Como decorar quarto de bebê de forma simples e gastando pouco?

Como decorar o quarto do bebê simples e barato | por Caiu no sono

Como decorar quarto de bebê simples e gastando pouco? Preparar a casa para a chegada do seu filho é um trabalho que envolve muito cuidado e atenção. Com um novo integrante chegando, toda a casa precisa passar por adaptações para se tornar mais segura e acessível para a criança.

Um dos locais que mais precisa de preparação na casa é o próprio quarto do bebê. Nele, seu filho vai crescer e passar boa parte de sua infância, então é importante que a devida atenção seja dada na construção e organização do quarto.

O lado ruim é que as decorações para quartos de crianças podem ser muito caras e nem todas as famílias possuem a condição financeira para lidar com esses gastos. Por isso, separamos algumas dicas sobre como decorar quarto de bebê simples e gastando pouco.

Como decorar quarto de bebê simples e gastando pouco: O que é essencial

Não importa se a decoração do quarto vai ser mais sofisticada ou mais simples e barata, alguns detalhes são importantes para manter o ambiente organizado e funcional para a criança.

Três móveis são indispensáveis para o quarto do bebê: o berço, uma poltrona para amamentação e uma cômoda (que pode também já vir com um espaço para um trocador). Com esses três itens essenciais você já pode começar a decoração e a organização do quarto do seu filho (a).

Como decorar quarto de bebê simples e gastando pouco?

Para um quarto de bebê pequeno a melhor ideia é utilizar o espaço reduzido ao seu favor. Com móveis simples e pequenos o quarto pode ser tornar um ótimo espaço para seu bebê descansar, além de ser agradável.

Usar cores claras ajuda a criar uma sensação de amplitude, que vai fazer o quarto parecer maior do que realmente é. Assim, você pode aproveitar cores mais fortes para usar em detalhes decorativos: almofadas, bichos de pelúcia, adesivos para paredes, tapetes etc.

Como decorar quarto de bebê simples e gastando pouco

Recicle o que puder

Nem sempre é preciso comprar móveis novos para colocar no quarto do bebê. Alguns itens que já costumamos ter em casa, como guarda-roupas, cômodas, prateleiras, podem servir para utilizar no quarto da criança.

Ao escolher os móveis que podem ser aproveitados, você pode dar uma vida nova a eles pintando com uma cor clara e neutra e utilizar detalhes em tons mais fortes.

Poltronas antigas podem ser reaproveitadas em forma de poltronas para amamentação, você pode apenas trocar o tecido e adequá-lo à decoração do quarto. Com certeza é uma opção mais barata do que comprar uma poltrona totalmente nova.

Coloque adesivos nas paredes

Papéis de parede infantis costumam ser muito bonitos, e também muito caros. Uma opção bastante barata e que pode ser aplicada pelos próprios pais são adesivos infantis. Eles personalizam o ambiente de acordo com seu gosto e têm um ótimo custo-benefício.

Caso ainda não sabia o sexo do bebê, você pode usar adesivos de animais e decorações infantis que não sejam de um gênero específico.

Tome cuidado para não deixar o ambiente muito chamativo, isso pode atrapalhar na hora do sono do bebê.

Como escolher o berço?

Apesar de ser um item de grande importância para o quarto, o berço não é o móvel que você deve fazer o maior investimento, tendo em vista que logo o bebê vai crescer e irá precisar de uma cama.

O principal papel do berço é servir de local de descanso seguro para o bebê, e ele não precisa ser muito caro para isso.

Você também pode falar com amigos e familiares e procurar usar berços usados. Pode ser necessário apenas fazer uma nova pintura e trocar o colchão, o que já deve sair mais barato do que comprar um berço totalmente novo.

Além disso, o dinheiro que você economizar com um berço usado pode ser utilizado para outros detalhes de decoração do quarto da criança.

Como decorar quarto de bebê simples e gastando pouco

Use tapetes de EVA e pratos de plástico coloridos

Os tapetes de EVA (etil, vinil e acetato) podem ser utilizados para decoração do chão do quarto e também para decorar a parede em forma de painéis, com nomes, letras, frases e outras formas criativas da sua escolha.

Já os pratos de plástico coloridos podem ser usados como decoração para as paredes como uma forma criar pontos de destaque em paredes de cores neutras.

Como economizar espaço?

Um dos segredos sobre como decorar quarto de bebê simples e gastando pouco é saber aproveitar o espaço. Investir em nichos e prateleiras pode ser a chave para colocar mais objetivos de decoração e guardar itens que você pode precisar para cuidar do bebê.

Quarto simples que serve para todos

Uma ótima ideia de decoração que serve para os dois gêneros é utilizar um quarto com as paredes todas brancas e um piso de madeira, alinhado com móveis com a cor de madeira também.

Alguns móveis valem um pouco de investimento a mais levando em consideração sua duração. O guarda-roupa, por exemplo, pode ser utilizado durante muitos anos da vida da criança e gastar pouco para logo ter que renovar o móvel pode não valer a pena.

Como decorar quarto de bebê simples e gastando pouco: Ideias para quartos

Quando você já sabe o sexo do bebê pode passar a pensar em decorações mais específicas para combinar com seu filho (a).

Quarto masculino simples

Usar tons de azul e verde é uma das formas mais seguras de decorar um quarto masculino quando se fala de decoração simples.

Cinza também é uma cor que pode ser utilizada e ela ajuda por ser neutra, dando a possibilidade para criar decorações mais complexas coloridas em paredes cinza. Complementar cores neutras com cores como laranja e amarelo deixam o quarto bem bonito.

Por exemplo: você pode pintar as paredes de cinza e usar a cor laranja no tapete, nos armários e no berço para criar um destaque.

Como decorar quarto de bebê simples e gastando pouco

Quarto feminino simples

Uma ideia muito boa para decorar o quarto feminino é utilizar vários detalhes em tons mais delicados, como rosa e lilás. Mas para simplificar o trabalho e economizar, você pode pintar a parede de um tom suave de rosa e fazer a decoração com vários nichos coloridos (com lilás ou rosa mais escuro).

Um exemplo é utilizar todas as paredes pintadas de rosa claro, com nichos de cor lilás e o berço também pintado de lilás.

Com essas dicas você já pode começar a pensar em como decorar quarto de bebê simples e gastando pouco. Aproveite todo o processo de criar um quarto para seu filho (a), pois quando você ver a criança feliz no quarto novo todo o trabalho vai valer a pena!

(119 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta