Refluxo do bebê DRGE

DRGE pode ser seu nome oficial, mas a maioria dos pais a chama simplesmente de refluxo e se você tiver um filho com refluxo em casa, conhece bem o significado da insônia, certo?

Meu filho teve refluxo, por isso aprendi alguma coisa para ajudar a aliviar os seus sintomas e ajudá-lo a dormir profundamente.

Continue a ler para saber conhecer os detalhes!

Sintomas de Refluxo Infantil/DRGE

Primeiro, devemos analisar quais são os sintomas mais comuns do refluxo infantil/DRGE. Os sintomas* comuns incluem:

  1. Regurgitação e vômitos
  2. Soluços constantes
  3. Distúrbios alimentares
  4. Irritabilidade crônica
  5. Desconforto quando deitado de costas
  6. Distúrbios do sono
  7. Tosse e/ou congestão crônica

*Do livro Colic Solved, de Bryan Vartabedian – uma fonte excelente para quem tem um bebê com cólicas e refluxo em casa.

Muitos pais com quem trabalhamos suspeitam que seus filhos têm refluxo, mas ainda não consultaram seus pediatras. Se seu bebê tem os sintomas de refluxo citados acima, marque uma consulta com o pediatra e cuide de seu tratamento. Alguns pediatras preferem esperar que os sintomas desapareçam ou melhorem, enquanto outros preferem começar a medicar o quanto antes. Seja como for, você vai querer planejar com o pediatra o que fazer antes de começar a melhorar o sono.

Além disso, lembre-se de que, embora a regurgitação seja considerada um sinal clássico de refluxo, existe o “refluxo oculto”. Se seu bebê parece agitado e desconfortável depois de comer (principalmente se você o deitar após a mamada) ou se você ouvir muitos roncos na barriga dele depois de mamar, a culpa pode ser do refluxo oculto.

Porque o Refluxo/DRGE do Bebê Atrapalha o Sono

Por falar em sono – porque exatamente o refluxo do bebê atrapalha o sono? Para simplificar, bebês com DRGE sentem dor e desconforto constante. O ácido do estômago que sobe repetidamente após as mamadas pode irritar muito a parede da garganta dele e causar uma sensação de queimação constante.

E o que é pior, deitar o bebê de costas (que é o jeito mais seguro para o bebê dormir a fim de reduzir o risco de SMSI (Síndrome de Morte Súbita Infantil) costuma piorar ainda mais os sintomas do refluxo ou DRGE. Assim, a posição mais segura e adequada para o seu bebê dormir também é uma das piores posições para o refluxo.

Portanto, não é de admirar que o refluxo infantil ou DRGE atrapalhe o sono. Bebês com refluxo costumam a ter dificuldades para dormir a noite toda e tiram sonecas longas e restauradoras, já que o desconforto impede que fiquem adormecidos.

Como Ajudar seu Filho com Refluxo/DRGE a Dormir Melhor

Lembre que a maioria dos recém-nascidos têm períodos de refluxo – alguma regurgitação aqui e ali ou um pouco de dor de barriga é bastante normal em recém-nascidos, já que os músculos do esfíncter que mantêm o conteúdo do estômago em seu interior ainda não estão bem-desenvolvidos. Os sintomas do refluxo desaparecem na maioria dos bebês à medida que crescem. Contudo, bebês com refluxo grave ou DRGE podem apresentar os sintomas durante meses e sentir muito desconforto depois das mamadas.

Se seu bebê for pequeno (3 meses ou menos) ou se os sintomas do refluxo são relativamente leves, tem muita coisa que você pode fazer para aliviar o problema em casa sem remédios. Essas medidas são:

  • Manter um registro do horário de mamadas do bebê e dos períodos de desconforto. Isso vai ajudá-la a analisar os sintomas de refluxo em comparação com a última refeição do bebê, ajudando-a a ver padrões que podem ser tratados.
  • Segurar seu bebê ligeiramente em pé após as mamadas durante 20 ou 30 minutos. Você não vai segurar o bebê totalmente na vertical, mas vai deixá-lo um pouco inclinado (cerca de 30 ou 45 graus) até que o leite que ele ingeriu seja digerido. Se você o deitar logo após a mamada, há uma grande possibilidade de que grande parte do leite seja expelida.
  • Pense em colocar um calço debaixo do colchão do bebê para ajudar a erguer a parte superior de seu corpo.
  • Acalme o bebê com frequência, mas tente começar a tirar associações com o sono à medida que ele crescer. É muito natural querer reconfortar o bebê que está com dores – e é isso que você deve fazer! Principalmente nos primeiros meses de vida, você vai mimá-lo, portanto faça o que for preciso para ajudá-lo a se sentir calmo e amado. Sim, coisas como acalentar o bebê até ele dormir, segurá-lo um pouco enquanto estiver dormindo podem se tornar associações de sono que você terá que desfazer, mas enquanto ele for um recém-nascido, recomendamos que você faça o que for preciso para que ele durma.

Contudo, à medida que seu bebê cresce, e passa pela regressão do sono dos quatro meses, chega a hora de começar a afastar seu bebê de quaisquer associações de sono, como ninar para dormir ou dormir balançando. Lembre-se, o refluxo vai acabar ser solucionado por si só, mas os hábitos desenvolvidos pelo bebê podem permanecer. Então você deve fazer o que puder para desfazê-los enquanto seu bebê cresce.

Educação para o Sono do Bebê com Refluxo ou DRGE

Uma coisa é lidar com o refluxo do bebê, mas o que fazer quando se está realizando a educação do sono? Bem, para começar, insistimos para que você procure o pediatra e controle o refluxo do bebê antes de tentar a educação do sono. Lembre-se de que o refluxo leve geralmente desaparece sozinho à medida que o bebê cresce, mas DRGE mais grave costuma exigir medicação.

Quando o refluxo do bebê estiver sendo tratado, você pode educar o sono com confiança. Quando você estiver realizando a educação do sono, geralmente recomendo que você passe a última mamada da noite para o início da rotina para a hora de dormir, já que você vai ter que erguer o bebê no colo durante 20 ou 30 minutos antes de deitá-lo no berço. Você também precisa fazer a mesma coisa com as mamadas no meio da noite – apenas fique atenta para não embalá-lo até dormir quando erguê-lo no colo.

Se seu bebê tiver refluxo, tenha expectativas realistas sobre a amamentação. Lembre-se, bebês com refluxo precisam tomar quantidades menores e mais frequentes de leite. Assim, talvez você não esteja sendo realista se esperar que um bebê de cinco meses de idade com refluxo durma 10 horas seguidas durante a noite. Em vez disso, ofereça mamadas mais frequentes – e planeje o desmame noturno para um pouco depois da média. Muitas vezes, constatamos que bebês com refluxo continuam a precisar de mamadas noturnas durante mais tempo. Sempre consulte seu pediatra.

(117 Posts)

Inessa Sato Mamãe do Vini, Consultora do Sono materno-infantil ✨ajudando famílias a dormir melhor 📩inessa@caiunosono.com.br

Deixe uma resposta