Como Cuidar de um Bebê

Como_cuidar_de_um_bebê
Como_cuidar_de_um_bebê

Como cuidar de um bebê? Seja filho biológico ou de coração, a chegada do bebê é um momento de extrema alegria para os pais e parentes, que não sabem o que fazer para mimar o pequeno.

Para a mãe, esse momento é ainda mais especial, pois ela fará de tudo para lhe dar o melhor e garantir que essa criança tenha carinho, proteção e possa crescer com muita saúde.

Mas, para chegar à fase em que começam as brincadeiras no parque e as primeiras palavras, é preciso vencer o desafio inicial: aprender como cuidar do bebê, o que para as mães de primeira viagem é algo aterrorizante.

Esse é o seu caso? Se tornou mãe há pouco tempo e ainda tem dúvidas sobre como cuidar de um bebê? Então acompanhe esse texto. Montamos aqui um conteúdo que pode lhe ajudar nesse momento.

Como cuidar de um bebê: Limpe o umbigo do bebê com cuidado

Para um bebê recém-nascido, o umbigo é uma área muito delicada. Afinal, é ali que estava o cordão umbilical e, se não for higienizado corretamente, pode provocar graves infecções.

Mas, por ser uma região delicada, o ideal é que a limpeza seja feita com um cotonete ou um pedaço de algodão umedecido em álcool, que deve ser passado na região, inicialmente de duas a três vezes por dia.

Como cuidar de um bebê: Vai deixar seu bebê com a babá? Anote tudo

Muitas mães, depois dos meses de licença-maternidade, retornam ao trabalho com o coração literalmente nas mãos, por deixar seus filhos sob os cuidados de parentes ou de profissionais especializadas.

O grande medo destas mães é de que algo aconteça com o pequeno, como uma doença ou um acidente enquanto estão fora. Então, para evitar que algo do tipo aconteça, o ideal é deixar anotado o máximo de informações possíveis.

Como_cuidar_de_um_bebê

Para isso, prepare um pequeno formulário informando dados de contato para o caso de uma emergência, o que o bebê come e em quais horários, se tem alguma alergia ou um cuidado especial, além de informar também os horários para dormir e tomar banho.

Especifique também as quantidades de leite, fruta, sucos ou outros alimentos. Se possível, faça comentários também sobre o comportamento da criança. Desta forma, a pessoa que cuidará desse bebê terá uma boa noção de como deixar a criança satisfeita.

Como cuidar de um bebê: Observe atentamente os choros da criança

Para um estranho, o choro do bebê é sempre igual: estridente e parece que possui uma única nota. Mas, para uma mãe, existe uma gama de choros, com diferentes interpretações e que pedem resoluções próprias.

Por exemplo, o choro de cólica. Muito comum até o quarto mês, ele costuma acontecer nos finais de tarde e durante a noite, e pode significar que o bebê está incomodado com gases.

Para aliar o problema, basta fazer massagens delicadas em sua barriga e esticar suas pernas, para que os gases sejam liberados e a cólica passe.

Outro choro que costuma gerar bastante dúvida é o choro de fome. Esse, quando bem analisado, é fácil de ser identificado: um choro irritado e bem agitado por um bom período, em geral à noite.

Para acabar com esse problema, basta amamentar o bebê, não se esquecendo de fazer com que a criança arrote, garantindo que não ficará nenhum resquício de leite em sua garganta, para não ocorrer engasgos ou sufocamento.

Como cuidar de um bebê: Cuidado com a posição em que o bebê irá dormir

Como_cuidar_de_um_bebê

Tanto os bebês recém-nascidos como os um pouco mais crescidos (até pelo menos 1 ano) precisam ser colocados para dormir na posição correta: deitado de barriga para cima. Colocar uma criança de barriga para baixo ou de lado pode ser fatal (as crianças podem morrer sufocadas durante o sono).

Na hora de dormir é importante também preparar o berço. Evite almofadas, para que o bebê não se machuque ou se sufoque. Cobertas pesadas também não devem ser postas no berço, pois a criança pode sufocar.

Evite deixar também brinquedos dentro do berço, pois a criança pode se distrair e acabar perdendo o sono, ou demorando mais a dormir. Bichos de pelúcia também não podem ser deixados no berço, para não causar alergias ou acidentes.

Deixe a criança dormir em seu próprio quarto

Muitas mães, sensibilizadas com o choro do bebê, acabam colocando a criança para dormir em suas camas, criando um hábito muito difícil de combater. Para não cair neste erro, deixe que seu filho durma em seu próprio berço desde a mais tenra idade.

Crie também o ambiente perfeito para o sono. Apague as luzes e não deixe televisores ou outros aparelhos ligados. Assim o bebê entenderá que é hora de dormir.

Como cuidar de um bebê: Crie uma rotina para a hora do banho

Como_cuidar_de_um_bebê

A hora do banho pode ser algo muito divertido, ou um momento de tortura para os bebês. Por isso, é muito importante que os pais criem uma rotina, permitindo que a criança entenda que o momento chegou.

O primeiro passo para isso é dar o banho sempre no mesmo horário. Em seguida, é importante escolher os produtos certos. Itens neutros são os mais indicados, já que não agridem a pele sensível da criança.

Na hora do banho, a água deve ser colocada primeiro no rosto do bebê, passando depois para a cabeça, chegando ao restante do corpo. A região do umbigo deve ser muito bem higienizada.

Ao término do banho, o bebê deve ser enxugado com uma toalha macia e absorvente, lentamente, para que não se machuque e garantindo que tudo está seco. Com esses cuidados, você garantirá o conforto de seu bebê.

(117 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta