Como Cuidar de Assaduras em Bebê

Como_cuidar_de_assaduras_em_bebê
Como_cuidar_de_assaduras_em_bebê

Como cuidar de assaduras em bebê? O cuidado com um recém-nascido ou um bebê um pouco maior é mágico, mas que possui vários segredos e inúmeros desafios. Um deles são as assaduras.

Muitas vezes, parece que estamos fazendo tudo corretamente, tomando todos os cuidados necessários e elas simplesmente aparecem, deixando as mães com o coração apertado e os pequenos extremamente irritados.

Mas, afinal, o que pode causar uma assadura? E como cuidar desse problema, diminuindo o incômodo do bebê? Você também tem essas dúvidas? Se a resposta for sim, fique tranquila.

Montamos um texto com algumas dicas de Como cuidar de assaduras em bebê que vão lhe ajudar a resolver esse problema facilmente.

Como cuidar de assaduras em bebê: Como as assaduras aparecem?

Você cuida muito bem do bebê, está sempre atenta ao seu bem-estar, mas, de repente, percebe que ele está inquieto, chorando e quando vê lá está ela, a assadura. E Como cuidar de assaduras em bebê ?

Afinal de contas, como ela pôde aparecer, mesmo com tantos cuidados? A resposta para isso é bem simples: pelo contato constante da pele do bebê com fezes e urina, por causa do uso das fraldas.

Em alguns casos até mesmo o atrito com a fralda pode provocar assaduras, culpa de enzimas que ficam na pele e a irritam, podendo causar infecções por fungos se não for tratada.

Algumas vezes, as assaduras em bebê podem surgir também com o uso de antibióticos ou se o bebê tiver diarreia.

As assaduras podem aparecer em três graus. No primeiro são leves, deixando apenas a pele avermelhada e descamando. No grau moderado são notadas pequenas feridas com bolhas ou a borda esbranquiçada. E, por fim, quando as assaduras são graves existem feridas grandes e sangramento local.

Como cuidar de assaduras em bebê?

Como_cuidar_de_assaduras_em_bebê

Você toma todas as precauções com o bebê, faz a higienização constante e, mesmo assim, se depara com uma assadura. Há alguma coisa de errado? Não necessariamente.

Algumas crianças têm mais propensão do que outras a ter assaduras. Isso não é algo com o que se desesperar. Basta saber como cuidar para que o problema não se agrave.

Por isso, se perceber que seu bebê está com assaduras em bebê, o primeiro passo a tomar é aumentar o número de troca de fraldas, para não agravar o problema. Escolha fraldas mais absorventes e se escolher as de pano procure trocar mais vezes para evitar umidade na região.

Outra medida bastante eficaz é expor a área da assadura ao sol, para que cicatrize mais rápido. Aplique pomadas à base de óxido de zinco na região e use óleo mineral para retirar o excesso de pomada e a sujeira na área, sem machucar.

Mas, se mesmo com esses cuidados, você perceber que não houve melhora na assadura, é importante procurar um pediatra. Poderá ser necessário o uso de pomadas com antibiótico, antifúngico ou corticoide local, mas isso apenas o especialista poderá dizer.

Ele indicará também a quantidade necessária e por quanto tempo o produto deverá ser administrado até que o problema se resolva.

Como cuidar de assaduras em bebê: Como prevenir o surgimento das assaduras?

Embora todos os bebês estejam sujeitos a desenvolver assaduras em bebê, afinal todos usam fraldas por longos períodos, existem algumas medidas que podem ser adotadas para evitar que o problema apareça.

Um deles é a amamentação. Invista na amamentação como um tratamento para a saúde da criança. Em geral, os bebês que tomam apenas o leite materno tem menores chances de ter assaduras, por o leite materno deixa o pH de suas fezes compatível com o de sua pele.

Sempre que for trocar a fralda do bebê, limpe muito bem a região e seque em seguida, mas sem esfregar. Dê pequenos toques para retirar a umidade, evitando assim que as assaduras em bebê apareçam.

Como_cuidar_de_assaduras_em_bebê

Aumentar a frequência de troca das fraldas também pode ajudar a conter o problema, pois evita que bebê fique muito tempo com a fralda molhada ou suja. Faça isso mesmo que ele não esteja reclamando.

Os lenços umedecidos podem facilitar a higienização, mas nem sempre são uma boa ideia. Então, o ideal é evitar esses produtos, pois eles contêm substâncias que podem irritar a pele do bebê. Use os lenços umedecidos apenas quando for passear.

Durante a troca de fraldas, prefira utilizar apenas água morna e algodão para limpar a pele. O sabonete não é necessário em todas as ocasiões, e pode até mesmo agravar o problema ou desencadear assaduras em bebê.

Procure também deixar o bebê sem fraldas em alguns momentos, expondo-o ao sol. Desta forma, o atrito resultante do contato direto da pele da criança com o tecido úmido será reduzido, diminuindo também as chances de que a assadura apareça.

Utilizar pomadas preventivas com óxido de zinco em sua formulação ajuda a evitar que as assaduras apareçam, já que elas fortalecem a pele. No entanto, é importante não colocar muita pomada, para que a área não fique úmida.

As famílias também devem tomar certos cuidados em Como cuidar de assaduras em bebê, sobretudo aquelas que ainda estão amamentando. Neste caso, é recomendável não ingerir alimentos muito ácidos ou condimentados, pois eles podem favorecer o aparecimento de assaduras em bebê.

O mesmo cuidado vale para os bebês que já são alimentados com sólidos. Prefira alimentos naturais, sempre cozidos ou refogados e que não tenham muito sal ou temperos no momento do preparo.

Por fim, utilize fraldas feitas com material acrílico em gel ou superabsorvente. Elas são mais eficazes para manter a área da fralda seca, evitando as assaduras e mantendo o conforto do pequeno.

As assaduras em bebê são um problema corriqueiro, mas que pode provocar um enorme desgaste tanto na mãe quanto no bebê. Mas, com os cuidados certos, elas podem ser tratadas facilmente, sem dores de cabeça.

Conteúdo:

*publicamos o que consideramos dicas e sugestões seguras, todo o conteúdo da Caiu no Sono são fornecidos “no estado em que se encontram”, sem garantias expressas ou implícitas. Esta publicação não se destina a uso como uma fonte de aconselhamento médico.

(96 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta