Como Cuidar de um Bebê Recém-Nascido

Como_cuidar_de_um_bebê_recém-nascido
Como_cuidar_de_um_bebê_recém-nascido

Como cuidar de um bebê recém-nascido? Depois de longos nove meses de espera, o bebê chegou! Mas, com a alegria da chegada vem as dúvidas, os medos e a insegurança. Afinal, o que fazer para garantir o bem-estar do pequeno?

Como cuidar de uma criança tão pequena? O que fazer na hora em que ele chorar, como garantir sua segurança quando for dormir, como resolver as cólicas e as dores? E o cordão umbilical?

As perguntas são muitas, não é mesmo? Para ajudar a responder algumas delas, preparamos um texto com algumas orientações que vão lhe orientar a como cuidar de um bebê recém-nascido sem sustos.

Como cuidar de um bebê recém-nascido: Primeiros cuidados na maternidade

Antes de levar a criança para casa, certifique-se de que ela fez todos os testes necessários para garantir que não tem nenhum problema de saúde ou doenças congênitas.

Nesta fase, os principais testes que devem ser feitos são o teste do pezinho, do olhinho, coraçãozinho e linguinha. Verifique também se as vacinas foram aplicadas.

Os bebês recém-nascidos são vacinados, ainda no hospital, contra a hepatite B e a BCG, que os protege da tuberculose.

Como cuidar de um bebê recém-nascido: Estimule a amamentação

A amamentação é um momento de ligação profunda entre mãe e filho, mas também é aquela etapa que gera inúmeras dúvidas, principalmente entre as marinheiras de primeira viagem.

Então, para que o processo seja menos desgastante, é importante que o estímulo à amamentação ocorra ainda na sala de parto. O bebê deve ser colocado junto à mãe, para que tenha contato com sua pele.

Tente dar de mamar ao pequeno ainda neste momento, assim você poderá pedir ajuda caso verifique algum problema.

Como cuidar de um bebê recém-nascido: Restrinja as visitas

Como_cuidar_de_um_bebê_recém-nascido

Quando uma criança chega à família, é natural que todos queiram conhecer o novo membro. Mas, para a mãe e o bebê esse é um momento delicado, de adaptação.

Além disso, existem os riscos à saúde do recém-nascido, que ainda não tem seu sistema imunológico completamente desenvolvido e, por isso, é mais suscetível à doenças.

Então, no primeiro mês de vida da criança, evite muitas visitas. Caso deseje receber amigos ou familiares, permita contatos curtos e apenas com aqueles que estejam saudáveis.

Não se esqueça de pedir aos visitantes que lavem suas mãos antes de tocar no bebê. Os pais devem fazer o mesmo, para não transmitir doenças.

Como cuidar de um bebê recém-nascido: Crie um ambiente tranquilo

Imagine o tamanho da mudança na vida de um recém-nascido. Ele acabou de sair do útero, um ambiente de muita paz, conforto. E, de repente, se vê em nosso mundo, repleto de sons e cheiros.

Por isso, para tornar essa adaptação menos traumática, garanta que o ambiente onde o bebê ficará, onde seja, sua casa, seja igualmente calmo e tranquilo.

Mantenha sua casa tranquila e silenciosa nos primeiros dias de vida, para que ele não estranhe. Garanta esses momentos principalmente quando ele for mamar ou na hora de dormir.

Como cuidar de um bebê recém-nascido: Cuidado com o banho

O momento do banho é outra etapa que costuma dar arrepios nas mães de recém-nascidos, pois elas literalmente não sabem o que fazer. Se isso está acontecendo com você, não se preocupe.

Na hora do banho, você deve preparar o local, deixando tudo o que será usado por perto. Não esqueça de colocar o sabonete líquido de glicerina hipoalergênico (você usará para limpar o corpo e a cabeça do bebê), uma toalha, algodão, a fralda e a roupa.

Prepare a água da banheira. A temperatura deve ser de 36 graus, para que ele se sinta confortável. Enrole o bebê em uma toalha e lave primeiro sua cabeça. Seque e então lave o corpo, com bastante delicadeza. Depois, enxugue o corpo da criança com cuidado e vista-o.

Como cuidar de um bebê recém-nascido: Trocando a fralda

Como_cuidar_de_um_bebê_recém-nascido

A troca de fraldas também costuma despertar muitas dúvidas. Afinal, quando é o momento certo? Devo trocar sempre que ele fizer xixi? A resposta é não, mas aqui a troca será bastante intensa, porque os recém-nascidos costumam fazer cocô oito vezes ao dia.

Na hora de trocar a fralda suja, procure não usar lenços umedecidos. Eles contêm substâncias químicas que podem irritar a pele delicada do bebê. Para a limpeza, opte por algodão e água e morna.

Tanto os meninos como as meninas devem ser limpos da frente para trás, mas no caso dos meninos procure não forçar o prepúcio para baixo. Limpe a pele do bebê com suavidade, para não o machucar.

Como cuidar de um bebê recém-nascido: Cuidado com o coto umbilical

O coto umbilical, que fica depois que o cordão umbilical é cortado, deve ser limpo com bastante cuidado, para evitar infecções. Então, procure higienizá-lo com álcool 70% sempre que trocar a fralda do bebê.

Se perceber que saiu um pouco de sangue, não se preocupe. É algo normal. Ele deve cair por volta do 15° dia de vida.

Como cuidar de um bebê recém-nascido: Marque as primeiras consultas ao pediatra

As primeiras consultas ao pediatra costumam acontecer na primeira semana depois que o bebê recebe alta do hospital ou nasce em domicílio. Nestas ocasiões, o médico avaliará a amamentação e a saúde do recém-nascido e poderá orientar em Como cuidar de um bebê recém-nascido.

Aqui serão estabelecidas também a rotina de consultas, que ocorrem geralmente em seu 15° dia, no primeiro mês e, depois, todos os meses.

Como cuidar de um bebê recém-nascido: Passeios

O primeiro mês de vida é um período de muitas adaptações na vida do bebê. Por isso, devemos ter cuidado na hora de passear com o bebê.

Com exceção da ida ao pediatra, procure não frequentar locais com muitas aglomerações de pessoas e/ou ambiente fechado. Além de estar contato direto com pessoas que podem contaminá-lo com vírus e bactérias, o bebê não está adaptado para ambientes muito movimentos, barulhentos e com cheiros fortes.

Tudo isso pode deixá-lo bastante estressado. No entanto, você pode fazer visitas curtas à casa de alguns parentes ou a locais tranquilos como parques e praças. Procure a orientação do pediatra sempre que tiver dúvidas.

Conteúdo:

*publicamos o que consideramos dicas e sugestões seguras, todo o conteúdo da Caiu no Sono são fornecidos “no estado em que se encontram”, sem garantias expressas ou implícitas. Esta publicação não se destina a uso como uma fonte de aconselhamento médico.

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta