. Se você precisa acordar seu bebê, não o faça agitando – em vez disso, faça cócegas nos pés do seu bebê ou sopre suavemente na bochecha.
  • Certifique-se de que seu bebê esteja bem preso ao carrinho ou ao assento do carro.
cuidados-com-bebê

Cuidados com o bebê: O Apego

O apego acontece durante o período sensível nas primeiras horas e dias após o nascimento, quando os pais fazem uma conexão profunda com o bebê. A proximidade física promove uma conexão emocional.

Para os bebês, o apego contribui para o crescimento emocional, o que também afeta seu desenvolvimento em outras áreas, como o crescimento físico.

Outra maneira de se pensar em união é “apaixonar-se” por seu bebê. As crianças prosperam por terem um pai ou outro adulto em sua vida que as ama incondicionalmente.

Aproveitar a oportunidade para ficarem “pele a pele”, segurando seu recém-nascido contra sua própria pele enquanto o alimenta ou embala. Certos tipos de massagem como a Shantala podem melhorar a ligação e ajudar no crescimento e desenvolvimento infantil.

Cuidados com o bebê: Exploração musical, vocal

Os bebês geralmente adoram sons vocais, como falar, balbuciar, cantar e arrulhar. Seu bebê provavelmente também vai adorar ouvir música. Se o seu pequenino estiver agitado, tente cantar, recitar poesia e cantigas infantis, ou ler em voz alta enquanto balança.

Alguns bebês podem ser incomumente sensíveis ao toque, à luz ou ao som, e podem assustar e chorar facilmente, dormir menos do que o esperado ou desviar o rosto quando alguém fala ou canta para eles. Se esse for o caso do seu bebê, mantenha os níveis de ruído e luz baixos a moderados.

Cuidados com o bebê: Enrolar seu bebê

Fazer um charutinho ou enrolar seu bebê costuma funcionar bem para alguns bebês durante as primeiras semanas. É outra técnica reconfortante que mamães (e pais) de primeira viagem deveriam aprender.

Um pano adequado mantém os braços do bebê perto do corpo, enquanto permite algum movimento das pernas. Os panos não apenas mantêm o bebê aquecido, mas também dão à maioria dos recém-nascidos uma sensação de segurança e conforto. Enrolar também pode ajudar a limitar o reflexo de moro, que pode acordar um bebê.

Veja como enrolar seu bebê:

cuidados-com-bebê

Os bebês não devem ser enrolados depois de completar 2 meses de idade. Nessa idade, alguns bebês podem rolar enquanto estão no charutinho, o que aumenta o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI).

Cuidados com o bebê: Tudo sobre fraldas

Você provavelmente decidirá antes de levar seu bebê para casa, se ele usará fraldas de pano ou descartáveis. Qualquer que seja o seu uso, o seu pequeno fará trocas em torno de 10 vezes por dia, ou cerca de 70 vezes por semana.

Antes de trocar a fralda do seu bebê, certifique-se de ter todos os suprimentos ao seu alcance para que você não tenha que deixar seu bebê desacompanhado no trocador. Você precisará:

  • uma fralda limpa
  • pomada para assaduras
  • Paninhos úmidos (ou um recipiente com água morna, paninho ou bolas de algodão)

Após cada evacuação ou se a fralda estiver molhada, coloque o bebê de costas e retire a fralda suja. Use a água, algodão para limpar suavemente a área genital do seu bebê.

Ao remover a fralda de um menino, faça-o com cuidado, porque a exposição ao ar pode fazê-lo urinar. Ao limpar uma menina, limpe a parte inferior da frente para trás para evitar uma infecção do trato urinário. Para prevenir ou curar uma assadura, aplique pomada.

Lembre-se sempre de lavar bem as mãos depois de trocar a fralda.

Cuidados com seu bebê – Assaduras: normalmente, a erupção é vermelha e desaparece em poucos dias com banhos quentes, pomadas e deixar o bebê sem fraldas por um período. A maioria das erupções acontece porque a pele do bebê é sensível e fica irritada com a fralda molhada ou cocô.

cuidados-com-bebê

Para prevenir ou curar assaduras, tente estas dicas:

  • Troque seu bebê assim que notar a fralda suja
  • Limpe suavemente a área com sabão neutro e água (lenços úmidos às vezes podem ser irritantes), depois aplique uma camada generosa de pomada. Cremes com óxido de zinco são preferidos porque formam uma barreira contra a umidade.
  • Se você usar fraldas de pano, lave-as com sabão sem corantes e fragrâncias.
  • Deixe o bebê ficar sem fraldas durante uma parte do dia. Isso dá à pele uma chance de se refrescar.
  • Se a assadura continuar por mais de 3 dias ou parecer estar piorando, comunique seu médico – pode ser causada por uma infecção fúngica que requer receita médica.

Cuidados com o bebê: Noções básicas de banho

Tenha esses itens prontos antes de tomar banho do seu bebê:

  • um pano macio e limpo
  • Sabonete e xampu suaves e sem cheiro
  • toalhas
  • uma fralda limpa
  • roupas limpas

Uma sugestão de como dar banho de banheira: encha a banheira com água morna. Tire a roupinha do seu bebê e enrole-o em uma toalha.

Limpe os olhos do seu bebê com um pano (ou algodão) umedecido apenas com água, começando com um olho e limpando do canto interno para o canto externo.

Use um canto limpo da toalhinha ou algodão para lavar o outro olho. Limpe o nariz e as orelhas do bebê com o pano úmido.

Em seguida, molhe o pano novamente e, usando um pouco de sabão, lave o rosto suavemente e seque-o.

Em seguida, use xampu para bebês, crie uma espuma e esfregue suavemente a cabeça do bebê e lave.

Usando um pano úmido e sabão, lave suavemente o resto do bebê, prestando atenção especial aos vincos sob os braços, atrás das orelhas, ao redor do pescoço e na área genital.

Depois de ter lavado essas áreas, verifique se elas estão secas e, em seguida, coloque fralda e vista seu bebê.

Durante todo o banho, regularmente despeje a água suavemente sobre o corpo do seu bebê para que ele não fique frio.

Após o banho, envolva o bebê em uma toalha imediatamente, certificando-se de cobrir a cabeça dele. Toalhas de bebê com capuz são ótimas para manter seu bebê quentinho.

Enquanto banha seu bebê, nunca deixe o bebê sozinho. Se precisar sair do banheiro, envolva o bebê em uma toalha e leve-o com você.

cuidados-com-bebe

Cuidados com o bebê: Cuidado do Cordão Umbilical

O cuidado do cordão umbilical em recém-nascidos também é importante. Alguns médicos sugerem limpar a área com álcool até que o coto do cordão seque e caia, geralmente em 10 dias a 3 semanas, mas outros recomendam deixar a área em paz. Fale com o médico do seu filho para ver o que ele prefere.

Cuidados com o bebê: mamada e fazer arrotar

cuidados-com-bebe

Alimentando seu bebê ao seio ou mamadeira , você pode ficar assustado com a frequência com que o faz.

Geralmente, recomenda-se que os bebês sejam alimentados sob demanda – sempre que pareçam com fome. Seu bebê pode te dara dica que esta com fome como chorar, colocar os dedos na boca ou fazer ruídos de sucção.

Um bebê recém-nascido pode sentir fome a cada 2 a 3 horas. Se você estiver amamentando, dê ao seu bebê a chance de amamentar de 10 a 15 minutos em cada mama. Se você estiver amamentando com fórmula, seu bebê provavelmente levará cerca de 60 a 90 mililitros em cada mamada.

Se seu bebê parece satisfeito, sujando cerca de seis fraldas pro dia ou um pouco mais, dormindo bem e está ganhando peso regularmente, então provavelmente está comendo o suficiente.

Outra boa maneira de saber se seu bebê está mamando bem é sentir se seus seios estão cheios antes de alimentar seu bebê e mais “vazios” após a alimentação. Fale com o seu médico se tiver dúvidas sobre o crescimento do seu filho ou o horário de alimentação.

Os bebês geralmente engolem ar durante as mamadas, o que pode deixá-los agitados.

Cuidados com seu bebê: como fazer arrotar

  • Segure seu bebê na posição vertical com a cabeça dele em seu ombro. Apoie a cabeça e as costas do seu bebê enquanto gentilmente acariciando as costas com a outra mão.
  • Sente o seu bebê no seu colo. Apoie o peito e a cabeça do seu bebê com uma mão, embalando o queixo do bebê na palma da mão e apoiando a palma da mão no peito do bebê (tenha cuidado para segurar o queixo do bebê – não a garganta). Use a outra mão para acariciar gentilmente as costas do bebê.
  • Coloque seu bebê de bruços no colo. Apoie a cabeça do bebê, certificando-se de que ele está mais alto do que o peito dele, e gentilmente dê um tapinha nas costas dele.

Se seu bebê não arrotar depois de alguns minutos, mude a posição do bebê e tente arrotar por mais alguns minutos antes de se alimentar novamente. Procure colocar para arrotar quando terminar de alimentar seu bebê e em seguida, mantenha-o na posição vertical por pelo menos 10 a 15 minutos para evitar regurgitar.

Cuidados com o bebê:  Noções básicas de dormir

cuidados-com-bebe

Sendo mamãe de primeira viagem, você pode se surpreender ao saber que seu recém-nascido, que parece precisar de você a cada minuto do dia, dorme cerca de 16 horas ou mais!

Os recém-nascidos geralmente dormem por períodos de 2 a 4 horas. Não espere que ele consiga durma a noite toda – o sistema digestivo dos bebês é tão pequeno que eles precisam de nutrição a cada poucas horas.

Quando esperar que seu bebê durma a noite toda? Muitos bebês dormem a noite toda (entre 6 e 8 horas) com 3 meses de idade, mas se o seu não conseguir dormir, não é motivo de preocupação.

Como os adultos, os bebês devem desenvolver seus próprios padrões e ciclos de sono, portanto, se seu recém-nascido estiver ganhando peso e parecer saudável, não se desespere se ele não estiver dormindo ainda a noite toda aos 3 meses.

É importante sempre colocar os bebês de costas para dormir para reduzir o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI).

Outras práticas de sono seguro incluem: não usar cobertores, colchas, bichos de pelúcia e travesseiros no moisés ou berço (estes podem sufocar um bebê); e compartilhando um quarto (mas não uma cama) com os pais durante os primeiros 6 meses a 1 ano.

Muitos recém-nascidos têm seus dias e noites “misturados”. Eles tendem a ficar mais acordados e alertas durante a noite e mais sonolentos durante o dia. Uma maneira de ajudá-los é manter procurar não estimular seu bebê de noite, mantenha as luzes baixas em casa. Estimule seu bebê conversando e brincando durante o dia.

Mesmo que você se sinta ansioso em lidar com um recém-nascido, em poucas semanas você vai desenvolver uma rotina e serem pais profissionais!

Precisa de ajuda com seu bebê ou criança?

Ofereço a você o suporte individual para fazer uma diferença significativa no sono do seu filho. A educação do sono pode ser uma das melhores decisões que você já tomou para si e para sua família!

Então, por que não começar hoje? Sua consultora criará um Plano de Sono Personalizado apenas para você e sua família, e te orientará em todas as etapas da implementação. Entre em contato inessa@caiunosono.com.br

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta